Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Zooterapia: a importância dos pets para a saúde de seus donos

Que os nossos bichos de estimação quase sempre se tornam da família e são de extrema importância, todos já sabem. Mas você sabe da onde eles surgiram e como foi? E quais os benefícios que eles podem trazer?

Desde a Pré-História os animais vêm sendo domesticados pelo homem, sendo um dos primeiros, o cachorro, há mais de 500 mil anos atrás, assim que os homens começaram a se fixar em um lugar. Os animais, diferentemente de hoje, eram principalmente usados para a caça. No Egito Antigo, foram quando os primeiros gatos e aves surgiram na vida dos humanos. Os felinos começaram a ser acolhidos por volta de 5000 A.C., sendo sempre muito bem tratados pelos egípcios, pois eles acreditavam que os gatos tinham “poderes mágicos”, e controlavam as pestes em casa, como ratos, por isso, eram tratados como da família. Enquanto isso, as aves eram admiradas pela sua beleza e seu canto.

Hoje em dia, chamamos nossos animaizinhos de PETS, palavra de origem inglesa que significa “animal preferido”, curiosamente, o termo também significa “amigo(a)”. O que faz grande sentido, já que eles são tão importantes em nossas vidas e grandes companheiros.

Os bichinhos estão por toda a parte e participando em todos os aspectos de nossa vida, nos acompanhando em momentos de solidão. O que nem todos sabem, é que além de carinho, afeto e companheirismo, nossos pets podem ter muito mais a oferecer, até mesmo para a nossa saúde. Isso mesmo, nossos animais de estimação podem nos ajudar na melhora de doenças cardíacas, aliviar o estresse, reduzir a pressão arterial e até mesmo ajudar na melhora da depressão. O nome dado a esse tipo de tratamento é Zooterapia.

Zooterapia se trata de uma ciência que estuda a terapia com animais, ou também conhecida como Atividade Assistida por Animais (AAA), no intuito de deixá-los próximos de seus donos em momentos difíceis e de recuperação, em doenças físicas e até mesmo psicológicas. Sendo em hospitais, clínicas fisioterapêuticas ou até mesmo em suas casas.

Na década de 50, começaram estudos no Brasil sobre a eficácia desse tratamento, sendo liderados pela médica psiquiatra Nise da Silveira. A doutora, que ficou conhecida por revolucionar o tratamento dos doentes que se encontravam em hospícios, percebeu em seus testes que a presença dos animais perto de seus pacientes esquizofrênicos facilitava seus tratamentos, os deixando muito mais acessíveis a contatos externos.

E quem pensa que a técnica é usada apenas com cachorros, está errado. Apesar de a Zooterapia ter começado a partir desses animais, também funciona com gatos, peixes, aves, jabutis e até mesmo aranhas. Ainda tendo o cavalo como um dos mais importantes para a cura de doenças físicas, utilizando a hipoterapia, ou também chamada de equoterapia.

A hipoterapia serve para estimular o corpo e a mente dos pacientes, sendo um complemento ao seu tratamento, usando os movimentos do cavalo que são similares ao padrão de movimentos produzidos pelo ser humano. Entre as doenças mais comuns que são tratadas com esse tratamento, estão o autismo, síndrome de Down, paralisia cerebral e outras.

Com a expansão do tratamento, hoje em dia, hospitais renomados como o Hospital Israelita Albert Einstein permitem a entrada de animais de estimação, desde que com a autorização do médico responsável pelo paciente.

Outros pontos extremamente positivos na presença dos animais na vida das pessoas podem ser encontrados, como o senso de responsabilidade nos mais novos que adquirem um animalzinho, e estudos na França afirmam que a presença dos bichinhos facilita até mesmo a comunicação entre pessoas de uma mesma família. Sem falar também em pessoas da terceira idade, estudos afirmam que idosos na presença de um pet possuem uma saúde melhor, tanto física como psicológica.

É sempre importante lembrar que, animais podem trazer muita felicidade, mas devem ser muito bem cuidados e nunca negligenciados, cuide do seu bichinho, ele precisa de você!

Se você se interessa por animais e quer trabalhar cuidando desses seres tão importantes em nossas vidas, vem para o Instituto Mix! Com nosso curso de Auxiliar de Veterinário, você irá poder cuidar dos bichinhos e compartilhar de todo o amor que eles têm a oferecer.