Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Confira se para trabalhar em farmácia é preciso ter curso superior na área

Trabalhar em farmácia é uma grande oportunidade para ingressar em uma carreira de sucesso. Mesmo que você não tenha muita experiência no assunto, esse tipo de trabalho costuma ser bastante democrático por conta dos diferentes níveis de hierarquia.

O grande segredo, nesse caso, está em identificar os pontos que fazem diferença na hora de conseguir uma vaga e se, realmente, as exigências para crescer no mercado se encaixam com seu perfil.

Quer saber mais? Nós do Instituto Mix vamos tirar todas as suas dúvidas sobre trabalho em farmácia e como se destacar no serviço. Acompanhe:

Como trabalhar em farmácia sem curso superior?

Como o setor farmacêutico dificilmente sofre interferências de crises, muitas pessoas têm interesse em ingressar como profissional da área. Diante disso, surge uma série de dúvidas em relação à melhor maneira de se qualificar para o atendimento.

A principal delas, em uma situação como essa, é sobre a necessidade de curso superior. Saiba que o cargo de auxiliar de farmácia não exige nenhuma formação específica. Embora existam cursos de qualificação, você pode conseguir uma vaga sem ter muita experiência no assunto.

O grande diferencial está em definir se a intenção ao ingressar no ramo é fazer carreira. Sendo assim, tudo depende de qual função é o seu objetivo. Por exemplo, as hierarquias na maioria das farmácias se divide em júnior, pleno e sênior com possibilidade de chegar até a gerência.

Quais as regras para atuar na área?

Ainda que não seja exigida especificação na área, tenha em mente que esses colaboradores atuam sempre sob supervisão de um farmacêutico responsável pelo grupo, de acordo com as normas registradas na legislação.

Esse profissional responde pelos atos praticados e autorizados durante o exercício do trabalho na farmácia ou drogaria. Porém, como citado anteriormente, o curso profissionalizante abre um universo de possibilidades, já que as redes especializadas não param de crescer.

A partir dos conhecimentos técnicos, fica mais fácil lidar com atividades cotidianas, como organizar medicamentos e atender os clientes.

Quais as oportunidades de mercado?

O mercado costuma ser muito promissor quando se trata de vagas em farmácias. Pense bem: quando as pessoas ficam sem dinheiro, elas cortam vários gastos, no entanto, os remédios e itens de higiene continuam no topo da lista de necessidades.

Tendo isso em mente, a recorrência de vagas costuma ser bastante frequente em diferentes redes. Outra vantagem é que não existe um piso salarial para a categoria. Assim, cada empresa pode negociar com o funcionário os valores adequados diante das funções realizadas.

Qual o perfil procurado para a função?

O trabalho em uma farmácia exige tratamento direto com os clientes. Sua função principal gira em torno de ler receitas médicas, vender medicamentos e lidar com o caixa. Logo, o perfil procurado é de um profissional que tenha habilidades de relacionamento com o público, boa memória e organização.

Sem contar que conhecer técnicas de vendas pode ser considerado um diferencial na hora de participar de um processo seletivo. Ou seja, quanto mais experiência você tiver em qualquer um desses quesitos, mais simples se torna ingressar na carreira.

Conhecimento a respeito de medicamentos

Outro pronto que faz muita diferença no ramo é ter uma boa noção de medicamentos. Claro que não precisa ser um especialista em composições como um farmacêutico, mas se mostra muito importante estudar sobre as substâncias mais usadas e seus efeitos colaterais.

Afinal de contas, o atendente deve ter o máximo de autonomia possível na hora de realizar seu trabalho. O sucesso, na verdade, está em ter responsabilidade suficiente para lidar com as solicitações dos clientes sem ir além do que está em suas capacitações de segurança.

Noções de primeiros socorros

Ao sofrer um acidente doméstico, normalmente, as pessoas pensam em correr direto para uma farmácia. Na prática, o dia a dia no trabalho envolve uma série de técnicas de primeiros socorros que vão desde ajudar com um curativo até socorrer alguém com falta de ar.

Por conta disso, faça um curso express de primeiros socorros para saber além do treinamento oferecido pela empresa contratante. Com esse conhecimento em dia, você consegue se preparar no momento de enfrentar diferentes tipos de situações e manter a calma em todas elas.

Habilidades para resolver crises

Lidar com o público constantemente é um universo cheio de surpresas. Quando se trata de consumidores que, em muitos casos, enfrentam algum tipo de desconforto ou doença, a situação pode se tornar ainda mais complexa.

Sendo assim, ter habilidades para resolver crises é um diferencial, já que podem ocorrer inúmeras situações delicadas na rotina de uma farmácia que exigem essa postura, como reclamações de clientes sobre diferenças de preços na prateleira, devolução de produtos e problemas com fornecedores.

Onde atua o profissional de farmácia?

Diferentemente do cargo de atendente de farmácia, um farmacêutico só pode atuar quando for bacharel e obter o registro profissional. Assim, ao concluir o curso, o profissional fica habilitado a exercer mais de 70 cargos na área. Conheça, a seguir, os principais:

  • atuar com pesquisas, manipulação e novas substâncias;
  • trabalho direto em farmácias;
  • prestar assistência sem serviços de particulares de saúde;
  • gerenciar laboratórios;
  • emitir laudo sobre a segurança de alimentos.

Pronto! Agora você já sabe que trabalhar em farmácia é uma excelente oportunidade sem a necessidade de curso superior.

Além disso, esse tipo de serviço representa uma porta de entrada para quem está fora do mercado há muito tempo ou precisa ingressar sem muita experiência no currículo.

Aproveitou as dicas do artigo? Compartilhe em suas redes sociais para trocar ideias sobre esse tema. Saiba mais sobre o mundo dos cursos profissionalizantes da saúde do Instituto Mix! 

Leia também: Seja um atendente de farmácia