Blog Instituto Mix
Escrito por Instituto Mix | 27 de março de 2019 Tempo de leitura: aproximadamente 8 minutos.

Estudantes da rede Instituto Mix de centenas de unidades espalhadas pelo país, poderão por em prática tudo o que aprenderam durante a ação “IM Pelo Brasil”, que acontecerá no dia 9 deste mês de março. Colaboradores e alunos vão às ruas para prestar serviços gratuitos para à população, reforçando os laços com a comunidade e o aprendizado adquirido em sala de aula.

A ação faz parte do calendário de muitas escolas, que veem na data a oportunidade de mostrar o “jeito IM de ser” para a sociedade em geral. Uma das escolas que realiza a ação é a de Coroa do Meio, da capital Aracajú, em Sergipe. A coordenadora, Gabrielle Benitez explica a relevância do evento para os alunos e a unidade.

“Por ser uma escola nova as turmas estão entrando praticamente agora nas aulas mais práticas, estou em contato com algumas instituições e já temos outras ações programadas, onde iremos incluir nossos alunos dos cursos de cabeleireiro profissional, maquiagem profissional e design de sobrancelhas, além da turma de barbearia”, explica a coordenadora.

Praticando a solidariedade

A ação é aberta ao público e feita, de preferência, em locais com alto fluxo de pessoas, geralmente homens e mulheres de baixa renda, que aproveitam a oportunidade para participar do evento e sair transformado do local. Seja com um corte de cabelo, corte de barba, atendimentos ligados à saúde ou simplesmente receber um carinho e uma atenção especial dos nossos alunos.

A ação em Coroa do Meio emocionou os alunos, que viveram um dia inesquecível. “Por ser um lar que acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade social, todos se sentiram tocados de alguma forma, além de colocar em prática o que aprenderam em sala de aula, eles refletiram sobre as desigualdades sociais em nosso meio, como a falta de oportunidades ou de uma qualificação podem atingir as pessoas, e deixa-las sem um “horizonte”. Nossos instrutores também tiveram um papel fundamental nessa ação, um verdadeiro show de solidariedade”, destaca Gabrielle.

Organização e força de vontade

Para se estruturar uma ação envolvendo alunos e a comunidade é preciso, além de muito entusiasmo, organização. Para que nenhum imprevisto atrapalhe o andamento da prestação de serviço.

“A ideia, que já existe na rede, partiu da própria coordenação, passei para nossa equipe e o franqueado, que prontamente apoiaram a ideia totalmente e adequamos à nossa realidade. Foram realizados cortes de cabelo e barba. Atendemos mais de 20 pessoas que são acolhidas pelo lar, e tudo envolveu muita logística, pois alguns alunos moram em outros municípios, o que acaba dificultando a participação de todos, mas conseguimos levar um número considerável para o evento”, ressalta a coordenadora da unidade.

Reflexos no setor comercial

O foco das ações envolvendo alunos e a comunidade é, acima de tudo, prestar serviços à sociedade e por consequência, colocar o aluno na prática. Mas eventos como o “IM Pelo Brasil” são ótimos para outro fim: divulgação! Por meio dos serviços realizados gratuitamente em ambientes públicos, a escola recebe uma grande visibilidade por quem passa pelo local, aliado ao fato do comercial feito pelo conhecido “boca-a-boca”, quando as pessoas avisam amigos e conhecidos sobre a ação da escola, seja por mensagens em redes sociais ou ligações.

“Esse tipo de ação é uma ótima “ferramenta” para o comercial também, não só para o pedagógico. Tivemos muitas visitas de alunos interessados, pois viram que a escola vai além da sala de aula, creio que o número de matrículas deve aumentar muito depois dessa ação o que nos motiva a pensarmos já nos próximos eventos”, afirma Gabrielli.

Ela faz questão de acrescentar ainda que: “como coordenadora pedagógica espero que eles (os alunos) levem essa experiência para a vida pessoal e profissional, humildade, generosidade e amor ao próximo, sentimentos que só fazem bem para que faz e quem recebe! Além de poderem desenvolver várias habilidades como agilidade, iniciativa, pró-atividade, postura profissional e interação social, o olho no olho, isso também é fundamental”, concluí a coordenadora.

Incentivo da franqueadora

O diretor pedagógico da rede Instituto Mix de Profissões, Douglas Meurer, ajuda no processo de estruturação, para que as unidades realizem o “IM Pelo Brasil” de forma ordeira e de acordo com os padrões regidos pela rede.
“Essa ação é para nós da franqueadora, um momento para podermos nos mostrar, nos abrir para a comunidade, mostrando nossos valores, nossa relação social com todas as pessoas de todas as regiões do Brasil. Nós não mudamos somente a vida dos alunos, mas agimos em prol da sociedade, transformando-a também para melhor, mesmo que com pequenos gestos”, enfatiza Meurer.

Ele destaca ainda que: “nesse dia atendemos um grande número de pessoas que geralmente não têm possibilidade de pagar por serviços algumas vezes considerados básicos, para grande parcela da população, como corte de cabelo, uma escova, uma manicure, corte de barba, enfim, são muitos serviços prestados no dia da ação. Em contrapartida os alunos estão colando em prática tudo que aprenderam, ou seja, temos o grande engajamento social aliado ao fato de que os alunos aprendem na prática, todos saem ganhando, por isso vamos todos juntos com tudo para mais um “IM Pelo Brasil”.

O que achou do artigo?