Blog Instituto Mix
Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 6 minutos.

O mundo como conhecemos está, neste exato momento, em transformação. Até aqui, fomos expostos a várias experiências e desafios jamais enfrentados. De forma geral, para muitos, o ano de 2020 pode ser considerado um ano “perdido”. Mas para outros, o ano foi valioso para inovar, aprender, sair da zona de conforto, repensar velhos hábitos e perceber que estamos vivenciando uma nova era global.

Os franqueados da rede Instituto Mix de Profissões, que já contavam com o suporte irrestrito da franqueadora IM, não só se saíram bem frente às mudanças quanto puderam acompanhar um ano simplesmente fantástico em relação às novidades e tendências que o atual momento requereu. 

Chegamos ao último trimestre do ano e os franqueados de vários estados seguem trocando experiências, ideias e, mais do que nunca, sendo alicerce para outros franqueados, formando um time que unido tem enfrentado com mais segurança a pandemia, que continua assolando vários países que aguardam, ansiosos, por uma vacina.

 

Encontro apenas com franqueados


Respeitando todas as normas de segurança para evitar a propagação do novo Coronavírus, o Covid-19, a máster de Santa Catarina reuniu alguns de seus franqueados para um encontro. O local escolhido foi a sede da franqueadora Instituto Mix, os franqueados permaneceram de máscaras e respeitando o limite de distanciamento.


O máster do estado de Santa Catarina e sócio-proprietário da rede Instituto Mix de Profissões, Jonas Cavalheiro, diz que os franqueados do estado costumavam realizar um encontro presencial todos os meses.

“Obviamente durante a pandemia a gente não pôde se encontrar, até então estávamos fazendo nossas reuniões de forma on-line. Agora conseguimos realizar um encontro presencial, respeitando o limite máximo permitido, o distanciamento e a higienização. Geralmente são todos os gestores que participam da Reunião de Franqueados (RDF), mas, com todas as restrições, focamos apenas em nossos franqueados que, posteriormente, irão repassar tudo que absorverem aqui até os seus colaboradores, seu time na unidade”, explica o máster SC, Jonas Cavalheiro.

 

Momento de franqueados compartilharem experiências e trocas de ideias


Vindos de todas as regiões de Santa Catarina, os franqueados cruzaram o estado pela primeira vez em 2020 desde janeiro deste ano. Jonas reforça que o momento foi para troca de ideias e aprendizado.


“Podemos destacar na RDF o que vem dando certo e aquilo que não deu tão certo assim. Ficou nítido, durante todo o encontro, a união dos franqueados e da rede IM, demonstrando um time com o mesmo propósito. Podemos lembrar que sempre houveram obstáculos, mas nossa missão é sempre superá-los da melhor maneira possível e pensando sempre, em primeiro momento, em nossos alunos”, reforça Jonas Cavalheiro.

A jovem franqueada de Chapecó (maior cidade do oeste catarinense), Paula Cypriano, foi uma das participantes da RDF, para ela o momento é de se reinventar. “Tivemos que migrar para aulas on-line e tudo aconteceu muito rápido. Algumas vezes sim, houve o desespero, mas tivemos uma rápida performance e, em pouco tempo, estávamos atendendo nossos alunos novamente, e para 2021 temos boas perspectivas”, afirma Cypriano.  

Ela conta ainda que ficou claro que o novo normal já começou e teremos de nos readaptar quanto às questões de higiene, do ensino híbrido e de outras formas de ensino presencial. “Neste aspecto a rede já demonstra um avançado processo de adaptação, o que ficou nítido para nós, franqueados, que sempre podemos contar com a rede, com o apoio e suporte”, conta Paula.

 

Portas fechadas e incertezas superadas!


O ano de 2020 mal tinha começado quando estados do Brasil começaram a impor medidas restritivas para frear a propagação do Covid-19, para evitar um possível colapso do sistema público de saúde.


Milhares de cidades viram cenas inéditas. Comércio, serviços, escolas, igrejas, e tantos outros locais fechados. Durante algumas semanas, cidades do Brasil vivenciaram um clima de incertezas e de apreensão sobre como seria o restante do ano. Para os franqueados IM haviam muitas dúvidas.

“Foi um ano extremamente desafiador, creio que a palavra seja essa, eu já tenho uma franquia no município de Mafra (região do Planalto Norte catarinense) há quatro anos. Em janeiro inauguramos a unidade de São Bento do Sul na mesma região e, um mês e meio, fechamos a unidade por decreto estadual. Atualmente nossas escolas estão abertas, operando (respeitando todas as recomendações) e estamos conseguindo um bom resultado, pelo menos para a realidade deste ano”, ressalta o franqueado Cleverson Iunzkovzki.

 

Consenso entre franqueados: total suporte da franqueadora


Em momentos de crises, como o enfrentado neste ano, é comum que o empresário fique muito preocupado com a situação da empresa. Ele se vê sozinho a mercê do andamento do cenário econômico. Algo que no segmento de franquias, geralmente, não acontece. O Instituto Mix de Profissões em especial, foi uma âncora de segurança em um turbilhões de informações e incertezas.

 
Uma das franqueadas da rede, Barbára Lehmen, de uma das unidades que mais faturam no estado de Santa Catarina, a cidade de Tubarão, diz que o suporte foi excepcional. “A Associação Brasileira de Franchising (ABF) realizou um pesquisa com os franqueados sobre a satisfação com o suporte da franqueadora. Uma pesquisa especial para esse tema de crise, de pandemia, e coloquei a nota máxima em todos os quesitos. O desespero foi grande no início, mas logo recebemos os direcionamentos, suporte, o on-line veio muito forte e todo mundo conseguiu superar e se adaptar”, ressalta Lehmen.

Para o franqueado da capital, Florianópolis, a franqueadora conseguiu se reinventar em um curto espaço de tempo. “Foram cursos, treinamentos, orientações, tudo para facilitar o processo de mudança. Hoje temos mais confiança sobre o que podemos fazer caso venha uma nova onda do Covid-19, com as opções que temos e todos os recursos à nossa disposição, nos possibilita segurança administrativa e operacional”, afirma Leandro Liz Franz.

 

Foco em manter a atenção dos alunos


Em um momento em que muitas pessoas apertaram os cintos e cortaram gastos, o Instituto Mix manteve seu compromisso de incentivar os alunos a continuarem os cursos, tendo em vista que o investimento profissional deles com os cursos, poderá ser os precursor do aluno para sair do desemprego ou abrir o próprio negócio.


Para o franqueado da maior cidade de Santa Catarina, Joinville, o momento exige cautela mas não preocupação. “A preocupação imobiliza as pessoas e nós precisamos de ação neste momento, para que não se perca o contato da empresa com os nosso alunos, até porque temos que passar pela crise mantendo a receita, por isso a resposta ágil da franqueadora foi fundamental para fazer com que nossos alunos continuassem fidelizados”, ressalta Sandro Rudnik.

 

O ano que reforçou a base sólida do segmento de franquias


Enquanto indústrias gigantescas fechavam várias vagas de trabalho no Brasil, o setor de franquias se manteve estável e se adaptou em um nível extraordinário ao novo momento vivido em 2020, de isolamento social, corte de investimentos e reajustes de planos e projetos. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostram que algumas franquias do setor de tecnologia, por exemplo, cresceram mais de 100% em 2020.


O destaque, em relação às franquias que cresceram, fica com as do segmento de educação, como o Instituto Mix de Profissões. Com um mercado mais temeroso em relação ao futuro, um ambiente altamente competitivo, a população percebeu que é por meio da educação, de um curso profissionalizante, que seu futuro no mercado estará assegurado ou pelo menos, terá significativas chances de ingressar em um emprego ou empreender, abrir seu próprio negócio.

O máster de Santa Catarina finaliza dizendo que ficou orgulhoso ao ver, mesmo com todas as limitações, todos da empresa dando o máximo que podiam. “Enquanto empresas cortam investimentos e vagas de trabalho, o IM, contra todos os cenários, expandiu de forma impressionante com mais e mais unidades sendo inauguradas não somente em SC mas outros estados também, o que deixa claro a solidez da nossa rede, a segurança e estabilidade que ela proporciona, saímos desse encontro mais fortalecidos e confiantes para enfrentar 2021”, conclui Jonas Cavalheiro. 

O que achou do artigo?
Quer receber mais conteúdos como esses gratuitamente? Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos!