Blog Instituto Mix
Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 3 minutos.

Como já citados em muitos artigos aqui no blog, “empreender” vem sendo a palavra chave nos negócios. Se você busca sucesso pessoal e profissional, esta é a área para você. Seja com mais ou menos riscos, tudo depende do negócio que você escolher para atuar.

Para você saber de onde partir, trouxemos 5 lições muito importantes para seu ponto de partida. Vamos lá?

Foco é saber dizer não

Já dizia o empresário Steve Jobs: “Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas idéias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente.”

O não muitas vezes será doloroso, mas você precisa ter em mente o seu objetivo  na maioria delas, ele trará aprendizado. E, provavelmente, você iria aprender muito menos apenas sendo aceito por tudo. Errar é humano e é a partir do erro que você vê onde melhorar e aprimorar. Use todo o “não” que você já recebeu como um ensinamento, e não algo apenas negativo. 

Ter uma meta é importante

A procrastinação é quando você vai se estendendo, deixando para amanhã o que você deveria fazer hoje. E para evitar essa enrolação, metas são muito eficazes. É a partir do planejamento, das metas e de planos de ação que você poderá colocar objetivos a serem seguidos e conseguirá atingi-los com êxito. Sem deixar para amanhã.

As metas são muito utilizadas nas grandes e pequenas empresas, além de usá-las como um método de organização, usam também como uma forma de desafiar os seus colaboradores. E além de tudo, você evitará a procrastinação e aumentará o rendimento da sua empresa e dos seus funcionários.

Feito é melhor do que perfeito

O planejamento é muito importante na hora de empreender. No entanto, por mais que você planeje, nada sairá perfeito, ainda mais no começo. E isto não pode, de forma alguma, se tornar um empecilho para você começar o seu negócio. 

Você deve sim sempre buscar o seu melhor e garantir a qualidade do seu produto. Porém, mais importante do que atingir a perfeição é agir e colocar a mão na massa. Você não pode deixar nada disso entrar no caminho do seu sonho ser realizado.

Ou seja, comece, faça algo. Mesmo que não seja o ideal ou tudo que você sempre sonhou, ao menos você tem algo para trabalhar em cima. A partir disto, você poderá atingir o seu melhor aos poucos e chegar onde almeja. Mas não deve esperar que comece diretamente da perfeição, pois isso é quase impossível. Antes ter algo bom, do que não ter nada.

Desenvolva sua inteligência emocional

O desenvolvimento da sua inteligência diz muito sobre quem você é dentro do mundo dos negócios e o quão preparado você está para lidar com os problemas que virão a surgir na hora de empreender. O mundo do empreendedorismo é cheio de altos e baixos, isto é um fato. No entanto, cabe a você, usar a sua inteligência emocional para que isso não deixe você se abater.

Esse é o principal motivo do porque você deve saber lidar com as suas emoções. E nem todos serão gentis com você. Você possuirá concorrentes e eles dificilmente serão amigáveis, a maioria das pessoas nesta área visa apenas lucro. E este é um dos diferenciais que você deve ter, se preocupar com algo além do dinheiro. Visar sonhos e a realização do seu cliente.

Você é a média das 5 pessoas que mais convive

O empreendedor e palestrante Jim Rohn diz que: “Você é a média das 5 pessoas que mais convive”. E isso tem se mostrado cada vez mais verdade, o que prova que estar cercado de pessoas de sucesso e que te dão suporte é tudo que você precisará para se sentir motivado e não desistir.

Para empreender com sucesso, uma franquia é uma ótima forma de chegar lá. Possuindo suporte durante todo o processo e tendo a “receita do bolo” que já dá certo, não tem como ter erro, não é mesmo?

O que achou do artigo?
Quer receber mais conteúdos como esses gratuitamente? Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos!