Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Receitas para uma ceia de Natal econômica

Natal é tempo de confraternizar, reunir a família e as pessoas que amamos. E, claro, nessa época todos os encontros giram em torno da ceia, sempre cheia de opções de entradas, pratos principais e sobremesas.

E o melhor: tudo preparado com o maior cuidado e carinho! Mas, você sabia que é possível fazer uma ceia de Natal completa e gostosa, com receitas simples e econômicas, e mesmo assim manter o cardápio tradicional?

Até porque se você tem ido ao supermercado já notou que os produtos tiveram uma alta considerável ao longo dos meses em 2021, com destaque para as carnes vermelhas. Por isso, quando o assunto é economia, o Natal de 2021 deverá ser um dos mais econômicos entre as famílias dos últimos anos.

Por isso, além de escolher as receitas certas, existem algumas dicas que você pode seguir para economizar ainda mais.

Sugestões para você economizar e arrasar na sua ceia de Natal

  • Faça a sua lista de convidados para saber a quantidade de alimentos ou porções das receitas que irá preparar. (A palavra chave é evitar desperdício).
  • Elabore o cardápio da ceia com todos os pratos que você pretende servir. (Não exagere na quantidade de opções, lembre-se que a ceia não precisa ser um banquete).
  • Não saia de casa sem uma lista de compras. Isso lhe ajudará a ter foco e a não fazer compras de produtos por impulso e que não serão utilizados. (Evite levar jovens ou crianças, pois eles ajudam a “gastar” com produtos fora da lista).
  • Substitua ingredientes mais caros, como alguns peixes ou cortes de carnes, por outros similares e de menor custo. (Como frangos e suínos, por exemplo).
  • Se encontrar uma promoção no supermercado de produtos que são utilizados nas receitas da ceia, compre e já deixe guardado. (O ideal é ir estocando aos poucos os produtos, sempre fique atento ao prazo de validade).
  • Não deixe para fazer as compras de supermercado próximo à semana do Natal, pois os produtos costumam estar mais caros. (Sem falar que alguns itens simplesmente somem das prateleiras, mesmo que estejam mais caros, se organize para comprar antes).
  • Compre frutas secas, castanhas e nozes a granel, de preferência em mercados específicos. (Sai bem mais em conta).
  • Sempre prefira os alimentos da estação. Além de mais frescos e saudáveis, normalmente seus preços tendem a ser menores. 

Sugestões de receitas econômicas para o Natal 

 

  1. Rabanada Salgada: rabanada não pode faltar no fim do ano. Você pode aproveitar os pães que sobraram do café da manhã e transformá-los em uma ótima entrada para seus convidados.
  2. Salada de Natal: essa salada leve e gostosa, com folhas, frutas e castanhas, tem um molho de sabor especial, preparado com azeite, suco de laranja e tempero. O tempo de preparo é de 15 minutos e rende 8 porções.
  3. Salada de Macarrão com Atum: salada de macarrão com atum é muito tradicional. Nessa receita nós a deixamos mais completa e saudável, adicionando vagem e cenoura. Além da textura, as cores deixam a apresentação do prato mais bonita. A dica é que quanto mais gelada a salada estiver, mais gostosa fica.
  4. Farofa Especial: a farofa é uma paixão nacional e combina com praticamente todos os pratos da ceia. Essa receita, com bacon e vagem, é perfeita para acompanhar carnes.
  5. Salpicão de Frango: essa receita não pode faltar na sua ceia. O salpicão é um prato completo, feito com frango e legumes.
  6. Arroz à Grega: é uma ótima opção para não faltar o tradicional arroz do dia a dia; porém, nessa receita ele está em uma versão mais incrementada e saudável, com legumes picados. Além de delicioso, sua apresentação colorida vai deixar a mesa de Natal ainda mais bonita.
  7. Costela com Abacaxi: carnes suínas são sempre bem-aceitas na ceia. O abacaxi combina bastante com carnes suínas, pois é uma fruta leve e digestiva.  
  8. Peito de Peru com Farofa Especial: o peito de peru é uma opção gostosa e mais econômica para substituir o peru inteiro. Para acompanhar, essa farofa tem ingredientes especiais como amêndoas trituradas e aveia em flocos. Você prepara tudo em apenas 50 minutos.
  9. Torta de Frango: tortas são sempre ótimas opções para servir para os convidados, pois possuem um bom rendimento e agrada pelo sabor.

    Aprenda muitas outras receitas em um dos nossos cursos da área de Gastronomia do Instituto Mix de Profissões, além de aperfeiçoar aquilo que você já sabe, você aprende novos pratos e melhora a sua criatividade para aproveitar produtos em outros pratos.