Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Setor de Mecânica automotiva dispara no Brasil

Com as incertezas provocadas pela pandemia houve um novo comportamento no Brasil. O setor de mecânica disparou na realização de serviços e na venda de produtos e peças, mesmo com a escassez de alguns produtos devido à falta de peças no mercado ocasionada pelo fechamento de fábricas em alguns estados, por conta do lockdown.

Os fatores que contribuíram para este cenário, foram atribuídos aos brasileiros que não estão mais gastando em viagens, nem com compras extras em lojas de departamentos, além de optarem por dar uma “ajeitada” no veículo atual, do que trocar o carro e financiar outro.

Para se ter uma ideia, a procura por serviços automotivos teve aumento de aproximadamente 60% no Brasil durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus, segundo dados de pesquisas feitas por entidades do setor de serviços mecânicos.

Devido a pandemia, houve uma diminuição significativa no número de carros nas ruas por dia, de acordo com a Companhia de Engenharia e Tráfego (CET). Com isso, muitas pessoas estão aproveitando o veículo parado na garagem para realizar reparos e consertos que não eram feitos por conta da correria do dia a dia.

Números dos serviços na área mecânica no Brasil durante a pandemia


Ainda segundo a pesquisa realizada pelo setor, entre os serviços mais solicitados da categoria de automotivos neste período, estão: auto elétrico com aumento de 170,68%, funilaria automotiva com aumento de 111%, higienização e polimento com alta de 68,22%, mecânica geral com aumento de 23% e insulfilm, com alta de 6,67%. Números que demonstram o quanto esse segmento cresceu e prosperou mesmo durante a pandemia.

Serviços tiveram que se adaptar ao atendimento on-line


Em meio a revolução digital criada pela pandemia, que já estava em curso, mas teve anos de aceleração devido ao isolamento social, as redes que prestam este tipo de serviço automotivo tiveram que se adaptarem à nova realidade e utilizar mecanismos como redes sociais, aplicativos de mensagens e planilhas on-line para agendamentos.


Pode parecer algo básico para muitas empresas e comerciantes, trabalhar com força todos esses recursos. Mas no segmento mecânico ainda havia muita resistência às adequações no âmbito digital. Agora, com todas as mudanças, as prestadoras de serviço tiveram que se adaptar na “marra”.

Curso de Mecânica Automotiva em breve na rede IM


Sempre de olho nos segmentos em expansão no mercado, o Instituto Mix de Profissões tem acompanhado toda essa movimentação. Com o curso de Mecânica Automotiva do Instituto Mix de Profissões, o aluno aprenderá os principais conhecimentos necessários para compreender como um carro funciona e a identificar possíveis problemas de funcionamento, além de noções sobre como proceder para solucioná-los.

Este curso trabalhará buscando sempre aliar a teoria com a prática, desta forma, o aluno terá acesso a uma aprendizagem mais significativa e conseguirá contextualizar todo o conhecimento que for adquirindo. O aluno poderá visualizar na prática como é o dia a dia de um mecânico automotivo e quais os principais problemas que ele encontrará.

Qualificação e indispensável para atuar na área de mecânica


Para se tornar um mecânico automotivo de qualidade, é necessário muito mais do que o conhecimento de senso comum, é preciso conhecimento teórico, técnico e prático, pois atualmente todos os automóveis são equipados com sistemas tanto elétricos como eletrônicos de última geração e isso exige que o profissional esteja sempre se atualizando para obter sucesso no mercado de trabalho. 

Realizar um curso de mecânica, como o do Instituto Mix de Profissões, é um investimento com retorno garantido para quem se empenhar e investir com seriedade neste mercado, possibilitando para os profissionais bons salários e rendimentos.

Especificamente quanto ao exercício profissional, temos que em âmbito nacional, não verificamos qualquer restrição para a atuação, entretanto, recomendamos a consulta à legislação estadual ou municipal para o esclarecimento acerca de eventual restrição profissional, bem como exigência especial para oferta da formação.

Importante destacar que o profissional que deseja empreender deverá verificar as exigências para montagem do seu espaço de trabalho junto aos órgãos reguladores.

Curso piloto já está disponível em algumas unidades IM


O Curso de Mecânica Automotiva ainda está na categoria piloto da rede Instituto Mix, mas algumas unidades já disponibilizam o curso para seus alunos, assim como o curso de Mecânica de Motos. Para saber se a escola mais próxima de você oferece o curso de Mecânica, acesse o site oficial do IM e procure a unidade IM da sua cidade ou a mais próxima do seu município.