Blog Instituto Mix
Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 5 minutos.

Enquanto grandes empresas e indústrias fechavam várias vagas de trabalho no Brasil, o setor de franquias se manteve estável e se adaptou em um nível extraordinário ao novo momento vivido em 2020, de isolamento social, corte de investimentos e reajustes de planos e projetos. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostram que algumas franquias do setor de tecnologia, por exemplo, cresceram mais de 100% em 2020.

Obviamente que algumas franqueadoras, de segmentos específicos, sentiram mais a “pancada” do que outras, até porque o franchising não é uma bolha alheia às reações do mercado, mas o seu dinamismo e sua capacidade de se adaptar ao novo, fez com que o segmento passasse praticamente ileso pela crise. Foram poucas as franquias que, de fato, sentiram um impacto mais relevante.      

O destaque, em relação às franquias que cresceram, fica com as do segmento de educação, como o Instituto Mix de Profissões. Com um mercado mais temeroso em relação ao futuro, um ambiente altamente competitivo, a população percebeu que é por meio da educação, de um curso profissionalizante, que seu futuro no mercado estará assegurado ou pelo menos, terá significativas chances de ingressar em um emprego ou empreender, abrir seu próprio negócio.      

Vale a pena investir em franquias hoje?


A resposta não poderia ser outra a não ser: sim! Com a crise mundial provocada pelo Covid-19, o setor de franquias tem sido visto como oportunidade para iniciar um negócio ou ganhar uma renda extra, mesmo para aqueles que têm pouca experiência empresarial e querem ter uma negócio, pois o segmento de franchising garante suporte.        

Com as dificuldades enfrentadas neste ano, muitas franquias ficaram mais acessíveis durante a pandemia, reduzindo investimento inicial e alterando os valores praticados nas taxas de franquia, valor fixo pago para a utilização da marca franqueadora, além de outros benefícios. A intenção é atrair novos empreendedores dispostos a começar um negócio a partir do modelo de franquia. Mas o que devo levar em consideração na hora de escolher uma franquia mesmo com condições atraentes e, em alguns casos, imperdíveis?        

Se você está em dúvida se é o momento ou não de começar um negócio a partir de uma franquia, selecionamos algumas dicas que vão te ajudar a tomar as melhores decisões, para entrar com o pé direito do segmento de franquias.        

Será que tenho o perfil de franqueado? 


Bom, saber administrar é importante, mas as franqueadoras, em especial o Instituto Mix de Profissões, têm um ótimo suporte para jovens investidores. No caso da rede IM, esse suporte vai desde assessoria administrativa, suporte pedagógico, comercial, de mídias, TI e muito mais.  |

Mas, voltemos para o atual cenário. As franquias estão mais baratas durante a pandemia e podem ser uma oportunidade para entrar de vez no mundo do empreendedorismo. O primeiro passo é fazer uma autoanálise para entender se você tem determinado tipo de perfil para a franquia que almeja. Assim como você tem interesse no negócio, as franqueadoras querem saber se o empreendedor está apto para administrar uma franquia.

O fato é que as chances de sucesso para quem optar por uma franquia são maiores do que aqueles que partem para a criação de um negócio próprio. Por isso, as franquias buscam perfis de pessoas que têm habilidades para gerenciar negócios formatados e que se adaptem bem às regras pré-definidas do negócio. Separamos algumas dicas para você que tem interesse no segmento de franquias:
     

 

Como medir os resultados e reputação das franquias? 


Em meio às tantas incertezas, saber onde você vai investir o seu dinheiro é fundamental. É, muitas vezes, o recurso de uma vida inteira e você vai querer investir em algo sólido, confiável e que irá lhe render um retorno em curto, médio ou longo prazo. O importante é não entrar em um barco furado. Certo?      

É importante pesquisar informações em fontes confiáveis sobre a marca desejada, como o site oficial da ABF que reúne conteúdo especializado e elenca as melhores franquias, aquelas confiáveis, rentáveis e de excelência no mercado, certificadas com o Selo de Excelência de Franchising. Além disso, conhecer outros franqueados é fundamental neste processo, quanto mais informações e opiniões, mais seguro você estará para realizar o seu investimento.    
   

Reputação digital é imprescindível! 


Também faça uma pesquisa da reputação digital da franquia que você deseja adquirir. É um bom termômetro para conhecer a marca e também sobre o relacionamento com seus consumidores, principalmente em redes sociais e sites de busca na internet. Vale uma atenção especial neste aspecto. Em um mundo digitalizado, principalmente no atual cenário, a franquia que não está “bem” nas redes está invisível para boa parte do seu público alvo.      

O Instituto Mix de Profissões, mais uma vez, se destaque nesse quesito fundamental, dando informações, prestando suporte e, claro, disponibilizando cursos de maneira on-line no Store IM, além de muitas outras ferramentas digitais que faz com que a marca IM esteja anos luz à frente da concorrência.
       

Atenção às promessas das franquias


Uma preocupação de quem pensa em adquirir uma franquia mais barata na quarenta é se a marca franqueadora vai cumprir todas as promessas e condições especiais oferecidas neste período de crise. Todos os acordos estarão documentados e respaldados juridicamente. Por isso, é importante que tudo esteja sempre documentado e você deve acompanhar de perto.        

Para quem está decidindo empreender na quarentena, o modelo de franquia pode ser uma opção menos arriscada e também como investimentos já que muitas franqueadoras estão reduzindo em até 70% o aporte inicial. As franquias oferecem suporte a todo o momento para seus franqueados, mas é preciso estar atento a algumas atitudes que você deve ter para ter resultados com sua franquia:    
   

Tenha sempre em mente que estamos passando por uma pandemia e a união neste momento, de franqueador e franqueado, irá fazer a diferença. Juntos eles irão passar ainda mais fortalecidos por esse momento desafiador, afinal, é na crise que soluções e métodos inovadores surgem.

O que achou do artigo?
Quer receber mais conteúdos como esses gratuitamente? Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos!