Blog Instituto Mix
Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 3 minutos.

O curso de micropigmentação de sobrancelhas tem se apresentado como uma boa oportunidade para salões de beleza, assim como para profissionais que desejam abrir um negócio próprio. Esse mercado cresce a cada dia e o Brasil já é considerado uma das grandes referências na área.

A propósito, o país tem sediado Congressos Internacionais e Encontros Nacionais de micropigmentadores. Nesses eventos, profissionais renomados promovem palestras e cursos com bases científicas, visando à atualização do conhecimento dos participantes.

Neste artigo, vamos explicar o que é ensinado no curso de micropigmentação, quais os tipos de técnicas que existem, bem como os aspectos que devem ser observados para avaliar a qualidade da escola de capacitação. Continue a leitura para saber mais!

O que se aprende em um curso de micropigmentação

Os conteúdos e a duração do curso de micropigmentação variam de acordo com a instituição de ensino. Em geral, são ensinados conceitos teóricos e suas aplicações, visando à qualificação de designers de sobrancelhas para atuarem na área de micropigmentação.

Veja, a seguir, um exemplo de conteúdos de um curso com duração aproximada de 5 meses, ministrado por módulos.

Módulo Biossegurança

Nesse módulo, são ensinados conceitos básicos sobre:

Módulo Técnica esfumada

Teoria e prática sobre preenchimento de sobrancelhas bem definidas, com efeitos de cores e criação de tonalidades para dar uma impressão mais realista.

Módulo Técnica degradé

Nesse módulo o participante aprende a técnica com duas cores que se sobrepõem para criar um efeito bem delicado, com fios mais claros e o centro das sobrancelhas em um tom mais escuro e sombreado para simular volume.

As diferentes técnicas de micropigmentação

Com o avanço do conhecimento e das tecnologias, as técnicas de micropigmentação foram renovadas e ampliadas, proporcionando diferentes resultados para atender necessidades específicas, como podemos verificar, a seguir.

Shadow ou sombreada

Uma das primeiras técnicas utilizadas, que lembra uma maquiagem feita com sombra ou lápis. Ela altera bastante a cor e a espessura da sobrancelha.

Compacta

Essa técnica apresenta saturação de pigmento, a fim de obter uma sobrancelha bastante marcada, como as antigas sobrancelhas definitivas, mas com durabilidade aproximada de 2 anos.

Embora seja pouco utilizada atualmente, é a base do conhecimento para a aprendizagem de outras técnicas.

Fio a fio

A técnica fio a fio, também conhecida como hiper-realista ou 3D, é aplicada com dermógrafo e indicada para as pessoas que desejam um resultado mais natural e bonito. Ela pode ser aplicada para modelar, reconstruir ou preencher falhas nas sobrancelhas.

Sua principal característica é a simulação de pelos, sendo perfeita para a correção de eventuais falhas por imperícias dos profissionais da área ou acidentes.

Realista ou Hiper-realista

Trabalha com fios entrelaçados combinando técnicas e tonalidades de cores.

Microblading

Também conhecido como tebori, esse método milenar de origem japonesa está conquistando o mundo. É a mais moderna técnica de fio que proporciona um resultado mais natural em comparação às demais. Ela trabalha traços curvos e delicados com o auxílio de uma agulha.

Aspectos que identificam a qualidade de uma escola

Para ingressar na carreira de micropigmentação é fundamental optar por cursos que vão além da teoria. Veja, a seguir, os aspectos que devem ser considerados:

Nesse sentido, o Instituto Mix fornece um aprendizado em sintonia com as necessidades do mercado, proporcionando um diferencial para os profissionais atuarem na área.

Como vimos, o curso de micropigmentação de sobrancelhas é uma boa oportunidade para os profissionais que atuam como designer. Para tanto, é fundamental optar por um curso de qualidade a fim de garantir um bom atendimento aos clientes e sucesso profissional.

Gostou do artigo? Para saber mais sobre o curso de micropigmentação acesse o nosso site!

Powered by Rock Convert
O que achou do artigo?
Quer receber mais conteúdos como esses gratuitamente? Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos!