Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Para muitos brasileiros é hora de voltar a estudar

Em muitos estados brasileiros (como no Norte e Nordeste) a pandemia causada pelo novo Coronavírus está diminuindo, outras regiões (Sul e Centro-Oeste) enfrentam o aumento nos casos de contaminação e de mortes pela Síndrome Respiratória Aguda Grave, causada pelo Covid-19, casos agravados pelo início do inverno. Nos lugares em que o vírus tem diminuído a propagação, instituições de ensino ensaiam uma volta gradual dos alunos para sala de aula. Mas uma coisa é certa, um novo normal será instaurado nas classes até uma vacina eficaz ser produzida.

Muitas instituições contabilizam o ano de 2020 como perdido em relação ao ano letivo, outras correm atrás do prejuízo para manter a grade curricular das respectivas séries. Nas universidades as disciplinas são, em sua maioria, transmitidas pela internet, as escolas de cursos profissionalizantes se adaptaram rapidamente para continuar atendendo seus alunos e aumentaram os investimentos no formato de Ensino a Distância (EAD) como é o caso desta empresa que criou uma loja virtual de cursos profissionalizantes.

Os alunos e as medidas de praxe na escola

Seja qual for a instituição e o nível (fundamental, médio, profissionalizante ou superior) de ensino, os alunos terão que se adaptar aos novos métodos para evitar a propagação do Covid-19.

Apensar de serem novos no ambiente escolar, os cuidados não são difíceis de serem seguidos e adaptados na rotina de alunos e professores. São aquelas prevenções básicas que estão sendo comunicadas pelas entidades de saúde e informadas em exaustão pelos veículos de comunicação como uso de máscaras, lavar as mãos com frequência, não compartilhar objetos e manter o distanciamento social, esses são alguns exemplos.

Outros cuidados com os alunos

Seguindo o exemplo de países desenvolvidos, que conseguiram achatar a curva de contaminação com sucesso, escolas estão aumentando os investimentos e readequando os espaços para acomodar os alunos.

Um dos cuidados fundamentais, até que se tenha um controle efetivo da proliferação do Coronavírus, é a desinfecção das escolas com produtos de limpeza. Antes de cada aula é preciso fazer uma limpeza profunda no chão, mesas, carteiras e cadeiras. A cada turma nova deve-se repetir o processo de limpeza, sempre com muito cuidado e capricho em todas as limpezas.

É orientado também “tendas de desinfecção” para alunos na entrada, focando a limpeza da sola dos calçados e a limpeza das mãos. O controle de temperatura é fundamental, atualmente existem vários tipos de termômetros no estilo infravermelho, em que se aponta o aparelho para a testa do paciente e o aparelho informa a temperatura corporal da pessoa instantaneamente, sem contato físico. As temperaturas acima dos 37°C são sinais de que a pessoa está febril e ela deve ser orientada a procurar um médico ou ficar em casa em repouso.

Ações de distanciamento social

Nesse período é bom evitar aquele tradicional aglomero na entrada e na saída das escolas. Alternando os horários entre os estudantes, o ideal é tentar utilizar mais de uma entrada e mais de uma saída juntamente com a alternância de horários entre eles.

Salas de aulas costumam ser disputadas e sempre cheias, mas nesse período o número de alunos dentro de uma sala deve ser resumido ao máximo. As turmas devem ser separadas em um número ideal para manter o isolamento social de no mínimo 1,5m entre os estudantes.

As salas de aula, além de serem constantemente higienizadas, devem estar sempre bem arejadas com portas e janelas totalmente abertas, permitindo a circulação do ar dentro do ambiente, mesmo no inverno com as temperaturas mais baixas deve-se fazer um esforço para a renovação do ar no ambiente.

Instituições e suas responsabilidades

É muito importante que as escolas, faculdades, universidades, qualquer instituição de ensino, saibam sobre a realidade na saúde de seu município. Deve-se saber se a instituição tem como seguir todas as recomendações dos órgãos de saúde e manter professores e alunos do grupo de risco (com comorbidades) isolados em casa.

Voltar a abrir as portas para os alunos é correr o risco de abrir as portas, também, para a entrada do vírus. Por isso é de extrema importância que a instituição tenha convicção das suas competências e responsabilidades em meio a pandemia.

Para mais informações sobre os cuidados e o combate ao Coronavírus você pode acessar esse artigo sobre a maneira ideal de informar e orientar os colaboradores e visitantes sobre os cuidados para evitar o contágio. Nesse outro artigo há o reforço da importância de se manter o isolamento social.