Blog Instituto Mix
Escrito por Instituto Mix | 27 de março de 2019 Tempo de leitura: aproximadamente 4 minutos.

dicas de ar condicionado

O verão acabou mas as altas temperaturas seguem conosco em boa parte das regiões do Brasil. E seja no frio ou no calor, um ar-condicionado é sempre muito bem-vindo, levando em consideração principalmente, os aparelhos que têm as opções quente e frio.

Para o nosso conforto, para evitar o suor ou até mesmo os dias de temperaturas baixíssimas, um ar-condicionado é indispensável. Mas quando você vai até a loja se depara com uma quantidade gigantesca de opções, várias marcas, tamanhos e potência, diferentes BTU’s. E o que é isso? Tem dúvidas? Tem medo de gastar muita energia? Fica com a gente que iremos te tranquilizar e responder todas essas perguntas!

Aprenda sobre o que são BTU’s

Quando você vai até a loja é possível que uma das primeiras perguntas que o atendente irá lhe fazer é de quantos BTU’s você prefere no seu ar-condicionado. E quando somos inexperientes no assunto, podemos acabar levando um aparelho que não se encaixe em nossas necessidades. E a partir deste conhecimento você irá poupar energia e o estresse da falta de informação, e claro, dinheiro.

Mas para que você não tenha que passar por isso, vamos lhe explicar melhor. A sigla BTU vem do inglês e significa British Thermal Unit, que pode ser traduzido para Unidade Térmica Britânica. Através desta unidade você entenderá melhor a potência do seu ar-condicionado.

Quanto mais BTU’s o seu condicionador de ar possuir, mais potente será a sua refrigeração, pois irá esquentar e/ou esfriar na medida necessária, sem muito esforço.

Você deve escolher a quantidade de BTU’s de acordo com o tamanho do cômodo que você pretende refrigerar, e para isto, existe uma conta que você pode fazer. Sendo ela:

Você precisa somar 600 para cada metro quadrado do ambiente, mais 600 para cada pessoa que estiver na área, mais 600 para cada aparelho que irradiar calor (geladeira, televisão, freezer, fogão etc.) e mais 800 se o ambiente estiver exposto à luminosidade do sol.

Portanto, se você quiser refrigerar ou aquecer um ambiente de 30 metros quadrados, com 4 pessoas e 2 aparelhos, precisará de um ar condicionado com o mínimo 16.000 BTUs.

O cálculo seria: 15 x 600 (metros quadrados) + 4 x 600 (pessoas) + 2 x 600 (aparelhos). O total é 12.600. Desta forma, compre um ar condicionado com capacidade de BTUs acima de 12.000. Se essa mesma área estiver exposta ao sol, acrescente mais 800 na conta, que daria 13.400 BTUs.

Parece difícil, mas com uma calculadora na mão você calcula rapidinho!

Quais os tipos de ar condicionado

As dúvidas não param por aí, pois não são apenas nos BTU’s que há variedades, mas também nos tipos de ar-condicionado. E como saber qual melhor se encaixa na sua necessidade? Bom, são 6 os mais comuns e explicaremos cada um para você.

Ar condicionado consome muita luz?

Um dos maiores medos de quem pensa em adquirir um ar-condicionado é o custo que isto irá gerar na conta de luz. Realmente o gasto é algo que irá impactar os consumidores, mas vale a pena lembrar do custo-benefício. E tudo também depende da quantidade de dias e horas por mês que você irá utilizar o aparelho. Lembrando que, com com cuidados extras, você consegue economizar energia.

Como economizar com o ar condicionado

Uma das melhores formas de economizar na conta de luz e fazer a compra do ar-condicionado valer a pena, é seguir as próximas dicas que iremos dar.

Escolher a quantidade de BTU’s correta do seu aparelho para o cômodo em que ele será utilizado. Este é o principal cuidado que você deve tomar. Não adiantará pegar um aparelho com a menor quantidade BTU’s possível, achando que irá economiza. Pois a partir disto apenas irá aumentar a força que o ar-condicionado deve fazer dependendo do tamanho do ambiente.

Deixar janelas e portas abertas também auxilia para que a refrigeração não se dê de forma correta e eficiente, aumentando o gasto de energia. Por fim, comprar o equipamento correto de acordo com a sua necessidade e garantir que todos sejam de classificação A.

Powered by Rock Convert
O que achou do artigo?
Quer receber mais conteúdos como esses gratuitamente? Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos!