Blog Instituto Mix
Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 2 minutos.

Conseguir um emprego, um cargo de liderança ou ser um empreendedor, muitas vezes pode parecer algo inalcançável. Entretanto, quando esses anseios fazem parte de um plano de carreira, eles são muito mais facilmente atingidos.

O planejamento da carreira é fundamental para as pessoas que buscam o sucesso. Para tanto, é necessária uma organização a fim de identificar aonde se quer chegar e o que precisa ser feito para alcançar os objetivos propostos.

Neste artigo vamos comentar sobre a importância do plano de carreira e indicar os principais aspectos que devem ser abordados para que ele seja criado de forma personalizada e possa proporcionar um melhor direcionamento profissional. Continue lendo para saber mais!

A importância do planejamento da carreira

O planejamento da carreira é uma essencial ferramenta de orientação que permite definir o melhor caminho para o alcance dos objetivos estabelecidos, em curto, médio e longo prazo. Quando o plano de carreira é criado de forma personalizada, ele possibilita uma busca mais consciente e direcionada para atingir as metas estabelecidas.

Como criar um plano de carreira personalizado

Em geral, o plano de carreira deve ser elaborado para direcionar a pessoa, do estado profissional em que ela se encontra para o patamar desejado, dentro de um determinado período.

Entretanto, antes de iniciar um planejamento é fundamental buscar o autoconhecimento e refletir sobre alguns aspectos da personalidade, como as habilidades, competências e os interesses. Para tanto, é importante analisar:

A auto-análise é uma maneira eficaz para entender as próprias potencialidades e dificuldades, o que facilita a definição das metas a serem alcançadas.

Principais aspectos a serem abordados no plano

Para que o plano de carreira reflita os anseios com clareza, ele deve conter aspectos que demonstrem o que precisa ser feito para atingir o objetivo final. Veja quais pontos devem ser observados!

Metas alcançáveis

É essencial que as metas sejam alcançáveis e realistas. Além disso, elas devem ter um prazo estabelecido para que sejam cumpridas. Dessa forma, se o objetivo for um cargo de liderança, é importante considerar que, antes, será necessário passar por um período de estágio.

Cursos pretendidos

Com base nos resultados obtidos com auto-análise é possível listar os cursos que mais se alinham com a personalidade e os objetivos estabelecidos. Para tanto, faça uma pesquisa na internet e identifique quais os que melhor atendem às suas necessidades.

Revisões e adaptações necessárias

Considerando que um plano bem organizado deve contemplar os objetivos de curto, médio e longo prazo, é preciso ter em mente que várias etapas precisam ser superadas para alcançá-los.

Nesse sentido, é muito importante fazer revisões e adaptações de acordo com as necessidades que surgem, incluindo até mesmo mudanças no meio do caminho. Dessa forma, caso tenha escolhido cursar uma faculdade na área de humanas, mas perceber que gostaria de estudar exatas, o plano deve ser revisado e adaptado.

Conforme verificamos, para alcançar os objetivos profissionais, é fundamental criar um plano de carreira personalizado, já que ele proporciona um direcionamento claro sobre os passos que devem ser seguidos para chegar ao patamar desejado.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como criar um plano de carreira personalizado!

Powered by Rock Convert
O que achou do artigo?
Quer receber mais conteúdos como esses gratuitamente? Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos!