Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

O guia completo da mulher empreendedora!

A participação da figura feminina e da mulher empreendedora na vida econômica brasileira cresce a cada dia, mês e ano. Segundo dados do relatório da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, o número de mulheres empreendedoras já alcança uma expressividade muito próxima em relação ao empreendedorismo masculino.

Mesmo após a pandemia, as projeções não mudaram, muito pelo contrário! A mulher empreendedora segue tendo destaque no mercado, principalmente as mães de família, solteiras ou divorciadas que tiveram que se desdobrar durante a crise.

No levantamento sobre empreendedores iniciais, as mulheres empreendedoras alcançaram uma taxa estimativa de 17,3%, representando em números absolutos, cerca de 23,8 milhões de empreendedoras brasileiras contra 18,5% de empreendimentos iniciados por homens.

Profissões em alta para a mulher empreendedora

De acordo com o Relatório Negócios Promissores, elaborado pelo Sebrae, o setor de serviços é uma excelente aposta para quem deseja investir no próprio negócio, e para isso os cursos profissionalizantes são ótimos degraus para começar algo próspero e em curto espaço de tempo.

A lista de profissões em alta no segmento de serviços é extensa, incluindo desde o cuidar de idosos até os classificados por serviços pessoais, como manicure e pedicure. Veja, a seguir, as principais profissões em alta para mulheres empreendedoras!

Cuidador de idoso

Com o aumento da população idosa aponta-se uma crescente necessidade de profissionais da saúde para os cuidados com os idosos. Cada vez mais a população vive mais e com mais saúde, outros precisam de cuidados especiais durante a terceira idade. Acredite, este é um segmento com potencial gigantesco para o futuro.

Beleza e estética

O mercado de estética só cresce e gera muitas oportunidades para empreender tanto como autônomo quanto empresa. As possibilidades são diversas na área da beleza, como salão de beleza, clínica de estética, serviços de designer de sobrancelhas, alongamento de cílios, depilação, maquiagem, entre muitos outros da área.

Além disso, algumas franquias do setor preferem uma liderança feminina para conduzir o negócio, perfeito para mulheres empreendedoras.

Decoração de eventos

A decoração de eventos sempre se apresenta como um grande negócio, já que as famílias muitas vezes se sacrificam para alegrar os filhos com festas de aniversário, comemorar momentos marcantes da vida, vitórias e conquistas das mais variadas.

Moda (corte e costura)

Atualmente prestar serviços nessa área é ter a certeza de ganhar muitos clientes. Fazer pequenas reformas e customizações pode ser uma boa oportunidade para empreender e abrir o seu próprio negócio de corte e costura.

Gastronomia

Essa área vem ganhando grande destaque nacional e o mercado de trabalho está em constante expansão, oferecendo oportunidades para profissionais qualificados. O chef de cozinha deve ter um perfil dinâmico, gostar da área e saber se relacionar com diferentes tipos de pessoas.

Gestão de pessoas

A gestão de pessoas é uma área de extrema importância para a competitividade das empresas, já que ela trabalha com o capital humano. Dessa forma, abrir uma agência de recrutamento para intermediar o processo de contratação de profissionais pode ser um bom negócio.

Tecnologia

Cada vez mais, as mulheres estão empreendendo em negócios de base tecnológica. No cenário de startups, de acordo com dados da ABStartups (Associação Brasileira de Startups), cerca de 12,73% dessas empresas são lideradas por mulheres. Aqui você encontra alguns cursos ligados nesta área. 

Como a mulher empreendedora pode abrir o próprio negócio?

A abertura de uma empresa requer objetividade, dedicação, disposição, disciplina, organização, planejamento e entendimento profundo do negócio. É interessante criar uma checklist para visualizar tudo o que precisa ser feito, sem o risco de esquecer alguma ação importante.

Há excelentes ideias com grande potencial de sucesso que não chegam a sair do papel, muitas vezes por falta de conhecimento do que é necessário fazer. Acompanhe, a seguir, o passo a passo para abrir o seu próprio negócio!

Conheça o mercado

Antes de tomar qualquer atitude, é importante conhecer a área em que deseja atuar. Por isso, converse com pessoas e pesquise a respeito para conseguir analisar e verificar os pontos positivos e negativos do negócio.

Também é importante conhecer o segmento e os concorrentes, identificando o público-alvo. Prospecte os fornecedores e verifique onde estão as ofertas e demandas.

Defina o seu investimento

Esse é um aspecto fundamental, pois raramente ocorre um retorno financeiro imediato. Dessa forma, é preciso definir o valor a ser investido e separar o capital de giro para garantir o pagamento das despesas do negócio, como aluguel, salários, contas de luz e telefone, impostos e taxas, entre outros.

Faça um planejamento

Após definir a área, o tipo de negócio e saber quanto investir, é importante fazer um planejamento, colocando as ideias no papel. Organize todas as tarefas para poder acompanhar o que precisa ser feito e verificar o que já foi concluído.

O plano de negócios deve conter dados sobre o local em que o negócio será aberto, funcionários necessários, mobiliário, produtos (ou serviços) com os quais vai trabalhar, entre outros aspectos relacionados.

Resolva as questões burocráticas

Após a elaboração do planejamento é preciso resolver as questões burocráticas. Para tanto, é indicado contratar um contador para auxiliar, pois a documentação costuma ser extensa, exceto se o próprio negócio for uma microempresa.

Como a mulher empreendedora pode ter sucesso na profissão?

Para ter sucesso como empreendedora não basta querer, é preciso observar vários fatores. Veja, a seguir, quais são eles!

A mulher empreendedora deve ser persistente!

Para alcançar o sucesso é fundamental ser persistente. Ninguém nasce grande — é preciso caminhar lenta e firmemente, sem desistir diante de dificuldades.

Goste do que faz

Ter paixão pelo seu trabalho torna tudo mais fácil. É preciso gostar muito do seu negócio para que ele dê certo. Caso crie algo e com o tempo perceba que não era bem aquilo que deseja, recomece do zero.

Busque a capacitação

É fundamental buscar capacitação na área que deseja empreender e o aprendizado deve ser contínuo, buscando sempre atualização e inovação para conseguir manter a competitividade e se destacar no mercado.

Também é importante participar de eventos como feiras, workshops e seminários.

Aprenda a ganhar antes de gastar

Ter cuidado com os custos é muito importante para não ter prejuízos financeiros. Muitas pessoas cometem o erro de confundir faturamento com lucro.

O faturamento é todo o dinheiro que entra na empresa com as vendas de produtos ou serviços, o lucro é o que o empreendedor efetivamente ganha após descontar os custos.

Separe o dinheiro da empresa

Um dos maiores erros dos empreendedores quando iniciam o seu negócio é utilizar o dinheiro da empresa com os gastos pessoais. Para evitar que isso ocorra, é importante abrir uma conta separada só para a empresa.

A mulher empreendedora precisa criar relacionamentos

Utilize as redes sociais para conectar-se com grupos e páginas relacionadas ao seu negócio. Assim é possível ampliar conhecimentos e conhecer potenciais clientes e parceiros.

Importância da capacitação para a mulher empreendedora!

Para que as mulheres empreendedoras tenham sucesso é essencial buscar por capacitação e atualização na área. Além disso, é preciso conhecer técnicas de gestão e adquirir noções de organização financeira. Veja, a seguir, as principais vantagens em investir em cursos profissionalizantes.

Facilita a entrada no mercado de trabalho

É possível sair na frente dos concorrentes com um curso profissionalizante. Esses cursos costumam ter rápida duração e já permitem um contato mais aprofundado na área. No curso, há também a possibilidade de fazer vários contatos importantes.

É um investimento de baixo custo

Um curso profissionalizante requer menos investimento do que uma graduação tradicional, alguns podem custar até 40% menos do que é cobrado em uma faculdade.

Desenvolve novas habilidades e conhecimentos

A dedicação a um curso profissionalizante pode ajudar a desenvolver novas habilidades e competências, tornando-a mais segura e preparada para realizar algumas tarefas necessárias no cotidiano do empreendimento, incluindo as técnicas.

Oferece mais oportunidades no mercado

Principalmente na área de serviços autônomos, a capacitação profissional pode fazer muita diferença na forma de se apresentar profissionalmente, assim como na demonstração dos conhecimentos técnicos.

Esses aspectos geram mais oportunidades e criam uma imagem profissional e confiável, gerando atração e fidelização de clientes.

Como vimos, o número de mulheres empreendedoras cresce a cada dia e as oportunidades no setor de serviços são inúmeras. Mas, independentemente da escolha, é fundamental ter persistência, definir os objetivos e buscar uma boa capacitação profissional.

Como o Instituto Mix pode ajudar a mulher empreendedora?

IM já transformou a vida de 1 milhão de brasileiros, e é considerado um fenômeno na área da educação profissionalizante contribuindo para sociedade com mais de 200 cursos.

O Instituto Mix surge no mercado com o objetivo principal de fazer com que seus alunos tenham uma profissão, e com ela tenham condições de realizar seus sonhos pessoais e profissionais, encontrando assim, melhor qualidade de vida.

Com a missão de transformar a vida de seus alunos mediante a qualificação profissional oferecida por meio de uma grande variedade de cursos, o IM destaca-se no ramo profissionalizante como a escola que mais satisfaz as necessidades de seus clientes.

Quer fazer da sua carreira profissional um verdadeiro sucesso? Veja como podemos ajudar!