Blog Instituto Mix
Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 4 minutos.

No Brasil e no mundo os governos seguem adotando restrições para tentar frear a propagação do novo Coronavírus. Para muitos brasileiros a quarentena não foi sinônimo de isolamento, pois muitos atuam em trabalhos considerados essenciais. Se você faz parte desse grupo de colaboradores ou precisa utilizar esses serviços, saiba quais os principais cuidados para evitar uma contaminação no trabalho por COVID-19.

Primeiramente é fundamental que a empresa faça uma boa comunicação com seus empregados, oriente-os bem, coloque avisos nas paredes e locais muito frequentados como banheiros, salas de reuniões e áreas de registro de horário. Esses avisos são, na prática, velhos conhecidos da população mas, é sempre bom, e eficaz, reforçar os cuidados em relação ao Coronavírus.

Preparando o Local de Trabalho para o COVID-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS), o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), assim como, o Centro Canadense de Saúde e Segurança no Trabalho (CCOSH) vem publicando constantemente informações sobre como prevenir e controlar o COVID-19 nos locais de trabalho.

Além de evitar a propagação de outros vírus no ambiente de trabalho como, por exemplo, os resfriados, problemas de gripe e no estômago, ajudam a reduzir os riscos de contaminação, ou bloquear a chegada, do COVID-19, e reduzir os dias úteis que podem ser pedidos devido ao afastamento de trabalhadores com os sintomas. Entre as medidas que podem ser utilizadas para prevenir o COVID-19, destacamos:

Comunicação, Conscientização e Prevenção

A comunicação, conscientização e prevenção são os principais mecanismos que podemos utilizar nos nossos ambientes de trabalho para reduzir a propagação do COVID-19. Continue comunicando e promovendo a mensagem de que as pessoas precisam ficar em casa mesmo se tiverem apenas sintomas leves de COVID-19.

Seus serviços de saúde ocupacional, autoridade local de saúde pública ou outros parceiros podem desenvolver materiais de campanha para promover esta mensagem. Deixe claro para os colaboradores que eles poderão contar esse tempo como licença médica. Neste momento é hora de se preparar para o COVID-19. Precauções e ações preventivas simples bem planejadas podem fazer uma grande diferença no seu local de trabalho, na sua casa e/ou comunidade. Além disso, são medidas que também protegem o desempenho dos negócios ou atividades industriais.

Devemos nos esforçar para encontrar um bom equilíbrio entre proteger a saúde, impedir perturbações econômicas (aumentar o desemprego) e sociais e respeitar os direitos dos trabalhadores. Neste cenário que está mudando a toda hora é necessário preparar as pessoas, as instalações de saúde, prevenir e tratar os casos para quebrar a cadeia e reduzir a transmissão.

Educação contra o COVID-19

Sabendo da importância da educação no processo de “desaceleração” da propagação do Coronavírus, o Instituto Mix de Profissões lançou um curso voltado para empregadores e empregados, totalmente gratuito! Dando dicas e orientações afim de evitar a contaminação dos colaboradores em uma empresa e aumentar os cuidados durante os trabalhos. Saiba mais detalhes sobre o curso gratuito para prevenção ao COVID-19 aqui. 

O que achou do artigo?
Quer receber mais conteúdos como esses gratuitamente? Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos!