Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Cake Design: aprenda a decorar seus bolos!

Você faz bolos e tortas deliciosas, mas na hora de decorar você não consegue deixar o visual a altura do seu bolo, com aquele visual de cake design? Não se preocupe, o contrário também acontece com pessoas que sabem decorar lindos bolos, mas por dentro ele não fica lá tão legal.

O nosso foco aqui neste artigo serão as decorações por meio do cake design. Buscamos algumas informações em nosso Curso de Cake Design do Instituto Mix de Profissões para te mostrar como decorar um bolo pode ser bem simples e fácil.

Se você é iniciante, a melhor forma de fazer uma decoração para iniciantes, é com o famoso chantilly, glacê ou até mesmo o buttercream. Mas não basta só colocar algumas “pazadas” de chantilly ou glacê e achar que está pronto, certo?

Sempre dá para tentar dar uma forcinha para deixar o visual dele mais bonito, afinal de contas lembre-se que a gente “come” primeiro com os olhos, e o visual pode ser muito convidativo se ele estiver bem apresentável e decorado.

Use instrumentos simples para começar no cake design


Uma das maneiras mais simples de decorar um bolo é dar alguma textura. E isso é muito simples, basta cobrir seu bolo com o chantilly e depois use sua criatividade para dar alguma textura ao seu bolo e ele vai estar pronto em minutos.

Você pode usar uma colher, uma espátula, um garfo. Não existe limites para a criatividade na hora de decorar um bolo. Vale dar uma olhadinha na internet para ajudar na inspiração.

Decore seus bolos em cima e na parte de baixo


No cake design nem tudo precisa ser algo complexo e trabalhoso, às vezes o simples e bem feito pode fazer a diferença e deixar o bolo muito bonito.

Para uma decoração simples e elegante considere cobrir seu bolo com o chantilly e decorar apenas a parte inferior com frutas, amêndoas, flores, doces ou biscoitos. Essa também é uma ótima maneira de esconder alguma imperfeição que fica nessa parte do bolo.

No cake design aproveite para decorar bolos com raspas de chocolate


Colocar raspas de chocolate no topo de bolo já deixa ele mais convidativo, sem dúvida. É simples, fácil, rápido e todo mundo vai te encher de elogios. Quer coisa melhor que isso? Basta raspar uma barra de chocolate simples e colocar as raspas em cima ou ao lado do bolo.

Agora que já temos alguma habilidade e queremos subir de nível vamos aos sacos de confeitar?

Existem inúmeras decorações simples para se fazer com sacos de confeitar e você vai se adaptando e subindo o nível aos poucos. Então se você quer começar a se aventurar o bico 1M é a sua melhor opção, as rosas ou outros efeitos que você desejar colocar ficam lindas e você não vai precisar de mais nada no seu bolo.

Gostou das dicas simples de decoração da área de cake design que pode deixar seu bolo uma verdadeira obra de arte? Aproveite e acesse o nosso curso oficial do IM na área de gastronomia e saiba mais!

Confira as fotos de alguns dos trabalhos feitos por nossos alunos das unidades IM espalhadas pelo Brasil para você se inspirar: