Blog Instituto Mix
Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 4 minutos.

Como em muitos outros artigos já postados aqui no nosso blog, falamos muito sobre como o empreendedorismo está atingindo em cheio o mercado. E todos estão querendo entrar nessa. Porém, existem muitos mitos em torno desse assunto, e para não deixar nenhum recém chegado confuso trouxemos os 7 principais mitos sobre empreender para você não cair nessa. Vamos lá?

É preciso de muito dinheiro para empreender

Um dos principais medos de quem entra no mundo do empreendimento é a falta de dinheiro para investir. Pois muitos têm uma ideia na cabeça de que para começar um negócio você precisa de muito dinheiro. E não é bem assim, você precisa de muito mais do que dinheiro para empreender.

Tudo depende, é claro, do negócio que você escolhe começar. Mas o mais importante para começar a empreender não é o dinheiro, é a criatividade. Você pode ser milionário, se você não souber se adaptar e inovar o mercado, a sua empresa não irá crescer. Se você possui uma ideia muito boa e que sabe que daria certo, você deve investir todas as suas fichas nela. E aí sim, pensar em dinheiro. E não, você não precisará de milhões para isso.

Poderá tirar férias quando quiser

Bom, não é bem assim. É claro que tendo a sua própria empresa, sua autonomia será muito maior do que como funcionário. No entanto, principalmente no começo, você terá de colocar a mão na massa. E ainda que cresça muito e tenha os seus próprios colaboradores, a empresa sempre precisará de você em algum momento.

É claro que você terá seus períodos de férias e um horário muito mais flexibilizado. Mas você deve sempre estar atento ao que a empresa possa precisar de você.

Empreender no Brasil não vale a pena

Muitos ouvem que no Brasil não vale a pena empreender, que é muita burocracia e que nada dá certo. Mas vamos te mostrar que não é bem assim. Uma pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) agora no ano de 2019, mostrou que chegamos a 38% na Taxa de Empreendedorismo Total (TTE), o que é um número surpreendente.

Isso mostra que as pessoas estão sim investindo no país, e se estão, é porque veem que dá certo. Muito do sucesso da sua empresa vem do seu esforço. Se você se doa por inteiro pelo seu negócio ele dará certo em qualquer lugar.

Não terá chefe

Muitos querem investir no empreendedorismo para não ter alguém mandando, um chefe. Mas não é bem assim que funciona. Ainda que seja você quem contrate seus funcionários, quando você se propõe a abrir um negócio, você terá seus clientes. E eles sim, exigirão muito de você.

Há quem diga que: “O cliente tem sempre razão”. E eu sou obrigada a concordar com essa frase, pois são eles que fazem o seu negócio ser o que ele é. Você terá os mais diferentes tipos de clientes e deverá saber lidar com todos eles e resolver todos os seus problemas, estando disponível para eles. Pois é aí que se forma a sua reputação. Se quem consome o seu produto aprova além dele, o atendimento, você com certeza será recomendado para os conhecidos desta pessoa.

Você precisa ter sorte

De autor desconhecido, existe uma frase muito famosa e que se encaixa perfeitamente nessa situação: “O único lugar que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”. Isso  porque a sorte é apenas uma exceção. Todos que não viram todo o seu esforço e trabalho ao longo dos anos, dirão que você teve sorte. Mas você sabe que não é assim.

Independentemente da área e da carreira que você escolher seguir, você não ganhará nada de “mão beijada”. Tudo o que almejamos e colocamos como objetivo deve ser intensamente buscado com muito trabalho e dedicação. Não pense que você irá começar um negócio, se sentar e esperar o destino agir por você. Se você quer que algo realmente aconteça, faça acontecer.

Empreender é divertido

Bom, como todos os outros riscos que tomamos, o empreendedorismo também não é só um mar de rosas. Você irá começar do zero, muitas vezes sem nenhum suporte. E nessa parte, você terá de enfrentar muitas dificuldades para atingir o seu objetivo.

A vida não é só sobre fazer o que gostamos, mas também sobre o que precisamos fazer para alcançar o que queremos. É importante quebrarmos essa ideia de que você começará o seu empreendimento fazendo apenas aquilo que você ama e que não haverão obstáculos.

Vou ser rico rapidamente sendo um empreendedor 

Assim como começar em uma empresa privada ou qualquer outro emprego, dificilmente você irá entrar diretamente no maior e mais importante cargo. Ninguém começa de cima, todos devem fazer o esforço de construir a sua carreira independente de qual seja.

E no empreendedorismo não seria diferente. Tudo se trata de um investimento, e aqui também. Se você se esforça pelo seu negócio e aposta tudo o que tem nele, existem grandes chances de você atingir o topo e conquistar o tão desejado sucesso. Porém, você deve ter paciência. Já dizia o ditado: “A pressa é a inimiga da perfeição”.

O que achou do artigo?
Quer receber mais conteúdos como esses gratuitamente? Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos!