Blog Instituto Mix
Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 5 minutos.

Jovens mulheres, mulheres adultas, mães. O Outubro Rosa chegou e com ele a responsabilidade social de informar aqueles que amamos que chegou a hora de cuidar da saúde!

Depois do resguardo provocado pela pandemia, é hora de voltar a realizar os exames com frequência e, mais do que nunca, incentivar outras pessoas a fazer o mesmo.

Mais que um ato de amor, falar sobre o tema com as mulheres da família e pessoas conhecidas, é um ato de responsabilidade. Quanto antes o câncer de mama for detectado, mais chances de cura e de voltar a ter uma vida normal.

Origens do Outubro Rosa


O movimento Outubro Rosa teve início há pouco mais de 20 anos. Desde que começou, seu objetivo é estimular a participação da população para a conscientização e prevenção do câncer de mama nas mulheres.

Provavelmente você já deve ter visto ou participado de correntes em prol desta campanha nas redes sociais ou em sua comunidade. Embora seja uma doença que atinge 100 vezes mais as mulheres, todos podem fazer a sua parte. Afinal de contas, trata-se de uma questão de saúde pública.

Logo, precisamos conversar melhor sobre esse assunto e entender o que é a doença, como tratar e o que podemos fazer em caso de dúvida. Dessa forma, estaremos contribuindo para maior qualidade de vida e a manutenção de hábitos saudáveis para evitar esse câncer.

Como acontece o câncer de mama?


O nosso corpo é formado por uma quantidade enorme de células. São 10 trilhões de células que trabalham de maneira integrada, onde cada uma possui uma função específica: nutrição, proteção, produção de energia e reprodução. No entanto, nem sempre as células boas e saudáveis são as mais presentes.

E quando ocorre o crescimento desordenado de células não saudáveis surgem algumas doenças, como o câncer.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Quais sintomas a serem observados? 


Semelhante a outras doenças, o câncer de mama também possui uma série de sintomas que facilitam o descobrimento do tumor. E quando é descoberto no início, possui mais chance de cura, cerca de 95% com o tratamento correto.
Mulheres na faixa dos 40 a 69 anos estão propensas à doença.

Por isso, é importante que fiquem atentas e observem as mamas ao sentir algum desconforto. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o INCA,  esses são alguns dos principais sintomas:

 

O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são:

 

Outubro Rosa reforça a importância dos exames regulares


Realizar o autoexame das mamas já foi bastante recomendado tempos atrás, entretanto algumas dificuldades de entender a anatomia do órgão traziam diagnósticos imprecisos. Ou seja, hoje ele ainda é praticado por algumas mulheres em casa e durante o banho, mas para uma eficácia e comprovação da doença, é necessário fazer uma mamografia.


O Sistema Único de Saúde, SUS, oferece exames de mamografia e tratamento do câncer de mama também. Então, não há desculpas para não se cuidar. Sendo assim, se você já passou dos 40, realizou o autoexame ou possui histórico de casos de câncer na família, está na hora de procurar um médico e realizar a mamografia.

Hábitos que ajudam a prevenir o câncer


De acordo com o INCA, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados praticando hábitos saudáveis como:

 

Outubro Rosa: uma campanha que salva vidas!


De fato, os ideais da campanha Outubro Rosa não devem ser abordados apenas no mês de outubro. Até porque o aparecimento de doenças, diagnósticos e tratamentos acontecem o ano inteiro.

Portanto, você pode fazer a diferença na sua vida e na vida de outras pessoas. Seja conversando sobre isso com amigos e familiares ou compartilhando mensagens de apoio à campanha em suas redes sociais.

Aliás, somos todos a favor da vida, o que significa que devemos combater e prevenir doenças que podem causar a morte. Para saber mais sobre o Outubro Rosa, acesse esse link do INCA e fique por dentro de outras informações. 

 

Powered by Rock Convert
O que achou do artigo?
Quer receber mais conteúdos como esses gratuitamente? Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos!