Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Como fazer um bom currículo e aumentar suas chances no mercado?

Saber como fazer um bom currículo é fundamental para conquistar a tão sonhada vaga no mercado de trabalho. Na maioria dos casos, a forma como o candidato coloca as informações no papel determina o nível de interesse dos recrutadores.

O grande segredo está em descrever todas as capacitações de maneira objetiva. Assim, ao bater o olho no seu material, a empresa já sabe como será possível contribuir para o crescimento dos negócios em longo prazo.

Quer saber mais? Vamos mostrar como fazer um bom currículo e aumentar suas chances no mercado. Acompanhe:

Pense em um layout criativo

O mais importante para atrair a atenção do recrutador é pensar em layout criativo e ao mesmo tempo objetivo. A harmonização visual do conteúdo ajuda muito a deixar seu nome na lista de candidatos interessantes.

Por isso, use margens amplas que façam com que as informações fiquem bem distribuídas. A fonte usada no texto também deve ser limpa e, caso seja necessário, o negrito pode ressaltar alguns pontos sem exageros.

Apresente um currículo simples e direto

Quando se trata de apresentar suas capacitações profissionais, emocionar a pessoa responsável pela seleção não é uma boa opção. O diferencial está em agregar valor ao seu currículo com informações diretas. Deixe tudo muito claro sem enrolação.

Isso mesmo! Hoje em dia, respeitar o tempo das pessoas é um ponto a seu favor e faz com que você seja avaliado de maneira positiva. Saiba que a ideia não envolve abreviar experiências, mas sim, ir direto ao ponto e colocar apenas o que te qualifica como apto ao cargo oferecido.

Coloque todas as experiências

As suas experiências em diferentes setores são fundamentais para mostrar o quanto o seu trabalho pode contribuir no crescimento da instituição. Ainda que de maneira objetiva, como ressaltado, anteriormente o candidato deve incluir tudo o que tende a fazer diferença no desenvolvimento das atividades diárias.

Tenha em mente que muitas empresas não pensam apenas na capacitação profissional. Elas analisam também como se comporta o ser humano por trás daqueles dados. Em função disso, se torna indispensável colocar extensões que valorizem ainda mais seus interesses e proatividade. Veja a seguir algumas sugestões de atividades extras:

  • cursos livres;
  • palestras;
  • trabalho voluntário;
  • cursos de idiomas.

Destaque as metas na carreira

Outro ponto muito importante é descrever quais são os seus objetivos na carreira. Afinal de contas, nenhum recrutador costuma se interessar por pessoas estagnadas que não desejam crescer junto com a instituição. Conte sobre seu plano de carreira de maneira sincera e com bom senso.

Muitas empresas oferecem essa possibilidade em sua política interna. Sem contar que quando existe oportunidade, ainda ajudam os profissionais a ampliar a sua área de conhecimentos com cursos de idiomas ou treinamentos bem direcionados que podem servir como referências na busca de outros cargos no futuro.

Pronto! Agora você já sabe como fazer um bom currículo e impressionar os recrutadores. Lembre-se que por mais que a necessidade em relação a vaga seja grande, ser honesto nas informações também faz muita diferença na hora da decisão.

Gostou das informações deste artigo? Então faça agora mesmo o seu currículo no nosso site!