Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

5 coisas que você precisa saber para ser feliz no trabalho

O nosso trabalho é o lugar em que passamos a maior parte do nosso dia, dado esse fato, ele deve ser um ambiente leve e agradável. Não é normal contarmos as horas para ir embora do lugar em que trabalhamos. E aí surge a pergunta, como ser feliz no trabalho?

Nós trouxemos os 5 principais pontos que devem ser lembrados e analisados em seu trabalho, ou até mesmo antes de arranjar um emprego. Desde a sua qualificação, até o seu jeito de trabalhar e como sua personalidade interfere no que você faz no seu dia-a-dia.

Trabalhe com o que você gosta

Escolher uma profissão que você goste, não é uma tarefa fácil. Ainda mais levando em consideração que será algo que você, provavelmente, fará pelo resto da vida. Por isso, escolha com cuidado e pondere os pontos positivos e negativos de cada escolha. Já dizia um ditado famoso de autor desconhecido: “trabalhe em algo que você realmente goste e você nunca precisará trabalhar na vida”.

Para isso, você deve começar separando suas áreas de interesse e seus pontos fortes. Isso seja na sua personalidade ou nos seus atos. Vamos supor que você é uma pessoa extrovertida, comunicativa, que gosta de escrever e é criativa. Você com certeza se daria bem em uma profissão como o jornalismo.

Seja um profissional preparado

Independentemente da área em que você trabalha, você deve ser qualificado no que faz. Hoje em dia, os donos de empresa procuram cada vez mais pessoas com experiência na área em que atuam antes de contratar. Para adquirir experiência, você precisará de muito esforço.

Cursos profissionalizantes são uma ótima forma de iniciar esse processo. Pois, além de terem uma duração mais curta do que uma graduação, te dão uma liberdade muito maior de conciliar o trabalho e o estudo.

E diferente do que muitos pensam, não há idade para isso. Um curso irá apenas lhe agregar conhecimento, só irá te trazer coisas boas que te deixarão a frente do seu colega. Nunca é tarde para aprender mais sobre o que você gosta de fazer. Pois além de ter seu trabalho valorizado, você sentirá a felicidade em trabalhar ao ver todas suas demandas concluídas pela sua aptidão.

Seja uma pessoa organizada

A organização é algo que ajuda em todos os âmbitos de nossa vida, seja na vida pessoal ou no trabalho. Para você conseguir ser feliz no trabalho, você precisa dela. Se você se organiza, você não se atrasa em suas demandas, atendendo a todas elas, cumpre os prazos necessários e não perde compromissos importantes. Você tem apenas a ganhar. Adote o uso de planners, agendas e post-its. Anote seus compromissos mais importantes, separe suas prioridades e defina suas metas.

Desenvolva seu networking

Algo que irá melhorar o seu desempenho e te fará ser feliz no trabalho é ter um bom relacionamento com os seus colegas. Você pode fazer isso através do “networking”. Este termo se trata de você se reunir com seus companheiros de serviço para debater e compartilhar informações. Você irá se expor para eles, expôr suas ideias, fazendo com que eles conheçam seu lado profissional melhor. Isso irá ajudar você a manter relacionamentos agradáveis e naturais no trabalho. Isso tornará o ambiente ainda mais tranquilo de trabalhar e passar todo o seu dia.

Para mais informações sobre “networking”, você pode acessar aqui o site da Rock Content. Lá, eles explicam de forma simples e descomplicada o significado da palavra. Isso irá ajudar você a entender melhor e poder incluí-la no seu dia-a-dia.

Tenha seu momento de lazer

Por mais que você ame seu trabalho e tenha prazer em ir para o seu ambiente de trabalho todos os dias, há limites em tudo. Você deve tirar um momento para si e respeitar o tempo do seu corpo, ele também merece descanso.

Faça uma viagem curta no final de semana, vá à praia, vá passear no parque. Se estiver sem dinheiro, tire um tempo para si, deite na rede sozinho e leia um livro. Faça sua comida preferida e se permita viver a vida sem pensar na sua próxima tarefa. Arranje um “hobby”, seja uma aula de dança, muay thai, crochê ou natação.

Como forma de te ajudar nisso, temos também um artigo aqui no blog sobre como lidar com o estresse no ambiente de trabalho, se você se interessou, clique aqui para acessar.