Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Sobram vagas e faltam profissionais capacitados

Um dos grandes dilemas do mercado na atualidade no Brasil é a necessidade urgente de mão de obra qualificada para preencher as vagas disponíveis em vários âmbitos. Vamos destacar um dos segmentos que está “emitindo um sinal SOS”: o da tecnologia!

A falta de profissionais capacitados não é uma realidade restrita ao Brasil, países desenvolvidos como Canadá, Austrália e até mesmo a poderosa Alemanha, realizam campanhas para atrair talentos para suas empresas, para preencher parte das vagas abertas. Há muito para se fazer e produzir, e poucos capacitados, e dispostos, para isso.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta hoje com aproximadamente 14 milhões de desempregados. E a falta de mão de obra qualificada para preencher vagas abertas, principalmente, pela digitalização, já acende um sinal de alerta entre empresas e especialistas.

Número de qualificados é minúsculo para necessidade do país


A gigante do segmento de consultoria de recursos humanos dos Estados Unidos, Robert Half, com sede também no Brasil, realizou uma pesquisa e com ela foi possível observar que enquanto a taxa de desocupação do país está em aproximadamente 13,7%, o índice entre a população qualificada, acima de 25 anos, é menor que 6%.

A pesquisa revelou que a pandemia acelerou muitos processos no mercado, como já mencionamos, e a adaptação do processo de digitalização foi o que mais teve relevância neste cenário. As empresas que conseguiram se adaptar mais rapidamente à nova realidade imposta pela pandemia, foram as mais bem sucedidas neste cenário.

Empresas tiveram que “entrar na era digital” em tempo recorde, e isso gerou uma grande demanda de profissionais com conhecimentos não apenas da Tecnologia da Informação (TI), mas em Gestão de Mídias, Marketing Digital, Design Gráfico, Desenvolvedores de Websites, além de profissionais capacitados para gerar conteúdos relevantes para as redes, local onde boa parte dos clientes já se encontravam e, com a pandemia, o número de clientes on-line aumentou ainda mais.

Ainda dá tempo de me qualificar para as vagas? Sim, e a hora é agora!


Segundo análises feitas por profissionais da área da tecnologia, o Brasil estaria sendo “beneficiado”, neste momento, pelo seu atraso quanto a falta de qualificação. Mas como assim? Com a falta de profissionais capacitados no mercado, muitos profissionais foram remanejados e estão tendo a oportunidade de atuar em outras áreas, em um processo de adaptação.

Apesar do avanço durante a pandemia, o índice de digitalização e automação do país é muito baixo. Ou seja, se o país estivesse num processo mais acelerado, possivelmente haveria um apagão de mão de obra qualificada. Com novos investimentos, o mercado de tecnologia está em franca expansão e exige cada vez mais mão de obra.

Estar empregado não significa “parar no tempo”


Quase todas as startups estão com vagas abertas, mais e mais surgem a cada dia para suprir as mais variadas necessidades do mercado. Muitas optam por contratar um profissional menos maduro para a vaga e moldá-lo conforme a necessidade, por meio de cursos e atividades específicas.

Outros profissionais, já empregados acham que estão “seguros” por já possuírem um curso profissionalizante, técnico ou superior, e caem no ostracismo, eis o grande erro! Parte do atraso do Brasil se deve a baixa procura da população por uma constante atualização profissional e a busca por conhecimentos extra curriculares.

Essa soma de conhecimento ajuda a destacar não somente o colaborador, mas também acarreta no sucesso da empresa. Para especialistas, a transformação que vivemos hoje pode ser comparada à transição da força de trabalho da agricultura para a indústria no início do século 20. E você, está preparado para todas essas mudanças?

O Instituto Mix de Profissões tem mais de 200 cursos em mais de 600 unidades à disposição de milhões de brasileiros. Separamos alguns cursos profissionalizantes em alta para este ano. Seja parte deste novo momento histórico do mercado, sendo o diferencial que o mercado precisa, capacite-se!