Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Universidade da vida: atualização que transforma vidas

Você que acessou esse artigo deve ter uma boa noção sobre as novas tecnologias existentes no mercado, como smartphones, tablets, smart TV, ou talvez conheça o básico pelo menos. Mas você sabia que grande parcela da população brasileira não sabe nem o que é um pen drive? Ou não sabe nem utilizar aplicativos de celulares que você considera básicos como Facebook® e WhatsApp®? Se liga então no Universidade da Vida, um curso que atualiza as pessoas e que transforma a vidas delas, um curso fundamental em um período de isolamento social e aprofundamento dos conhecimentos digitais.

Talvez na sua família tenham pessoas que vivem te pedindo ajuda para pesquisar na internet esse ou aquele assunto, seus pais ou avós têm dificuldades para aprender a mexer naquele celular novo que você deu com muito amor e carinho, ou no computador que eles não sabem como acessar a internet nem como guardar arquivos em pastas.

E se você faz parte do time de filhos e netos que não têm paciência para ensiná-los a mexer nesses aparelhos, saiba que o Instituto Mix de Profissões quer te ajudar com essa tarefa, por que não os presentear com um curso do Universidade da Vida?

Mas afinal, o que é o Universidade da Vida?

O curso Universidade da Vida, como o próprio nome sugere, visa ajudar quem já tem uma idade mais avançada a estudar, se atualizar e se inteirar das coisas que mudam, avançam tecnologicamente, bem como dicas importantes sobre alimentação, convívio social, saúde, direitos e deveres e até mesmo noções básicas de inglês, idioma que “vire e mexe” está presente na nossa rotina, em botões de aparelhos eletrônicos e automóveis.

O curso começa com noções básicas de informática que para muita gente, aposentados ou os que trabalham em profissões em que os computadores não são essenciais, ainda é um desafio saber lidar com esses aparelhos, para que servem o mouse, teclado, como acoplar e utilizar uma impressora e outras questões técnicas.

O mundo “mágico” da internet

Tente apresentar ferramentas e funções da internet para uma pessoa que nunca teve acesso a essa tecnologia, é praticamente instantâneo um sorriso de empolgação e felicidade no rosto delas, emoções que surgem por eles estarem aprendendo algo novo e estarem fazendo parte da sociedade que já utiliza essas ferramentas.

No Universidade da Vida, os alunos terão conhecimento sobre sites e páginas, portais, redes sociais e suas funcionalidades e poderão, inclusive, aprender a mexer em aplicativos bancários, para aprenderem a realizarem essas transações pelo celular, de maneira rápida, segura e cômoda para quem, nesse momento atípico de pandemia, precisa se resguardar em casa.

Orientações na área gastronômica

Chega um momento na vida das pessoas de mais idade, que a alimentação adequada é primordial para que elas se sintam bem, dispostas e permaneçam saudáveis e ativas, garantindo também uma boa imunidade. No Universidade da Vida os alunos vão aprender noções sobre uma alimentação nutritiva e saudável, como evitar alimentos não recomendados para quem já está na terceira idade e, por consequência, diminuindo os riscos de uma intoxicação alimentar.

Saber comprar alimentos frescos e diferenciá-los também faz parte da grade do curso, bem como saber como armazená-los em casa. Além de todos esses conhecimentos, o aluno do Universidade da Vida vai aprender também como melhorar o ambiente da cozinha, utensílios adequados e muito mais.

Beleza, bem-estar e saúde  

Conhecimento nunca é demais, isso costuma ser consenso entre todos. Quanto mais você sabe, mais você evolui enquanto ser humano. Por isso o curso destina alguns cuidados e informações necessárias de beleza, saúde e bem-estar que muitas vezes julgamos já possuirmos esses conhecimentos, como saber escovar os dentes, a maneira correta de tomar banho, manter a higiene corporal sempre nos “trinques”.

Você se surpreenderia como há coisas para se aprender nessas atividades que julgamos serem básicas e que já “dominamos”, mais um ponto positivo para o Universidade da Vida, que abre os olhos quanto a maneira correta de fazer as coisas da melhor maneira possível.

Indo além!

O curso ainda ensina noções básicas sobre direitos e deveres do público idoso, mostrando quais as leis que os idosos possuem a seu favor e que muitas vezes desconhecem ou passam despercebidas. O curso termina com um rápido aprendizado de inglês, o básico para que o aluno aprenda a “decifrar” o que aquele botão da TV significa, ou aquela instrução em inglês que veio em um manual de algum equipamento, além de frases para se comunicar caso faça alguma viagem para o exterior.

Mais importante que aprender tudo isso, é saber da importância de estudar e se atualizar, acompanhar as mudanças do mundo e da sociedade, ajude aqueles que você ama a se inteirarem das mudanças e, assim, viverem inseridos com mais dignidade, respeito e inclusão na sociedade. Acesse o Universidade da Vida e mude a sua vida ou de quem você ama!