Blog Instituto Mix
Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 2 minutos.

O conceito e a prática de liderar mudaram muito e a gestão de pessoas é uma das novas ferramentas de maior importância para um empreendimento de sucesso.

Aqui estão algumas dicas que poderão render tempo, dinheiro e satisfação em seu negócio. Vamos lá?

Aproxime-se de seus colaboradores

Esteja presente. Conhecer os pontos fortes e fracos de cada membro de sua equipe lhe renderá muito. Distribua tarefas conforme as habilidades que você identificar em cada um e respeite suas limitações também.

Nenhum colaborador age, aprende ou responde igual ao outro. Reconheça e saiba distinguir as diferenças dos indivíduos e de sua equipe como um todo, e claro, valorize o que cada um tem de melhor.

Divida responsabilidades

Isto quer dizer que você deve estimular a participação de todos e permitir que os que se sobressaírem tenham espaço para crescer. Não fique competindo com os colegas hierarquicamente abaixo de você.

Quem é competente sempre tem seu espaço garantido. Por isso, saber delegar é um incentivo ao crescimento de todos.

Reconheça financeiramente

Claro que motivar é importante, mas ter um plano de carreira personalizado, deixando claras as metas, competências e suas recompensas, evita desentendimentos futuros. Isto também elimina sentimentos de injustiças, pois o colaborador saberá como e por onde crescer.

Revise regularmente a remuneração e bonificação seguindo o plano de carreira e também o mercado de trabalho.

Invista em treinamentos

Nenhum setor pode ficar parado no tempo, nenhum. Para isto pesquise, se atualize e proporcione à sua equipe a melhora de seu desempenho. Avalie a necessidade de capacitação técnica, motivacional e/ou comportamental.

É fácil observar quando a equipe está desmotivada e sem apresentar novas soluções. Este é o momento de mexer com a energia e/ou o conhecimento do time. E não se esqueça de trabalhar os conhecimentos adquiridos no dia a dia da empresa.

Reuniões e feedbacks

Ouvir é outra ferramenta importante na gestão de pessoas. O líder durão, que é inacessível, arrogante e distante provoca um movimento de competição nada bom para a equipe.

Reúna-se com o grupo, motive-os. Deixe algumas decisões para a maioria, permita que o grupo determine um caminho e esteja pronto para apoiá-los, tanto quanto para abortar a proposta se não se mostrar eficaz.  Um bom projeto, ideia ou caminho deve ser comemorado em grupo, independente de onde nasceu.

Estas dicas certamente ajudarão no aumento do desempenho de sua equipe. Mas não esqueça: quem desempenha a gestão de pessoas são os chefes, gestores, diretores, enfim, são pessoas com capacidade de liderança, e líderes também necessitam estar em constante evolução e auto-avaliação.

Boa sorte e sucesso!

O que achou do artigo?
Quer receber mais conteúdos como esses gratuitamente? Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos!