Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

4 dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego!

Saber como se comportar em uma entrevista de emprego é fundamental para alcançar a contratação. Caso você não tenha atenção suficiente ao falar com o recrutador, pode acabar cometendo erros bobos que já eliminam seu currículo logo de cara.

O grande segredo está em se preparar com antecedência e estudar bem as características da empresa. Assim, fica mais simples ganhar a confiança necessária para impressionar por seus diferenciais de plano de carreira e oferecer bons valores ao contratante.

Quer saber mais? Vamos mostrar 4 dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego. Acompanhe:

1. Seja pontual

A pontualidade é um quesito muito avaliado pelos recrutadores. Isso porque se o candidato não consegue chegar no horário nem na entrevista de emprego, as chances de atrasar com frequência no dia a dia costumam ser grandes.

Além disso, ser pontual mostra interesse no cargo e respeito pelo tempo das pessoas. Mas nada de chegar com muita antecedência. O mais importante é ter bom senso e comparecer no máximo 15 minutos antes.

Assim, fica muito mais simples se ambientar com o lugar, tomar uma água e pensar sobre o que falar durante a entrevista. Pesquise ainda o trajeto mais adequado na véspera para evitar qualquer tipo de imprevisto, porém, se for atrasar, sempre é necessário ligar.

2.Transmita segurança

Sua postura durante a conversa com o recrutador precisa transmitir segurança. Imagine só se você fosse o responsável pela contratação e um candidato, quando questionado sobre experiências anteriores na carreira, respondesse que não se recorda. De cara já ficaria em uma lista de espera, não é mesmo?

Saber argumentar quando questionado é fundamental para que o seu currículo seja considerado uma boa opção. Por isso, mesmo quando for pego de surpresa por uma pergunta inesperada, tenha jogo de cintura para responder sem se intimidar. Muitas vezes, não existe nenhuma resposta certa, a intenção é ver exatamente como o candidato reage.

3. Faça boas perguntas

Demonstrar interesse sobre a empresa contratante faz muita diferença no sucesso de um candidato. O motivo é que, além de deixar claro que a pessoa tem uma personalidade proativa, ressalta a facilidade de se ambientar às regras do negócio como funcionário.

Por este motivo, pergunte sobre as obrigações do cargo que será ocupado com a intenção de saber mais sobre a rotina da empresa. Visite ainda o site e se informe sobre premiações ou o tipo de trabalho realizado. Por fim, ao estudar sobre o assunto, você consegue identificar o que pode agregar de positivo.

4.Tome alguns cuidados essenciais

Antes de uma entrevista de emprego, torna-se necessário tomar alguns cuidados para ser contratado. Por exemplo, cada negócio apresenta regras de dress code que precisam ser seguidas. Mesmo que você seja jovem e tenha um estilo mais informal, tenha atenção com a roupa escolhida, esteja com a higiene em dia e os cabelos bem alinhados.

Isso não quer dizer que a pessoa precisa trabalhar no mais completo rigor, porém, passar uma boa primeira impressão é importante. Mas cuidado com os exageros! O mais indicado é ir com um traje que seja alinhado na medida certa de acordo com a proposta da instituição.

Pronto! Agora você já sabe como se comportar em uma entrevista de emprego. Lembre-se de que além da autoconfiança e da pesquisa prévia sobre a empresa, também é importante se manter positivo. Como resultado, a perseverança ajuda muito no momento de se sair bem diante do recrutador.

Gostou das informações deste artigo? Então leia também sobre a importância de um bom currículo.