Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

O computador e seus sinais de desgaste

Por mais que não gostemos de admitir, chega uma hora que infelizmente temos que trocar nossas máquinas por outras mais atualizadas, faz parte da tecnologia. Sejam notebooks ou computadores tradicionais, eles sofrem com a ação do tempo como qualquer equipamento. Na maioria das vezes ele costuma emitir sinais quando está desgastado que, muitas vezes, passam despercebidos em nosso dia a dia.

Quando muito utilizados, peças e outros acessórios do computador, perdem sua eficiência. Principalmente se você utiliza o PC para trabalhar e para isso necessita de programas específicos que requerem muita memória do computador ou da placa de vídeo. Programas “pesados” tendem a fazer com que o desempenho ao longo dos anos de sua máquina caia consideravelmente.

A famosa tela azul

Se a sua máquina começou a dar “tela azul”, saiba que a coisa está ficando feia! Esse é um dos mecanismos de defesa do computador para evitar danos mais sérios ao sistema. Ele desliga para não prejudicar arquivos e programas. É como se ele “desmaiasse”, como acontece conosco em casos extremos de dor ou mal estar.

Além de proteção do sistema a tela azul indica falhas de processamento. As vezes a tela apareceu porque simplesmente o PC não conseguir realizar aquela tarefa e acaba “bugando”, dando pane generalizado e parando bruscamente.  Normalmente a tela azul do Windows® indica colapso de hardware.

Dependendo da versão do seu Windows® é possível identificar de onde está surgindo o defeito, algumas versões mostram o código do erro, sendo possível “rastrear” o que está motivando a tela azul. Pode ser um programa mal instalado, problemas no disco rígido ou na memória RAM. Quando o erro acontece durante jogos podem ser problemas da placa de vídeo.

Dados corrompidos

Um sinal que pode ser o indício que seu PC está indo de mal a pior são dados que começam a ficar corrompidos. Arquivos comuns como fotos, vídeos, pastas e programas simplesmente começam a dar erro ao você tentar abri-los.

Esse é um claro sinal de que seu computador está com sérios problemas de processamento. Além de ter dificuldade de realizar tarefas ele começa a corromper os arquivos nele armazenados, geralmente em locais aleatórios.

Nesses casos busque o mais rápido possível fazer um backup de seus arquivos, movendo-os para um outro computador, pen drives ou HD externos para garantir que as cópias ficarão a salvo de um colapso total na máquina.

Lentidão

Você chega em casa e a primeira coisa que você faz é ligar o computador para ele ir “ligando” e carregando todas as informações. O que deveria acontecer em alguns segundos leva vários minutos. Dando tempo de você colocar a roupa para lavar, varrer a casa, lavar a louça ou dar uma ajeitada no seu quarto.

Depois desse “tempinho” ele finalmente está pronto para ser usado, mas, ainda assim, ele está mais lento que uma carroça. Demora para abrir pastas e documentos, sobra até para os navegadores de internet que mesmo com uma boa velocidade demoram para carregar e funcionar adequadamente.

Tudo isso está ligado ao mau funcionamento da sua máquina. As vezes esse problema pode estar ligado ao mau processamento ou uso excessivo de memória RAM, além dela pode haver problema também com o HD.

Falta de limpeza

A falta de limpeza física em seu computador pode acarretar sérios problemas. Em casos de computadores de CPU por exemplo é normal o acúmulo de poeira mesmo em residências sem tapetes ou pisos em cerâmica.

Com o tempo a poeira vai ficando depositada em cima de componentes importantes do PC e, como é muito pequena, vai se alastrando, causando obstrução da ventilação do CPU. Os coolers que fazem o resfriamento não dão conta de resfriar as placas por causa dessa obstrução, resultando em um desempenho ruim do computador e até mesmo paradas críticas, como o desligamento abrupto da sua máquina.

Se mesmo após uma limpeza minuciosa no computador, com direito a aspirador de pó e sprays de limpa contato, o seu equipamento continuar lento e com desempenho muito abaixo do desejado, significa que ele pode estar com problemas mais sérios e a poeira só estava somando nessa situação.

Seja qual for a situação que ele se encaixa, busque sempre um profissional para ter uma opinião adequada sobre o que está acontecendo com seu computador, não tente descobrir sozinho sem você ter conhecimento técnico, já que você pode agravar o problema da máquina.