Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

3 opções de trabalho para você se tornar um profissional autônomo

pessoas trabalhando num salão de beleza atendendo clientes com tesoura e secador na mão

Com as oscilações do mercado, ser um profissional autônomo é uma excelente ideia. Isso porque, gerenciar seu próprio serviço e ter autonomia em relação aos ganhos faz muita diferença na vida financeira.

Para acertar na escolha de qual área seguir, você precisa estudar bastante com a intenção de montar um negócio sustentável. Assim, fica mais simples alcançar uma boa margem de lucros e crescer rapidamente.

Quer saber mais? Neste post, vamos tirar suas dúvidas sobre o assunto e mostrar 3 dicas de trabalhos para o profissional autônomo. Acompanhe!

Como se tornar um profissional autônomo?

Para mudar sua carreira ou ingressar no mercado de maneira independente, ser um profissional autônomo se mostra como um divisor de águas. Para tanto, comece pesquisando sobre as regras para fazer o registro do MEI (Micro Empreendedor Individual).

O processo costuma ser bem simples, porém, é necessário tirar todas as dúvidas antes de tomar uma decisão. Além dos documentos pessoais exigidos para a formalização da empresa, também é necessário checar se a sua ideia de negócio está na lista de atividades permitidas pelo regulamento.

Plano de negócios

Depois de estudar todas as regras, o melhor caminho é fazer um plano de negócios para verificar se o seu trabalho se configura como uma empresa rentável no mercado. Já que, sem mensurar cada detalhe cuidadosamente, nenhum tipo de serviço consegue crescer.

Disciplina

Começar uma empresa não é uma tarefa fácil. Além de exigir dedicação ao trabalho, o profissional autônomo precisa ser disciplinado. Por esse motivo, não seja impulsivo e faça uma planilha detalhada de cálculos para avaliar quais são suas reais possibilidades.

Qual o melhor ramo para autônomos?

O grande diferencial de abrir a própria empresa está no fato de existirem milhares de oportunidades. É importante que você identifique quais são suas principais habilidades e qualificações para encontrar um ramo lucrativo.

Assim, com tantas mudanças no mercado de trabalho formal, fica mais fácil buscar capacitações específicas ou, até mesmo, começar do zero. Veja a seguir 3 opções de trabalhos autônomos de sucesso:

1. Maquiador profissional

Esse tipo de serviço está cada vez mais popular e costuma abrir muitas portas ao profissional que trabalha por conta própria. Afinal de contas, com o crescimento das blogueiras em redes sociais ficou mais simples conseguir clientes. Sem contar que os cursos profissionalizantes são democráticos e cabem em todos os bolsos.

2. Cuidador de idosos

A população brasileira está vivendo mais e, por conta disso, a demanda de serviços nessa área se mostra como uma boa oportunidade. Para ficar capacitado ao cargo, você deve procurar um curso autorizado e focar em credibilidade, já que isso é indispensável nesse segmento.

3. Cabeleireiro

Assim como a procura por maquiador está em alta, a profissão de cabeleireiro , geralmente, não sofre tanto com as crises. Na prática, as pessoas precisam de penteados para festas e os mais vaidosos não dispensam os cuidados pessoais, como corte ou coloração.

O plano de carreira, nesses casos, é um diferencial, pois você pode colocar como meta alcançar sua própria rede de salões e de cuidados com idosos, por exemplo.

O mais importante, em uma situação como essa, é investir em um bom planejamento para sobreviver diante das oscilações do mercado e para conseguir se destacar da concorrência logo de cara.

Aproveitou as nossas dicas? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais para que todos fiquem por dentro.