Blog Instituto Mix
Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 8 minutos.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e a tendência dessa competitividade aumentar já não é mais segredo para ninguém! Além do mais, o desemprego no Brasil chegou a atingir mais de 12 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Isso faz com que muitas famílias fiquem desamparadas financeiramente, prejudicando ainda mais a economia nacional.

Levando esses dados em consideração, precisamos, mais do que nunca, estarmos cientes da importância dos cursos profissionalizantes, isso porque eles podem ser o diferencial que você precisa para se encaixar no mercado. No atual cenário brasileiro, as empresas buscam por profissionais proativos, empáticos e que, principalmente, dominem a sua área de atuação.

É preciso buscar conhecimento e estar a par das inovações do seu setor de atuação para assim saber como ajudar a empresa a se destacar em relação à concorrência. Além disso, os cursos profissionalizantes também podem ajudá-lo a abrir o seu próprio negócio e conquistar a sua independência.

Neste post, buscamos o conceito de curso profissionalizante, além de informações sobre como ele funciona, quais os principais tipos e o que você tem a ganhar ao investir nessa opção. Preparado? Então vamos lá!

O que é considerado curso livre ou profissionalizante?

Os cursos livres e profissionalizantes visam a qualificação das pessoas para o mercado de trabalho. Assim, os cursos oferecidos ajudam o trabalhador a se aperfeiçoar e se atualizar sobre assuntos específicos de sua área. Os profissionais que optam por esse método de ensino ganham mais direcionamento em sua carreira — seja a que pretende seguir, seja a que já está seguindo.

Os cursos profissionalizantes são bem democráticos, isto é, eles podem ser feitos independentemente do seu grau de escolaridade, não importando se você já concluiu o ensino médio, entretanto é importante que o aluno tenha terminado, no mínimo, o ensino fundamental.

Dessa forma, trabalhar com o que gosta, fazendo do seu hobby sua fonte de renda, é algo possível. E os cursos livres ou profissionalizantes estão aí para provar que você pode conquistar os seus sonhos e alcançar patamares maiores do que já imaginou.

Como funciona um curso profissionalizante?

O curso profissionalizante tem duração menor do que um curso de graduação, o segundo leva em torno de 4 a 5 anos para ser concluído, enquanto o primeiro pode ser finalizado em menos de 2 anos.

Uma instituição de qualidade deve assegurar a seus alunos o aprendizado completo sobre o que é necessário para o dia a dia da sua profissão. Ainda mais, os melhores cursos possibilitam ao aluno refazer o curso gratuitamente, caso a aprendizagem proposta não seja alcançada.

Os professores devem passar por um rigoroso processo de formação interna, a fim de exaltar todo seu conhecimento e experiência no ramo de atuação. Além de tudo isso, quando o aluno investe na sua profissionalização, ele está impulsionando a sua carreira e abrindo caminhos para outras possibilidades.

Quais são os tipos de curso profissionalizante no mercado?

O mercado oferece diversificados cursos profissionalizantes. Sendo assim, você só precisa identificar aquela área que tem mais afinidade para, então, correr atrás de seus objetivos e ganhar mais credibilidade quanto ao seu perfil profissional.

A seguir, listamos os cursos mais procurados e que oferecem excelentes oportunidades no mercado de trabalho. Descubra!

Tecnologia

A tecnologia é uma das áreas que mais exige capacitação profissional. Por mais que a pessoa já tenha concluído algum curso superior dentro da área, o curso profissionalizante ainda se faz necessário para aperfeiçoar o conhecimento do profissional e mantê-lo atualizado sobre as inovações do mercado.

Os softwares de gestão, por exemplo, estão se tornando indispensáveis nas rotinas das empresas. Isso porque eles facilitam o acesso a informações, otimizam os processos internos e ajudam a reduzir equívocos que comprometam o bom desenvolvimento de um negócio.

Com tudo isso em mente, é importante ter consciência da necessidade de profissionais com conhecimento em programação e demais tecnologias para auxiliarem nessa demanda que só tende a crescer. As constantes inovações desse segmento exigem muito estudo e capacitação.

Engenharia

A engenharia apresenta diversas funções específicas, como fabricação, sustentabilidade e construção. Por isso, cada vez mais ela necessita de profissionais qualificados para dar conta dessa demanda. Os campos que estão relacionados à infraestrutura exigem conhecimento tecnológico e capacidade de inovação.

Com um curso profissionalizante será possível atender a todos esses requisitos, pois eles são capazes de fornecer todo o conhecimento necessário para manter o profissional competitivo no mercado.

Além disso, precisamos frisar que o conhecimento é muito importante porque essa área de atuação é extremamente rígida. Ou seja, qualquer deslize pode comprometer toda a estrutura de uma construção, por exemplo, e, consequentemente, ocasionar diversos prejuízos para o cliente e, também, para o seu negócio.

Estética e beleza

A maioria das mulheres são muito vaidosas, mas os homens também não estão fora dessa lista. Com o passar dos anos, ficou comum vermos estabelecimentos focados no segmento da estética masculina. Por esse e outros motivos, a área da estética e beleza está cada vez mais em alta, pois a demanda está crescendo cada, tanto para público feminino quanto para o masculino.

Os cursos profissionalizantes têm como objetivo destacar um negócio desse tipo no mercado, pois a concorrência costuma ser bem acirrada em todo o país. Em um salão de beleza, por exemplo, além de cortes de cabelo, também é interessante fornecer tratamentos estéticos como, limpeza de pele, massagens modeladoras, design de sobrancelhas, entre outras alternativas que estão bastante em alta.

Esses serviços adicionais têm como objetivo atrair mais clientes e, inclusive, fidelizá-los para que seja possível ter uma renda menos oscilatória.

Confeitaria

O ramo alimentício dificilmente dá prejuízo, salvo os casos em que a pessoa não consegue gerir bem o seu negócio. Do contrário, é só investir em conhecimento para se destacar da concorrência e conquistar mais clientes.

Em uma confeitaria é possível oferecer diversos serviços, como brigadeiros gourmet, bolos de pasta americana, salgados das mais variadas opções, entre outras alternativas.

O curso profissionalizante o ajudará a desenvolver seu trabalho da melhor maneira possível, oferecendo ao seu consumidor aquilo que ele procura: preço justo, produtos de qualidade e, acima de tudo, deliciosos.

Após a realização do curso, você perceberá que a sua demanda vai aumentar e, consequentemente, seu negócio vai ter mais cliente, exigindo que você contrate outras pessoas para ajudá-lo a dar conta de tudo, gerando assim, mais empregos.

Saúde

Saúde é coisa séria! Por esse motivo, contar com uma empresa de qualidade que forneça o curso que você deseja é fundamental para garantir que você conseguirá ajudar outras pessoas com competência e responsabilidade. Entre as principais opções, destacamos:

Também existem cursos direcionados a ensinar de forma prática e simples diferentes maneiras de ter independência e autonomia em seu cotidiano. Cuidar do corpo e da mente é algo muito importante e as pessoas estão cada vez mais preocupadas com esse assunto.

Portanto, essa é uma chance de você expandir seus conhecimentos e ajudar quem precisa de um suporte emocional e pessoal.

Quais os benefícios de investir nesse tipo de curso?

Se identificou com um dos cursos listados anteriormente? Ótimo! Que tal entender como eles podem agregar na sua profissão e ajudar você a se destacar no seu segmento? É isso que vamos explicar nos próximos tópicos. Continue a leitura para conferir!

Baixo custo

Fazer uma faculdade exige muitos recursos, materiais e psicológicos, até a conclusão do curso. Não estamos falando apenas dos valores da mensalidade, pois também é preciso incluir os gastos com transportes, materiais didáticos, alimentação e muito mais, além da manutenção da saúde e do bem-estar.

Por esse motivo, muitas vezes, essa opção se torna inviável para algumas pessoas, pois por mais que o governo ofereça alguns programas para o desconto ou financiamento dos valores referentes às mensalidades, ou eles costumam ser extremamente concorridos ou os juros a serem pagos no financiamento não são tão favoráveis.

Ao contrário da graduação, os cursos profissionalizantes têm um custo muito mais baixo, menor tempo de duração e exigem menos do estudante, o que faz com que você possa cursá-lo sem comprometer o seu orçamento mensal e a saúde.

Rápida inserção no mercado de trabalho

Como os cursos profissionalizantes são focados em uma técnica ou segmento, as chances de inserção no mercado de trabalho se torna mais rápida. O que também contribui para esse feito é o fato de a duração do curso ser pequena, o que faz com que todo o conteúdo aprendido fique gravado em sua memória por mais tempo.

Isso faz com que você se torne um profissional mais responsável e competente, que é o que muitos empreendedores buscam no perfil de seus colaboradores.

Além disso, se você pretende abrir seu próprio negócio, essa questão se torna ainda mais interessante, pois a rápida inserção fará com que você tenha acesso ao mercado e às oportunidades de negócio assim que concluir o curso.

Aumento nas oportunidades para conseguir um bom emprego

Como já falamos, o número de desempregados no país chega a ser assustador. Por esse motivo, muitas vezes, as pessoas se veem forçadas a aceitar um emprego que não as agrada, o que faz com que o estresse e depressão aumentem pela falta de prazer no ambiente profissional.

Quer acabar com essa possibilidade de uma vez por todas? O segredo aqui é buscar a profissionalização na área que mais deseja. Por exemplo, se o seu desejo é trabalhar no setor administrativo de uma empresa ou, até mesmo, abrir o próprio negócio, é fundamental ter total domínio de técnicas administrativas, gestão de pessoas, vendas, liderança etc.

O curso profissionalizante abre essa porta para o profissional, para que, dessa forma, seja possível maiores chances dele conquistar aquele emprego dos sonhos e deixar o estresse e outras doenças emocionais no passado!

Rápida conclusão

Conforme já mencionamos, o tempo de duração de um curso profissionalizante é muito menor do que os da faculdade e cursos técnicos. Em menos de um ano você já estará apto para colocar em prática aquilo que aprendeu. Muito bom, não é mesmo?

Isso possibilita que você tenha mais chances de sair do desemprego ou, inclusive, largar aquele emprego que só lhe faz mal. Prezar pela nossa saúde emocional é muito importante e a realização profissional está diretamente ligada a esse quesito.

Com a rápida inclusão no mercado de trabalho, você poderá se sentir mais seguro para realizar planos e continuar na busca pelos seus sonhos. Afinal, sem uma renda é impossível conquistar muitos dos seus desejos, principalmente quando eles estão relacionadas aos bens materiais, como casa própria, carro novo etc.

Melhorias para o currículo

O currículo é o cartão de visitas de um profissional, por isso, ele precisa ser bem-feito para que o empregador possa identificar com clareza quais são as suas habilidades e se elas correspondem com as necessidades da empresa.

Um dos pontos mais importantes desse documento é a formação da pessoa que ocupará o cargo vago. Nesse momento, o curso profissionalizante pode ser o diferencial que o empresário está procurando.

Por exemplo, no segmento da moda, entender de corte e costura faz toda a diferença mesmo que na tomada de decisões mais ligadas ao setor administrativo desse tipo de negócio.

Percebeu a importância de um curso profissionalizante no mercado de trabalho? Como eles são de curta duração, é possível fazer vários para complementar o seu conhecimento e agregar mais valor ao seu currículo.

Assim, além de não ficar pesado financeiramente, pois o curso tem um valor de investimento muito mais em conta que o das faculdades, você consegue ter domínio de mais áreas.

O que você precisa ter em mente é que conhecimento nunca é demais, uma hora ou outra você vai se deparar com uma situação que exige expertise em determinado assunto, e se não houver preparação para isso, é muito provável que um concorrente tome o seu lugar.

Se você quer fazer um curso profissionalizante, nós podemos te ajudar! Entre em contato com a gente!

Powered by Rock Convert
O que achou do artigo?
Quer receber mais conteúdos como esses gratuitamente? Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos!