Blog Instituto Mix
Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 2 minutos.

O cuidador de idosos dedica-se às necessidades do idoso, desde a higiene pessoal até a ministração de remédios. Sendo assim, ele precisa ser alguém responsável e que, acima de tudo, demonstre empatia com as pessoas da terceira idade.

Esse profissional precisa compreender as limitações e estimular ações para fazer com que, mesmo com o avanço da idade, a pessoa se sinta confortável. Essa não é uma tarefa tão simples pois, muitas das vezes, o cuidador se depara com idosos que estão prestes a perder sua vivacidade por causa das limitações resultantes dos anos vividos.

Ele tem o importante papel de incentivar o idoso a lidar com as dificuldades e tomar o protagonismo de suas vidas novamente. Neste artigo, mostraremos o que faz esse profissional e o que é preciso fazer para atuar nessa área, para isso, listamos três de seus afazeres essenciais . Veja!

Ministrar medicação

Com o avanço da idade, o organismo sofre diversos desgastes. Consequentemente, o uso de medicações aumenta, pois é preciso para suprir as deficiências do corpo.

Em alguns casos, o controle precisa ser mais rigoroso porque, dependendo do estado de saúde do idoso, o médico pode receitar antibióticos ou outros tipos de remédios controlados que não podem ser ministrados em horários errados.

Nesse sentido, o cuidador de idosos precisa ser organizado e pontual, para não esquecer de dar o medicamento ou trocá-los.

Manter os ambientes organizados

Alguns idosos apresentam dificuldades na mobilidade e no equilíbrio, por esse motivo, o cuidador deve manter o ambiente organizado para evitar acidentes. É bom deixar claro que: não estamos falando que o profissional precisa fazer a limpeza do local, porém, não se pode deixar obstáculos no chão.

Enfim, é necessário organizar no intuito de facilitar ao máximo a locomoção do idoso, principalmente, quando ele faz uso de muletas ou cadeira de rodas.

Ajudar na realização da higiene pessoal

O cuidador de idosos também é responsável por manter a higiene dessas pessoas em dia. Isso porque, em alguns casos, os idosos estão acamados por consequência de alguma doença e, por isso, não conseguem se locomover para realizar atividades básicas, como escovar os dentes ou tomar banho.

Nesses casos, é preciso que o cuidador saiba como dar banho de leito e, inclusive, como mudar o idoso de posição sem machucá-lo.

Por que é importante fazer um curso de qualificação?

Fazer um curso de qualificação é necessário minimamente para oferecer um melhor atendimento ao idoso. Indo além, com ela o profissional vai saber como agir em situações incomuns, o que faz toda a diferença na hora de se destacar.

O curso deixa o participante à frente dos demais candidatos, pois mostra que ele é capacitado o suficiente para tratar do idoso com empatia e o profissionalismo necessário que o momento exige.

Percebeu a importância do cuidador de idosos? Com a correria do dia a dia, muitos familiares não conseguem dar conta de todas as responsabilidades com seus parentes idosos e, por esse motivo, elas acabam precisando do auxílio de profissionais responsáveis para ajudá-las a cuidar de quem tanto amam.

Pensando em ajudar você a aumentar suas chances no mercado de trabalho, separamos este artigo que mostra como fazer um bom currículo. Boa leitura!

Powered by Rock Convert
O que achou do artigo?
Quer receber mais conteúdos como esses gratuitamente? Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos!