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Upcycling deve crescer em todos os segmentos

Se você ainda não foi apresentado ao termo upcycling, nós te explicamos. A palavra vem do inglês e quer dizer reutilização, porém nós brasileiros adoramos trazer expressões importadas, não é mesmo?

Pois bem, o upcycling tem como objetivo um futuro sustentável, principalmente no modo de consumo. É preciso que haja uma desaceleração das produções em grande escala, assim como uma mudança em prol do melhor uso de materiais já existentes, o que nos leva a essa tendência que busca o fim do desperdício.

Se engana quem pensa que essa tendência vai demorar para chegar por aqui. Algumas marcas pequenas brasileiras já estão apostando todas as fichas em coleções focadas na reutilização de tecidos. E não só eles, até tênis já estão virando croppeds como a moda da reutilização.

Entendendo mais a fundo o upcycling


O upcycling nada mais é do que uma técnica de reaproveitamento de materiais já existentes, reutilização, como já mencionamos, transformando peças que seriam descartadas em aterros sanitários e dando um novo sentido para elas.

Em outras palavras, usar as sobras para criar algo novo. Essa tendência surgiu na década de 90, porém só agora estamos de fato olhando com mais atenção. Um dos motivos é porque estamos cada vez mais em busca de alternativas sustentáveis para o consumo do futuro.

E por falar em alternativas sustentáveis, vale mencionar que o upcycling é uma solução inteligente e lucrativa para marcas e consumidores, pois o desperdício se torna um novo item vendável. Além disso, alimenta a criatividade e resulta em roupas exclusivas. Sustentabilidade deve ser a palavra do futuro nos próximos anos, junto às tecnologias.

Também estão diretamente ligadas ao upcycling, a técnica de patchwork, que trabalha com emendas de retalhos de diferentes tecidos, e o rework, que, assim como o próprio nome diz, é uma forma de retrabalhar uma determinada peça por meio de customização.

Upcycling está mais visível na moda!


De acordo com uma matéria do site BOF (Business Of Fashion) e o levantamento da instituição Ellen MacArthur Foundation, anualmente a indústria global da moda produz cerca de 53 milhões de toneladas de fibras têxteis e 70% acaba em aterros sanitários. Isso mesmo que você leu!

Já no Brasil, segundo um relatório do Fashion Revolution de 2020, por ano são produzidas 1.100.000 toneladas de roupas, sendo 12% de desperdícios.

No mundo inteiro, diversas marcas jovens já estão caminhando para um trabalho mais sustentável e manual com peças feitas a partir do reaproveitamento. Porém, algumas outras já renomadas no mercado da moda, também estão abrindo o olhar para essa tendência.

Em 2019, a marca Patagonia produziu cerca de 10 mil peças de roupas feitas a partir de materiais reciclados e de roupas já existentes no acervo. Entre as marcas de luxo, a Burberry anunciou no final do ano passado o seu mais novo programa chamado “ReBurberry Fabric”, onde em parceria com o British Fashion Council, irá doar as sobras de tecidos para estudantes de moda carentes.

Empreender neste segmento por ser uma ótima fonte de renda


Ainda são poucas as empresas que trabalham com foco exclusivo em reaproveitamento de materiais quando o assunto são as roupas. Por isso, quem quiser aproveitar esse nicho, terá um grande número de clientes que estão dispostos a utilizar roupas estilosas e que são reaproveitadas com intuito de ajudar o já debilitado, e cheio de lixo, planeta Terra.

Por isso, nós separamos o Curso de Moda do Instituto Mix de Profissões e também o Curso de Gestão de Mídias Digitais para você estudar. Até porque, o cliente está cada vez mais online e você terá que mostrar ao mundo as suas produções por meio das mídias. Surpreenda na moda! Invista o quanto antes em você e em seu negócio com o upcycling.