Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Usando o celular para tirar boas fotos

Foi-se o tempo em que para se registrar um momento único ou especial, precisávamos carregar uma máquina fotográfica conosco. Os celulares foram aos poucos se tornando multitarefas e, atualmente, na hora da compra de um celular, a qualidade da câmera dele conta tanto quanto as especificações técnicas do aparelho.

Mas muita gente ainda tem dificuldades para tirar boas fotos. E sim, é possível criar muitas coisas com um celular, basta ter noções básicas de ângulos, enquadramentos e recursos.

Por isso, nós do Instituto Mix, com base em nosso Curso de Fotografia, listamos algumas dicas básicas para registrar ótimas fotos com seu aparelho celular.

Primeiro passo: limpe a lente da frente ou do verso do celular


Pode parecer besteira dizer, mas, se o seu celular anda tirando fotos muito borradas ou desfocadas, a solução pode ser simplesmente esfregar a lente da câmera na sua roupa.

Além de produzir artefatos da imagem, a sujeira na lente também pode desorientar os sensores do dispositivo, que não conseguirão focar ou expor adequadamente as cenas que você quer fotografar.

Usa a luz ao seu favor para tirar as fotos


Quando você fotografa uma pessoa, você está capturando a luz que é refletida dessa pessoa e chega até o sensor da câmera. Por isso, se a pessoa estiver no escuro, a foto sairá escurecida.

É importante que o objeto ou pessoa que você quer fotografar esteja bem iluminada, de preferência por uma fonte de luz que não aparece na cena.

Quando a luz está vindo detrás da pessoa ou objeto que você pretende fotografar, essa situação se chama “contraluz”.

Nesse caso, o sensor da câmera do seu celular ajustará a foto de maneira a reduzir a claridade emitida pela fonte de luz, e o resultado disso é que todo o resto da foto ficará escurecido. Por isso, se você quiser tirar um retrato de alguém, evite a contraluz.

Evite dar zoom nas fotos de celular


A não ser que você tenha um celular com duas câmeras (ou mais), evite o zoom sempre que possível. Isso porque, quando se dá zoom nesses casos, você está simplesmente “cortando” um pedaço da imagem completa, e não se aproximando de fato do objeto. Prefira usar um “zoom natural”, ou, de forma mais clara, chegue mais perto.

Como lidar com lugares mal iluminados


Locais fechados têm muito menos luz do que locais abertos. A gente pode não perceber isso, mas o sensor da câmera do celular percebe. Por causa disso, o celular normalmente se configura para tirar fotos em locais fechados com tempo de exposição maior e ISO mais alto.

Os dois efeitos disso são que a foto pode sair borrada ou com artefatos. Aproximar-se de uma janela da qual entra mais luz pode resolver esses problemas.

Cuidado com o flash nas fotos de celular


O flash se por um lado ilumina uma pessoa, por outro, também cria sombras no rosto dela. Sempre que possível, prefira iluminar a pessoa ou objeto de maneira indireta. Um jeito fácil de fazer isso é pedir para que a pessoa ligue a lanterna do celular dela, aponte-a para uma parede branca e, então, fique de frente para essa parede para ser fotografada.

Analise bem o local da foto


Quando você for fotografar uma pessoa ou objeto, tenha em mente que é importante você observar o que há em volta.

Escolher um fundo interessante pode complementar bem a imagem, e pode dar mais destaque ao seu objeto. Por outro lado, se você não pensar isso, pode correr o risco de incluir na foto algo que não devia ou de tirar uma foto na qual é difícil entender o que era exatamente que se desejava retratar.

Essas foram algumas dicas básicas para você começar a registrar fotos com ainda mais qualidade. Mas lembre-se, você pode descobrir muito mais sobre recursos, ângulos e conceitos práticos e teóricos. Acesse o nosso Curso de Fotografia para saber mais!