Blog Instituto Mix
Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 3 minutos.

É natural que nós, como uma rede de ensino profissionalizante, estejamos sempre tentando te mostrar algo novo, te explicando determinado assunto e te motivando a aprimorar novas habilidades, entre elas uma das mais poderosas armas da educação: a leitura! A prática da leitura deve se tornar um hábito na sua vida e vamos te explicar o porquê.

Primeiramente vamos deixar claro que não estamos falando de livros “maçantes” ou aqueles “obrigatórios” que a escola te mandava ler para vestibulares ou para provas de literatura. Esse livros, obviamente, são importantes e por isso estão na grade curricular, mas para desenvolver o hábito de ler você deve usar a liberdade de escolha para buscar aquilo que lhe agrade, mesmo que não seja do gosto da maioria ou que não esteja nas disciplinas das escolas.

Talvez você tenha sido obrigado a ler no colégio Machado de Assis (que, obviamente, nós recomendamos muito a leitura de suas obras), mas você tenha, talvez, um perfil mais para J. K. Rowling, autora de Harry Potter e o mundo da fantasia. Há aqueles que adoram “filosofar” com a leitura de livros de autoajuda, esse é o primeiro passo: descubra o seu perfil de leitor!

Como começar a leitura?

Como já vimos, para “pegar” o hábito de leitura é importante ler o que se gosta e não o que é obrigação. Mas você pode argumentar: “nem eu sei o que eu gosto de ler!”. Bom, nesse casos a dica que nós damos é começar com os livros mais famosos, os conhecidos best-sellers (mais vendidos na tradução para o português).

Pode ser o best-seller atual, do mês ou do ano. Todos eles têm algo em comum, que é o fato de serem muito vendidos, pois são atrativos e agradaram a maioria dos leitores então, por consequência, devem ser interessantes de ler. Podemos citar um que, embora pareça clichê, é muito bom para iniciantes. A famosa obra de Dan Brown, o Código Da Vinci. O livro tem uma narrativa interessante e quem começa a ler dificilmente se desinteressa pela leitura, mesmo que já saiba o desfecho.

Já assisti o filme, leio o livro?

Muitos best-sellers se tornaram filmes ou séries justamente por terem feito sucesso. Você pode se perguntar: “para que ler um livro que eu já sei o que vai acontecer? Pois assisti um filme baseado naquela obra!”, a resposta é simples, os livros são “inspirações” para os filmes que muitas vezes são adaptados para atenderem as necessidades da sétima arte, o cinema. É comum que os livros contenham muito, mas muito mais conteúdo e sejam muito mais atrativos que o filme, vai por mim!

Se você gosta de fantasia, por exemplo, e começar a ler a trilogia de O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien, vai perceber que o livro tem muitas outras passagens e momentos que não aparecem no filme. Os filmes podem servir de apoio para ilustrar o que você está lendo, caso você tenha dificuldade de imaginação ou queira ter uma noção de o que o escritor está tentando nos fazer entender com esse ou aquele capítulo. Viu? Um pode complementar o outro, filme e livro!

Se não gostar não insista

Quando você for a uma biblioteca escolher um livro ou até mesmo comprar um exemplar em uma livraria, é bom adotar alguns critérios. Leia as sinopses atrás ou, geralmente, nas abas dos livros. Ali você vai ter uma introdução da história daquela obra e pode, logo de início, se sentir entusiasmado para ler ou achar desinteressante.

Outro ponto importante é não forçar uma leitura que não está fluindo. Diferente da escola, em que você deve ler para ser avaliado, a leitura em casa tem que ser de caráter de lazer, não uma obrigação. Se você começar a ler um livro e lá pela metade ele ainda esteja te desagradando, simplesmente pare, vá à procura de outra obra que seja, talvez, mais a sua cara.

O que não significa que você deve ler um ou dois capítulos e já parar a leitura, muitas vezes o início pode ser ruim e o final ser bom e vice-versa, o ideal é saber quando ainda “dá para empurrar” e quando “não dá mais de aturar”.

Lazer e profissionalização

Ler livros de ficção ou outros temas que te agradam é primordial para quem está buscando o gosto pela leitura, mas tenha em mente que é interessante que aos poucos você leia livros de caráter profissionalizante. Se você tem curiosidade sobre uma determinada profissão como engenharia, por exemplo, comece a pesquisar livros sobre o assunto.

O ideal é ler um livro de lazer, seja ele ficção, romance, suspense, e somar a leitura de livros que te ajudem a se qualificar enquanto profissional, seja qual for a sua área de atuação.

O hábito de ler é muito importante, pois é por meio da leitura que você melhora seu vocabulário, escreve melhor textos, desenvolve partes especificas do seu cérebro, “viaja sem sair do lugar”, além de muitos outros benefícios. Então corre lá para a biblioteca ou livraria mais próximas e pratique esse hábito que vai se aperfeiçoar como estudante e profissional.

Powered by Rock Convert
O que achou do artigo?
Quer receber mais conteúdos como esses gratuitamente? Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos!