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Escrito por Instituto Mix | 27 de março de 2019 Tempo de leitura: aproximadamente 12 minutos.

salão de beleza

Montar um salão de beleza é uma excelente opção para quem deseja empreender. Esse tipo de mercado está cada vez mais em alta no Brasil e só fica atrás nos números dos Estados Unidos e da China. Na prática, os empresários do ramo raramente entram em crise, já que a busca pelos cuidados estéticos estão entre as prioridades dos consumidores.

Basta olhar ao redor para notar que a todo momento surgem inúmeros estabelecimentos com esse conceito — desde pequenos espaços até grandes centros de bem estar. Por isso, você precisa investir em conhecimento e se preparar adequadamente durante toda a caminhada de abertura do negócio.

Quer saber mais? Vamos mostrar um verdadeiro guia com potencial para te ajudar a decolar seu salão de beleza. Acompanhe:

O que considerar antes de abrir um salão de beleza?

Se a sua intenção é entrar de cabeça no mercado de beleza, o grande segredo está em fazer um planejamento detalhado. Isso porque é necessário ter tudo na ponta do lápis para evitar dar passos maiores do que as próprias pernas.

Comece fazendo uma boa pesquisa sobre o ramo com a intenção de identificar quando será o momento certo de abrir as portas do negócio. Saiba que, nesse caso, o sucesso depende da estrutura montada desde o momento da idealização.

Uma empresa funciona exatamente como uma construção no ramo das obras. Antes de um prédio sair da planta, por exemplo, ele precisa do olhar experiente dos engenheiros para que a obra evolua de maneira segura. Sendo assim, mesmo que você tenha pressa de começar a trabalhar, não pule etapas durante o processo de preparação.

Outro ponto alto é considerar que viver o dia a dia de seus clientes se mostra como um verdadeiro divisor de águas na hora de conhecer as necessidades do público-alvo. Afinal de contas, validar a possibilidade previamente ajuda no crescimento sustentável e a evitar surpresas desagradáveis no andamento do projeto.

Obviamente que vários desafios fazem parte do caminho de um empreendedor. No entanto, o que faz mesmo diferença é a construção da base do negócio junto da preparação do gestor responsável pela ideia principal.

Experiência no mercado

Quem deseja abrir um salão de beleza, mas não tem nenhuma experiência no assunto, não precisa se preocupar. Tenha em mente que existem diversos cursos profissionalizantes na área que cabem em todos os bolsos. Sem contar que, além de ser um serviço fácil de aprender, o dono do empreendimento acaba ficando por conta da parte administrativa na maior parte do tempo.

Mesmo que você trabalhe inicialmente no atendimento, o foco deve ser em crescimento para trazer a criatividade necessária que destaque o serviço oferecido da concorrência. Hoje em dia, com tantas promoções e novidades nas redes sociais, trabalhar apenas com qualidade já não é mais suficiente.

Por este motivo, saiba que é essencial pensar fora da caixinha para surpreender, conhecer bem o potencial do negócio e as preferências do público. Estude bastante antes de tomar qualquer tipo de decisão como forma de evitar ser apenas mais do mesmo.

Localização do salão de beleza

Atire a primeira pedra quem nunca decidiu pagar mais caro em um serviço só por ser mais próximo de casa. Lembre-se que existem duas coisas que influenciam na decisão de compra: bons preços e boa localização.

Nesse momento, a busca pelo público-alvo é o ponto determinante da escolha, já que o local precisa combinar com os hábitos dos potenciais clientes. O grande segredo está em ter um endereço acessível a partir de diferentes pontos da cidade e um alto índice de circulação de pessoas.

Por exemplo, se o seu objetivo é aumentar a margem de lucros ao reunir o máximo possível de clientes, algo na região central ou no seu próprio bairro pode atender todas as suas expectativas perfeitamente. Claro que essas decisões dependem de vários fatores, especialmente, a possibilidade de investimento em curo prazo.

Mas não se preocupe! Inicialmente um ponto comercial nesse tipo de lugar pode até gerar mais custos, porém, a partir da boa exposição gerada, rapidamente o aumento no número de clientes já será suficiente para cobrir as despesas com o aluguel.

Tamanho do espaço

O espaço onde os clientes serão atendidos também deve ser avaliado cuidadosamente. De fato, qualquer tipo de desatenção pode ser decisiva para diminuir o interesse pelos serviços. Imagine só fazer as unhas em um ambiente pequeno, de teto baixo e sem ventilação. Seria extremamente sufocante, não é mesmo?

Ao buscar o local ideal, você deve sempre se colocar no lugar das pessoas, pois salões de beleza geram bastante calor por conta dos secadores constantes e os odores fortes do uso de químicas capilares podem incomodar num ambiente sem ventilação. Então, considere o conforto do cliente antes de qualquer outra coisa.

De nada adianta ter um aluguel muito barato se não existir o mínimo de estrutura. Isso na realidade, tem o efeito contrário do que qualquer negócio precisa no começo do trabalho que é agregar valor à experiência de quem paga pelos serviços oferecidos.

Informações atualizadas

Com o avanço da tecnologia, os rumos do mercado costumam mudar com bastante frequência. Para ficar por dentro, você precisa se esforçar e correr atrás das novidades. Assim, considere que entrar em um novo negócio usando técnicas ultrapassadas pode ser tiro no pé do profissional.

Uma boa sugestão, em uma situação como essa, é beber em diferentes fontes de conhecimento. O diferencial de estudar bastante está, justamente, em evitar sofrer com os erros comuns que impedem o avanço dos iniciantes.

Muitas vezes, pela simples falta de informação, um empreendedor pode enfrentar dificuldades completamente desnecessárias. Veja, a seguir, algumas sugestões de investimentos que ajudam a avançar a criação do negócio:

Planejamento detalhado

Para não pular nenhuma etapa importante, a dica é ter sempre em mãos um bom planejamento com todos os detalhes. Diante disso, se torna mais simples compreender, por exemplo, quais serão os gastos iniciais e os investimentos indispensáveis na hora de abrir as portas.

Saiba que um salão de beleza pode começar a funcionar sem ter toda a estrutura. Porém, existem alguns elementos que tornam o ambiente incapaz de realizar atendimentos. Considerando isso, o empreendedor precisa conhecer o negócio bem para medir todas as possibilidades durante os preparativos.

Quais profissionais contratar para trabalhar no negócio?

Na hora de se preparar para acertar em cheio no mercado, o empreendedor também precisa saber quais profissionais contratar. Por mais que você tenha familiaridade com tratamentos estéticos, ninguém consegue fazer esse tipo de trabalho sozinho.

Tendo isso claro, saiba que a força de um negócio de sucesso está em reunir uma equipe competente. Ao ter bons profissionais na frente de atendimento, seu salão dobra as chances de fazer sucesso em pouco tempo. Assim sendo, o empreendedor precisa ser muito criterioso no momento de fazer a seleção.

Plano de carreira

Mesmo que não exista uma grande remuneração de salários em um primeiro momento, o principal objetivo é mostrar as possibilidades de ter um plano de carreira junto ao crescimento do estabelecimento. Outro ponto que merece ser levado em consideração é a experiência dos candidatos no serviço realizado.

Busque profissionais atualizados e certificados em cursos regulamentados de beleza. Dessa maneira, fica muito mais simples criar um padrão de qualidade que faz o valor cobrado ser apenas um detalhe diante da satisfação com que o público deixa o estabelecimento.

O que faz mesmo diferença é se certificar de que todos tenham um forte comprometimento com o cliente desde a recepção até os serviços mais complexos. Além disso, esse tipo de decisão também tem relação direta com a carta de trabalhos oferecidos.

O seu negócio será um salão tradicional que faz atendimento básico de cabeleireiro, manicure e maquiagem? Ou o investimento alcança os setores estéticos, com limpeza de pele, massagem e drenagem? Diante dessas perguntas, procure se cercar de pessoas que compreendam os níveis de hierarquia e saibam trabalhar em conjunto.

Quais equipamentos não podem faltar no salão?

Essa questão depende especialmente de quantos serviços serão oferecidos no salão de beleza. Quanto mais amplo for a quantidade de especialidades, maior será a necessidade de investimentos. No entanto, tenha claro que no início do trabalho é preciso ter ao menos o básico para começar os atendimentos de maneira eficiente.

O diferencial está em considerar que esse setor cresce cada vez mais. Você também deve pensar em tratamentos estéticos aos homens, que são uma grande fatia desse mercado. Por isso, nada de fazer um segmento sem espaço para todos os públicos.

Além de considerar isso na lista de equipamentos, lembre-se também de que tudo pode ser comprado de segunda mão até começar a ganhar mais dinheiro.

Cabelos

Os aparelhos para cabelo representam o carro-chefe de um estabelecimento estético. A boa notícia é que possível comprar em grande quantidade com bons preços. Assim, todos os funcionários podem trabalhar em conjunto sem precisar de revezamento. Sempre dê prioridade aos aparelhos que tem potência profissional e marcas referências no mercado. Veja, abaixo, os itens essenciais nesse quesito:

Mobiliário

Os móveis são parte indispensável no atendimento de um salão. Ao escolher a disposição das peças, você contribui e muito para o conforto dos clientes. Sem contar que é preciso ter atenção com o espaço de movimentação dos funcionários que precisam de um ambiente amplo na hora de realizar os procedimentos. Acompanhe os itens funcionais e decorativos de um salão:

Itens variados

Além dos itens citados acima, você precisa focar em opções de higiene durante os procedimentos. Os cuidados de limpeza e saúde têm tudo a ver com um ambiente voltado para a estética e se preocupar com isso é um fator primordial antes de iniciar o trabalho. Acompanhe:

Sistema de gestão

Contar com a ajuda da tecnologia já é meio caminho andando para manter o negócio no rumo certo. Saiba que, no começo, tudo tende a ser bastante corrido até que você pegue o ritmo de administrar as demandas. Dessa forma, conte com a ajuda de um sistema de gestão que possibilite tomar melhores decisões financeiras.

No fim das contas, um salão em ascensão funciona como um efeito dominó. Se o gestor comete algum erro, todos os setores da empresa acabam sendo impactados. Quando isso acontece, pode ser mais difícil de fidelizar clientes e perder o rumo financeiro se torna apenas questão de tempo.

Máquina de cartão de débito e crédito

Oferecer diferentes formas de pagamento é uma boa estratégia para alcançar o público, Atualmente, as máquinas de cartão representam um item obrigatório, já que qualquer estabelecimento considerado grande oferece esse recurso. Faça cotações com bastante antecedência para receber os aparelhos na data correta.

Um benefício da área de beleza é que existem no mercado máquinas destinadas a esse tipo de negócio que cobram taxas diferenciadas. Assim, você consegue ter um serviço personalizado com potencial para se adaptar ao sistema financeiro enquanto o empreendedor começa a caminhada.

Que tipos de serviço oferecer?

Após tantas mudanças no ramo da estética ao longo dos anos, os clientes estão cada vez mais exigentes. O motivo é que as técnicas usadas anteriormente são consideradas ultrapassadas e se mostra muito importante saber exatamente quais são as necessidades de seu público-alvo.

Alguns negócios vão mais longe ao oferecer uma espécie de spa que traz as principais tendências do universo da estética aos clientes. Muitos incluem ate mesmo técnicas de redução de medidas e outros procedimentos ligados ao bem estar pessoal. Como já citamos anteriormente, o que seu estabelecimento coloca na cartela de opções interfere diretamente no valor de lucro almejado.

Entretanto, antes de qualquer coisa, você deve ter os pés no chão, avaliar os custos e decidir o que cabe no orçamento inicial. A partir de uma análise detalhada sobre o futuro, se torna mais fácil acrescentar novos serviços com base em uma boa organização financeira.

Considere que, em um primeiro momento, é essencial trazer opções tradicionais para chamar atenção do público. Ao centrar os esforços em entregar excelência e bons preços, o resultado será o crescimento. Leia sobre os principais serviços de um salão de beleza:

Químicas capilares

Muitas mulheres reclamam da dificuldade de encontrar bons profissionais para cuidar do cabelo. Apesar de haver várias opções no mercado, nem todos são especialistas em química, que é a parte mais complexa do serviço. Por isso, invista em contratações que estejam capacitados em colorações, progressivas, alisamentos, selagens e diferentes tipos de reconstruções.

Design de sobrancelhas

Essa técnica é uma das principais tendências de beleza. Ganha muitos pontos os estabelecimentos que optam por trazer profissionais eficientes em trabalhar com sobrancelhas. O problema geral é que a maioria dos salões não investe em especializações e acaba optando por serviços genéricos.

Alongamento de unhas

Se você está por dentro do universo das blogueiras, já deve ter reparado que o alongamento de unhas aparece o tempo inteiro na internet. Por este motivo, coloque os diferentes tipos de alongamento, como fibra, gel e vidro, dentro dos pontos altos do salão. Dessa forma, o processo de fidelização do cliente acontece rapidamente.

Maquiagem

Por mais que as pessoas enfrentem crises financeiras, quando surge uma festa especial, elas sempre procuram se arrumar. E é aí que o salão de beleza entra como um serviço essencial. Oferecer maquiagem e penteados para datas comemorativas agrega muito valor ao estabelecimento e ainda aumenta a chances da divulgação boca a boca.

Dia da Noiva

O setor de casamentos também está sempre em alta. Com a grande demanda, ter um pacote de Dia da Noiva atrai muitos clientes de uma só vez, já que sempre as madrinhas entram junto nos tratamentos. O principal objetivo, nessa situação, é oferecer praticamente todos os serviços do catálogo para ganhar credibilidade sem deixar de lado a qualidade no trabalho.

O que fazer para diferenciar o seu empreendimento dos outros?

Depois de estudar toda a parte teórica, é normal que o empreendedor fique preocupado sobre como conquistar o público. Além da lista de etapas iniciais, como a administração financeira e contratação de bons funcionários, você precisa saber como divulgar seu empreendimento para ganhar espaço entre a preferência dos clientes.

Ter noção de como se destacar para trazer os primeiros interessados não é uma tarefa fácil. Ao encontrar a veia certa diante das brechas deixadas pelos concorrentes, sua empresa consegue crescer com foco em ampliar os horizontes. Aposte, com um olhar diferenciado, em dois pontos: relacionamento e serviço de qualidade.

Mídias sociais

Não é novidade que, oferecendo bons serviços, de maneira genuína, o negócio ganha muitos divulgadores no famoso boca a boca. Nas condições atuais, esse formato sofreu algumas alterações. Com a febre das redes sociais, criar uma boa comunicação exige pitadas de criatividade. Aposte em uma estratégia bem definida de mídia online cheia de fotos dos trabalhos.

Divulgue promoções, preços e os diferenciais de seus serviços. A partir das interações junto ao público, você consegue se destacar com baixos investimentos iniciais, já que a possibilidade viralizar entre os seguidores é muito grande.

Barreira de saída

Conquistar a fidelização dos clientes é o desejo principal de dez entre dez empresários. Essa vontade deve ser o ponto alto na carreira de quem está começando porque traz o brilho nos olhos que todo empreendedor precisa. O mais importante, principalmente no início, envolve criar uma barreira de saída para que os consumidores sejam fidelizados de maneira natural.

Por exemplo, ao fazer um programa de pontos, a cada unha feita, a cliente ganha descontos para outros serviços. Com esse tipo de marketing, se desenvolve uma certa dependência que faz muita diferença nos lucros logo no começo do negócio no mercado.

Pronto! Agora você já sabe como montar um salão de beleza. Diante de tantas dicas para ingressar no ramo, fica muito mais simples investir em conhecimento com o objetivo de, só depois disso, ter estrutura suficiente e administrar um negócio em ascensão.

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