Blog Instituto Mix
Escrito por Instituto Mix | 27 de março de 2019 Tempo de leitura: aproximadamente 3 minutos.

carnaval brasileiro

Há quem diga que o ano só começa depois do carnaval, mas para nós aqui do Instituto Mix ele já começou faz tempo e preparamos uma matéria cheia de conteúdo interessante para vocês.

E com essa data chegando e os quatro dias de folia se aproximando, já tem gente separando a fantasia e customizando aquela camiseta velha para ir para os bloquinhos. Mas antes da festa, é legal a gente saber de onde que veio uma comemoração tão legal e tão característica do nosso país.

O Carnaval é uma festa católica, a data é comemorada um dia antes do início da quaresma, um período muito importante para as igrejas cristãs, marcado por orações e que antecede a Páscoa cristã. Durante esse tempo não se deve ingerir carne, e o Carnaval servia como um tipo de despedida da carne e de todos os pecados, fazendo tudo que seria proibido durante o período que viria.

Hoje em dia, o Carnaval é comemorado por todos, sendo religiosos ou não. E de acordo com o passar dos anos, os costumes das festas foram se alterando e a festa se tornou cada vez mais aberta a possibilidades e, hoje em dia, se tornou uma marca registrada do povo brasileiro. Afinal, o Brasil é o país da festa.

No entanto, ele não é comemorado apenas aqui, e são várias as cidades com visibilidade nesta festa pelo mundo, sem citar as do nosso país. Em Paris, por exemplo, o Carnaval é representado em um grande baile de máscaras. Em Nova Orleans, é uma festa de rua com desfiles e pessoas mascaradas. Em Veneza, temos o mais convencional de todos, como nos outros é caracterizado pelo uso de máscaras, item tão corriqueiro nessa festa, e lindas fantasias luxuosas. E aqui no nosso país, é claro, não poderíamos deixar de falar.

No nosso país tão vasto, o Carnaval é comemorado de forma diferente em cada canto do país. Em Pernambuco, temos os bonecos de Olinda, representando políticos e até mesmo famosos. Na Bahia, os trios elétricos são a maior atração, sendo puxados por cantores famosos de axé. No Rio de Janeiro, tem os tão clássicos desfiles na Sapucaí, que são apresentados na televisão aberta com as mais prestigiadas escolas de samba.

Mas para poder aproveitar o Carnaval direito, separamos algumas dicas essenciais para que tudo ocorra da melhor forma;

Aproveite a festa com consciência e se divirta!

E falando de festa, vamos passar para um assunto que todo mundo gosta: brilho e alegria. E tem tudo a ver com o que estamos falando, né?

Carnaval tem que ter brilho e tem que ter cor. Por isso não tem quem deixe o glitter de lado, seja no rosto, no corpo ou na make. E se tem uma hora que a gente se joga na maquiagem essa hora é no Carnaval, que torna tão flexível para todos os gostos e para ficar fora de moda, apenas esbanjando cores chamativas demonstrando toda a felicidade dessa época. É quando não precisamos escolher entre o batom vermelho ou a sombra escura, podemos usar os dois!

Para inspirar nossos leitores, trouxemos algumas ideias de make para esses dias de folia.

Maquiagem artística de sereia

Maquiagem artística de caveira mexicana

Maquiagem artística de mulher maravilha

E para quem se interessa em customização, que é uma ótima pedida para quem não quer gastar muito, temos um vídeo especial para você na nossa TV corporativa, a IM TV, com Pauli Duarte, que é formada em Moda

Bom carnaval a todos!

O que achou do artigo?
Quer receber mais conteúdos como esses gratuitamente? Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos!