Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

O que é o tal do Mercúrio Retrógrado? 🌑

Sim, está todo mundo falando sobre como o planeta Mercúrio pode estar atazanando a sua vida. Bobagem? Tem um dedinho de verdade? Por que ele está retrógrado? E o que isso significa? Tem explicação científica? O que diz o lado místico?

Bem, para responder a essa pergunta nós do Instituto Mix fizemos um estudo completo para entender se “a culpa é das estrelas” ou se é apenas uma “espécie de muleta” para nossos problemas. Bora saber tudo sobre esse tema?

Indo a fundo na história


Para muitos na antiguidade, as estrelas eram furos no manto da noite. Para outros faziam parte da esfera celeste, pontos luminosos colados em uma esfera de cristal. Ainda não tínhamos observado o céu o suficiente para perceber que as estrelas se moviam umas em relação às outras.

No meio disso tudo, um problema com a teoria da esfera celeste: objetos que pareciam estrelas, mas se moviam de forma independente do resto do Céu. Esses objetos receberam dos gregos o nome de planeta, que significa “errante”.

A ciência explicando o Mercúrio Retrógrado


Quando observamos as estrelas, percebemos que durante o passar do ano elas seguem trajetórias fixas. Algumas, como Polaris, estão diretamente ao Norte, e parecem fixas no mesmo ponto, já os planetas se movem em velocidades e caminhos diferentes.

Ao contrário das estrelas, em determinado momento durante seus caminhos no céu, os planetas começam a diminuir a velocidade com que se movem, então fazem uma curva e começam a… andar para trás! Mais adiante a velocidade diminui de novo, e o planeta retoma sua trajetória.

Esse movimento retrógrado aparente ocorre com todos os planetas, do ponto de vista da astronomia Mercúrio Retrógrado não é um fenômeno especial, no máximo é interessante ocorrer várias vezes por ano, dada a órbita curta de Mercúrio, apenas 88 dias.

 

Mercúrio captado pelas lentes da Nasa, a Agência Espacial Americana


O movimento retrógrado era uma ilusão causada pelo movimento normal dos planetas. Cada planeta orbita o sol a uma distância e velocidade diferentes. Os planetas internos são mais rápidos, então eles costumam ultrapassar seus vizinhos mais lentos.

Basicamente é como quando você ultrapassa um carro na faixa ao lado, tem um caminhão na sua frente e você tem que reduzir. O outro carro começa na sua frente, por um momento parece andar pra trás em relação a você, e então volta a acelerar. Dobre essa analogia em uma forma circular, e você tem o movimento retrógrado.

A forma de curva do movimento é derivada do fato das órbitas dos planetas serem inclinadas. Juntando a inclinação da Terra com a do planeta observado, temos a distorção.

Outros planetas também ficam retrógrados


Mercúrio permanece por volta de 21 dias em movimento retrógrado. Vênus 41, Marte 72, Júpiter 121 e Plutão, quase metade do ano.

Mercúrio, aliás, tem uma curiosidade e tanto: sua órbita é de 87.96 dias terrestres, mas seu dia é bem longo: 58 dias, 15 horas e 30 minutos. Como a órbita é bem elíptica, quando está no perigeu, Mercúrio se move em torno do Sol mais rápido do que gira em torno de si mesmo, então Mercúrio Retrógrado ou não experimenta um fenômeno único no Sistema Solar!

 

Mas afinal, a resposta que todo mundo esperava: como Mercúrio Retrógrado afeta sua vida?

Não afeta em nada. Claro, quando o assunto é astronomia! Já na astrologia, é outra história. Para quem crê que os astros podem influenciar por aqui, Mercúrio Retrógrado pode atrapalhar em alguns aspectos.

Do científico para o místico


Para quem crê que o Mercúrio Retrógrado pode mudar algo na sua rotina, separamos alguns temas importantes a serem observados.

Ele é considerado o planeta da comunicação e da tecnologia, e em movimento retrógrado é normal ocorrer erros de comunicação e confusões em diversas áreas de nossa vida. Por isso, para evitar estresse e dor de cabeça, o ideal é checar tudo duas vezes.

Vai viajar? Cheque o horário da passagem, revise seu carro, releia planilhas, tudo deve ser checado mais de uma vez, já que é normal e até esperado desse período, acontecerem falhas de comunicação ou possíveis atrasos.

Em época de mercúrio retrógrado nossos eletrônicos podem não funcionar tão bem quanto o esperado, por isso fique atento a tudo o que for relacionado à tecnologia. Sempre tenha backups de arquivos importantes, fotos e documentos, e tente não se estressar tanto, caso seus aparelhos eletrônicos apresentem falhas ou parem de funcionar sem mais nem menos. 

Outros pontos a serem observados no Mercúrio Retrógrado


Compras grandes é melhor evitar. Nos dias em que Mercúrio entra em movimento retrógrado, muitos produtos, principalmente eletrônicos, tendem a vir com defeito direto da fábrica, o que pode causar arrependimento e desgaste após a compra. Então, evite! E caso não seja possível, cheque tudo o que envolve a compra mais de uma vez!

Como falamos anteriormente, mercúrio é o planeta da comunicação e das ideias, e com ele andando literalmente para trás, podemos esperar algumas falhas e mal entendidos em conversas e comunicações.

É normal nesse período falarmos alguma coisa e a pessoa entender outra completamente diferente. Por isso, encontra formas de refinar sua comunicação, não deixar nada entre linhas e evitar mal entendidos.

Bem, demos duas explicações para o Mercúrio Retrógrado, o científico e o místico. Esperamos ter ajudado a esclarecer esse fenômeno natural dos planetas.