Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Como ser um bom chef profissional e se destacar no mercado?

O ramo da culinária vem sendo constantemente buscado para quem quer uma nova profissão. Além de possuir um mercado de trabalho muito abrangente e em constante crescimento. As vertentes dentro da profissão são as mais diversas, desde na área da confeitaria, dos salgados, chef profissional e até mesmo o chef vegano, atendendo a uma nova demanda.

Dentre tantos ramos no mercado, iremos abordar hoje o chef profissional. Ele vem ganhando destaque nos últimos tempos, principalmente levando em consideração a alta procura por qualificação que vem sendo requerida nesse setor. Para você que quer ser um chef, separamos os principais destaques que devem ser levados em consideração na profissão, e tudo que você não pode deixar de fora na hora de ingressar no mercado de trabalho.

Aprenda e domine o básico

Por mais redundante que soe, tudo deve começar do começo. Antes de se especializar em comidas sofisticadas da alta culinária, você deve conhecer o básico.  Como já dizia o ditado, a prática leva a perfeição, então invista nela. Apenas com a prática você conseguirá se aperfeiçoar o suficiente para subir de nível nas suas receitas e no seu trabalho oferecido.

Mesmo que seja em casa, teste receitas diferentes, pegue o caderninho de receitas da sua mãe, avó ou tutoriais da internet. Por mais simples que pareçam algumas receitas, é através delas que você aprenderá técnicas, jeitos diferentes de trabalhar e muito mais.

Seja criativo e explore novas ideias

Você irá encontrar muitas pessoas na sua área de trabalho, acredite! O ramo gastronômico é concorrido, mas isso pode ser positivo pra você. Muitos estabelecimentos já vem de uma longa carreira no ramo culinário e tem seu público fixo e um trabalho estável. Você não começará assim.

O seu começo será difícil, e a sua forma de amenizar isso é sendo diferenciado. Inove nas suas receitas e no seu ambiente de trabalho. Você tem que chamar atenção pelo diferente. Aposte em novas técnicas e em coisas que não foram vistas antes onde você irá trabalhar, e com isso, seu público crescerá muito mais rápido.


Seja um profissional organizado

Como sempre citamos em todos os artigos, a organização é indispensável em toda e qualquer profissão. O chef profissional não se exclui disso. Ser organizado com a equipe que irá trabalhar com você irá te trazer credibilidade com os colaboradores.

Além de que, isso tornará o processo mais rápido e irá fazer com que você atenda seu cliente com mais precisão e sem muita demora. E além da organização com o preparo, você deve ter organizado o seu jeito de trabalhar com todos os seus funcionários. Quando você abre uma empresa, você cria um lema e você entra na vida de cada pessoa que entra naquele estabelecimento.

É importante que todos sejam tratados como se estivessem em casa. Você deve garantir que seus colaboradores estejam na mesma página que você em como lidar com os clientes.

Invista em treinamentos

Já citado, a qualificação vem sendo algo muito exigido. E é por isso que você deve investir em cursos profissionalizantes, palestras, treinamentos e coisas do gênero. O conhecimento nunca será demais e você não irá se arrepender. Além de que, com qualificação, você cresce mais rápido no mercado. Com ela, você terá uma maior noção dos processos que vão além do apenas fazer a comida, mas que vem muito antes.

Caso você se interesse, o Instituto Mix possui o curso de Chef Profissional, você pode acessar aqui para mais informações.

Ouça opinião de terceiros

Ouvir a opinião dos outros é sempre importante. Seja ela de familiares e amigos, que estarão sempre ali por você para dar apoio e suporte. Ou ainda de profissionais que atuam na área, que podem esclarecer suas dúvidas e dar conselhos extremamente importantes para o seu crescimento profissional.

Separe suas principais dúvidas, seja sobre o mercado de trabalho, sobre a renda, sobre o investimento a ser feito, etc. Aí então, procure um profissional que esteja disposto a tirar suas questões. Isso irá apenas engrandecer você e o seu negócio. Você nunca deve ser orgulhoso a ponto de não admitir que precisa de ajuda e de opiniões.

Faça com amor

Não importa o que você vai fazer, importa que você goste do que faça. Você não deve se tornar um chef apenas pelo status ou pelo dinheiro que você pode ganhar.

Você deve ter amor pela profissão, gostar de verdade do que faz. Trabalhar com culinária é sobre ter amor pela reação das pessoas ao provar a sua comida, ao alimentar alguém e tirar sorrisos. Quando se faz com amor, se faz melhor e se faz com perfeição.