Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Vale a pena investir em um curso de barbearia? Saiba aqui!

Se você tem dúvidas sobre iniciar o curso de barbearia, saiba que é preciso conhecer bem o mercado antes de se aventurar. De fato, além de ter talento como barbeiro, também é necessário se dedicar aos estudos.

Mas não se preocupe! Ao ficar por dentro da dinâmica da profissão, boas oportunidades aparecem e em pouco tempo o investimento já traz retorno. Especialmente quando o processo é feito em uma escola qualificada no assunto.

Quer saber mais? Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre investir em um curso de barbearia. Acompanhe:

Crescimento da profissão

O ofício de barbeiro está cada vez mais em alta no Brasil. Mesmo em momentos de crise, as pessoas continuam dando um jeito de realizar os cuidados com a beleza e, por conta disso, os bons profissionais ganham destaque.

A alta demanda nos salões também acontece a partir da consciência dos homens de se preocuparem com a estética e a experiência diferenciada proporcionada por alguns estabelecimentos.

Se antes bastava sentar na cadeira para ter os cabelos cortados rapidamente. Hoje em dia, existe atendimento personalizado para cuidados com a barba e outros tratamentos de beleza.

Valores envolvidos

O mercado em torno da profissão oferece uma série de opções de trabalho de acordo com o seu perfil. Você pode atuar como funcionário de uma barbearia ou começar como autônomo para conquistar seus próprios clientes.

Sem contar que existe ainda a possibilidade de sair do zero a partir de um pequeno investimento em especializações e material de trabalho. Agora falando de números, o teto salarial fica em R$ 1.832,79 com o registro no modelo CLT.

Mas não se esqueça de que esses valores costumam ser bastante variáveis e dependem do estabelecimento contratante, do serviço prestado e da experiência do profissional.

Já o curso de barbearia deve ser considerado um verdadeiro investimento, que se encaixa em diferentes tipos de bolsos pois apresenta um universo cheio de oportunidades no futuro.

Aprendizados do curso de barbearia

Se você nunca pegou em uma tesoura na sua vida, não se preocupe! O conteúdo programático do curso presta toda a assistência para as pessoas que desejam ingressar na profissão sem nenhuma experiência anterior.

Dividido em cinco módulos com aulas práticas de barbearia profissional, o curso faz uma preparação completa para que o aluno saia dominando o assunto com excelência.

Além disso, após a inscrição, ainda existe um material complementar amplo que é fundamental no processo de aprendizado. Veja, a seguir, os principais tópicos do conteúdo do curso:

  • biossegurança;
  • tipos de barba;
  • sobrancelha masculina;
  • mercado de trabalho;
  • equipamentos;
  • linhas e ângulos;
  • corte;
  • administração de salão;
  • desenhos tribais.

Dentro desse contexto, o grande diferencial está em dar o primeiro passo rumo a mudança na sua vida. Assim, em pouco tempo, o aluno já fica mais conectado com o assunto e consegue traçar um plano de carreira que tenha a ver com sua realidade.

Acompanhamento das principais tendências

Quando se trata de se especializar como um barbeiro profissional, o grande diferencial está em ficar por dentro dos rumos do mercado. Ao participar de um curso em um local sério, você consegue enxergar a atividade com um olhar estratégico.

A modernidade das técnicas aplicadas deve ser uma tradução de como o barbeiro acompanha as principais tendências. Isso aparece durante o conteúdo apresentado no curso, porém, é indispensável que que o aluno estude as áreas em que deseja se aprofundar de forma engajada.

E não pense que barbearias modernas vão ser moda passageira. Ao contar com uma boa estrutura, boa administração financeira e estratégias efetivas de relacionamento com o cliente, esse conceito só tende a crescer como uma referência no mercado segmentado.

Conhecimento das melhores técnicas

Atualmente, com grandes ofertas em diferentes setores e clientes exigentes, qualquer tipo de serviço precisa entregar muito além do básico para se fortalecer na medida certa. Por este motivo, o aluno deve usar todo o conteúdo do curso para aprender sobre as melhores técnicas de corte tanto de cabelo quanto de barba.

Assim, depois de um tempo, quando estiver mais experiente, se torna mais simples desenvolver um estilo próprio baseado nessas técnicas renomadas. Os novos profissionais também são bem vistos pelas barbearias mais tradicionais.

Isso porque os negócios mais antigos precisam se modernizar para alcançar todos os tipos de público e seus proprietários sabem muito bem disso. Ao trazer os profissionais que estão chegando na profissão, o método de atendimento ganha uma nova cara que faz muita diferença nos lucros.

Ideias de investimento

Como setor é repleto de concorrentes, antes de se aventurar como um empreendedor, você precisar saber onde pisa. Pensando nisso, quem decide se capacitar na profissão deve avaliar a fundo todas as possibilidades de investimento. Afinal de contas, o universo da barbearia envolve diversas vertentes e pode deixar alguém inexperiente inseguro.

O maior desafio, em uma situação como essa, é se planejar de maneira estratégica para vencer as primeiras etapas. Por mais que a pessoa tenha talento, nenhum negócio cresce sem organização. Saiba que não existe segredo. Tudo depende de dedicação e bons investimentos em produtos de qualidade.

Objetivos

Traçar um plano de carreira é o primeiro passo para alcançar boas realizações. Mesmo que pareça um sonho distante, não se deixe intimidar. Lembre-se que talento combina com esforço continuo se mostra como uma receita de retornos positivos.

No entanto, nada de ter ideias e encostá-las no papel. A sua produtividade deve estar diretamente relacionada ao caminho percorrido até o reconhecimento na profissão com uma excelente recolocação no mercado de trabalho e, futuramente, o inicio de uma meta empreendedora conforme suas possibilidades. Veja dicas para ter sucesso com sua barbearia:

  • fique de olho na burocracia;
  • estude o perfil dos consumidores;
  • trace estratégias de relacionamento;
  • pense em meios de divulgação;
  • organize bem as finanças;
  • escolha um bom ambiente.

Pronto! Agora você já sabe que vale a pena investir em curso de barbearia. O grande diferencial para quem está começando é ter foco em crescimento na carreira. Ao trabalhar de maneira disciplinada, os resultados positivos chegam em pouco tempo e abrem muitas portas dentro do segmento. Confira o vídeo sobre o mercado de trabalho.

https://www.youtube.com/watch?v=T0hqz8jsALs

Compreendeu a importância de se especializar? Então conheça agora mesmo o curso de barbearia do Instituto Mix e dê um novo passo em sua carreira.