Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Você sabe o que faz um eletricista? Conheça suas formas de atuação

Você está pensando em mudar de profissão ou está iniciando uma carreira? Então, você não pode deixar de conhecer o que faz um eletricista de sucesso. De fato, essa área apresenta inúmeras possibilidades que podem melhorar os seus ganhos e ainda possibilitar a prestação de serviços por conta própria.

O melhor caminho para começar a carreira de eletricista envolve procurar por uma especialização de credibilidade que abra as portas com todo o suporte necessário. Assim, mesmo quem nunca se aventurou na área, pode sair do zero e se destacar!

Quer saber mais? Neste post, vamos mostrar o que faz um eletricista e como dar o pontá pé inicial na carreira. Acompanhe!

Áreas de atuação no mercado

O trabalho de um eletricista costuma ser bastante abrangente, já que o setor envolve uma série de áreas de atuação. De modo geral, elas podem ser divididas em três segmentos:

  • residencial;
  • predial;
  • industrial.

Para quem deseja ingressar nesse meio, existem diversos cursos técnicos e profissionalizantes voltados para temáticas específicas, como: técnico em eletrônica ou eletricista instalador.

Essa é um possibilidade muito interessante para quem quer começar uma carreira do zero, para quem atua em nichos completamente diferentes e para quem deseja mudar de profissão.

Funções do eletricista no mercado

As características desse tipo de trabalho estão diretamente ligadas a um conjunto de ações administrativas e técnicas. Veja, a seguir, outras funções realizadas pelo eletricista.

Instalações

Todo profissional da área precisa estar apto para realizar projetos de instalação elétrica. Além disso, também é indispensável fazer dimensões adequadas em vistorias. Assim, fica muito mais simples avaliar a segurança e o bom funcionamento dos elementos que compõe todo o processo ligado a rede elétrica de um ambiente.

Elaboração de pequenos projetos

A capacidade técnica do eletricista permite que ele seja responsável pela criação de pequenos projetos em locais que estejam em processo de construção. A partir de fatores que garantem a segurança da instalação, o profissional deve levantar os possíveis gastos, melhores materiais e as adaptações necessárias.

Manutenções

Todos os tipos de serviços que envolvem fiação elétrica precisam de manutenções frequentes. Isso incluí vistorias e análises detalhadas de funcionamento. Diante disso, o olhar experiente do profissional deve ser capaz de detectar a necessidade de reparos até mesmo nas construções mais antigas.

A manutenção representa grande parte da procura pelos serviços de um eletricista, por isso, essa função tende a ser a mais disputado entre os profissionais iniciantes.

Conhecimentos necessários

Agora que você já sabe como funciona o trabalho de um eletricista, deve estar se perguntado: “o que é preciso para ingressar na profissão?”.

O grande diferencial desse tipo de serviço está na possibilidade de ser autônomo e melhorar os ganhos mesmo na etapa inicial da carreira. Para isso, torna-se necessário ter conhecimentos em elétrica, que podem ser adquiridos em cursos de especialização, além do bom relacionamento com pessoas de modo geral, é claro!

Conhecer as normas exigidas pelos órgãos controladores possibilita que o profissional faça orçamentos detalhados e responda dúvidas dos clientes, ganhando cada vez mais credibilidade.

Como vimos, saber o que faz um eletricista pode abrir muitas portas em sua carreira. Lembrando que o mais importante é buscar pela capacitação em locais renomados e administrar com sabedoria os ganhos.

Gostou das informações deste artigo? Continue com a gente e saiba porque vale a pena investir em um curso de barbearia.