Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Curso técnico ou profissionalizante: quais são as diferenças?

A disputa por uma vaga de emprego está cada vez mais acirrada, assim como as exigências aumentam quanto à formação profissional. Dessa forma, para se destacar no mercado de trabalho, é fundamental buscar qualificação. Para tanto, é preciso saber escolher entre um curso técnico ou profissionalizante.

Essa é uma dúvida muito comum entre quem quer começar uma carreira, mas também entre os profissionais que já se encontram empregados e desejam melhorar a sua capacitação. Isso porque, em geral, as pessoas não conhecem a diferença entre esses cursos, ficando indecisas.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar as características de cada uma dessas modalidades de ensino, suas principais diferenças e as vantagens que o curso profissionalizante oferece em relação ao técnico. Acompanhe!

Diferenças dos cursos técnicos e profissionalizantes

Uma das principais diferenças é o caráter oficial apresentado pelo curso técnico, principalmente por essa modalidade exigir o reconhecimento do MEC (Ministério da Educação), enquanto os profissionalizantes são cursos livres, não necessitam dessa “autorização”.

Eles também se diferenciam por outros fatores, como: carga horária, duração, exigências de formação inicial, estágio obrigatório e trabalho de conclusão de curso, certificação e valores.

Características do curso técnico

Para funcionar, o curso técnico necessita de aprovação do MEC, além do atendimento à algumas exigências legais, como:

  • carga horária padrão;
  • duração entre 18 e 24 meses;
  • estágio obrigatório;
  • apresentação de trabalho para a conclusão do curso.

Além disso, o ensino técnico precisa apresentar um estudo mais profundo, encaixando-se em eixos temáticos. Esses cursos também podem exigir idade mínima do aluno e conclusão do ensino médio ou fundamental.

O estudante tem a opção de cursá-lo em 3 modos diferentes, como:

  • externo — o técnico e o ensino médio podem ser cursados ao mesmo tempo, em escolas diferentes;
  • concomitante — quando a escola já oferece uma formação técnica e a conclusão do ensino médio em um mesmo curso;
  • subsequente — o aluno só entra no curso técnico, após a conclusão do ensino médio.

Características dos cursos profissionalizantes

Também classificados como cursos livres, os cursos profissionalizantes não precisam ter aprovação do Ministério da Educação (MEC). Por esse motivo, não há burocracias quanto ao tempo de duração, elaboração de trabalhos de conclusão do curso e estágio obrigatório.

Apesar de esses cursos não emitirem diplomas com o selo do MEC, ao final dos estudos o participante recebe um certificado de conclusão. Além disso, em geral, eles são de curta duração, podendo ser concluídos entre 6 e 24 meses.

Dessa maneira, essa modalidade de ensino atende às necessidades de quem pretende se atualizar em um assunto mais específico, podendo ser cursado por pessoas que já têm uma profissão e desejam aumentar os seus conhecimentos e as oportunidades na carreira ou por quem pretende aprender uma nova habilidade.

O curso profissionalizante tem menos pré-requisitos — mesmo as pessoas que não cursaram ou não se encontram matriculadas no ensino médio e/ou fundamental podem fazê-lo.

Vantagens do curso profissionalizante

O curso profissionalizante pode oferecer mais vantagens dependendo dos objetivos do participante e da área em que ele trabalha. Alguns dos principais aspectos que tornam essa modalidade mais vantajosa que o curso técnico são:

  • duração do curso;
  • menor custo;
  • não há pré-requisitos de formação;
  • proporciona maior competitividade no mercado de trabalho.

Como vimos, para garantir uma vaga de emprego e se destacar no mercado de trabalho, é fundamental buscar qualificação profissional. Nesse sentido, os cursos profissionalizantes apresentam vantagens em relação aos cursos técnicos, principalmente quanto à duração e o baixo custo, fatores esses que precisam ser levados em conta na hora de escolher entre um curso técnico ou profissionalizante.

Gostou do artigo? Para obter mais informações sobre os cursos profissionalizantes, entre em contato conosco!