Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Zoonoses: o que são e como são transmitidas

Chamamos de zoonoses as infecções transmitidas de um animal para os seres humanos. Estima-se que cerca de 6 em cada 10 doenças infecciosas que acometem homens e mulheres sejam transmitidas por animais.

Classicamente, consideramos zoonose apenas as doenças de transmissão entre vertebrados. Entretanto, há autores que também consideram como parte desse grupo as infecções transmitidas por artrópodes, tais como carrapatos, pulgas, piolhos e mosquitos.

As doenças zoonóticas podem ser causadas por vírus, bactérias, parasitos ou fungos. Frequentemente, os animais que transmitem esses germes são domesticados e têm aparência saudável.

Estamos em perigo com nossos animais de estimação?


De forma alguma. Em geral, ter um animal de estimação traz mais benefícios que riscos. Os animais de estimação podem ajudar a reduzir a pressão arterial, diminuem o risco de alergias nas crianças, melhoram sentimentos de solidão e aumentam a oportunidade de praticar atividades ao ar livre, socializar e se exercitar.

Em um estudo pequeno, randomizado e controlado com 28 idosos que viviam em um lar e apresentavam doenças crônicas relacionadas à idade, os indivíduos foram distribuídos aleatoriamente de forma que um grupo tivesse interação com animais e outro mantivesse suas atividades habituais de lazer (grupo controle).

Os pacientes do grupo com os animais de estimação melhoraram os sintomas de depressão e tiveram uma diminuição significativa nos valores de pressão arterial em comparação com os pacientes do grupo controle.

Apesar desses benefícios, existe sim o risco do animal transmitir alguma doença para os seus donos, especialmente se este for um indivíduo com imunossupressão. Também é importante lembrar que muitas zoonoses são transmitidas por animais domesticados, mas não caseiros, como porcos, gados, ovelhas, patos e galinhas.

São mais de 200 as doenças que podem ser transmitidas entre animais e homens.

Como as zoonoses são transmitidas?


As principais formas de transmissão das zoonoses são:

  • Contato direto: contato com a saliva, sangue, urina, muco, fezes ou outros fluidos corporais de um animal infectado. Mordidas e arranhões entram nesse grupo.

  • Contato indireto: contato com áreas onde os animais vivem, incluindo objetos, meios ou superfícies que possam ter sido contaminados.

  • Vetores: picadas de carrapato, mosquito, percevejo a pulga.

  • Alimentos: ingestão de alimentos contaminados, como leite não pasteurizado, carne ou ovos mal cozidos ou frutas e vegetais crus contaminados com fezes de um animal infectado. 

Para você que gosta do mundo dos animais e da área de veterinária e tudo mais que engloba o mundo pet, separamos alguns cursos que nós do Instituto Mix de Profissões disponibilizamos em nossa grade de cursos.

Entre eles estão o Curso de Auxiliar de Veterinário e Curso de Auxiliar de Veterinário e Pet Shop.