Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Confira agora 7 exemplos de empregos que não precisam de faculdade

Conhecer os empregos que não precisam de faculdade é uma ajuda e tanto na hora de escolher uma profissão. De fato, o mercado oferece muitas possibilidades para você empreender e se tornar um profissional disputado por grandes empresas sem precisar esperar durante anos pelo diploma.

O curso profissionalizante representa importante aliado para você montar um plano de carreira rápido e eficiente. Com a dinâmica acelerada do mercado, muitos setores necessitam de pessoas qualificadas que atendam rapidamente. Sem contar as chances de começar seu próprio negócio em brechas existentes na prestação de serviços.

Quer saber mais? Vamos mostrar 7 exemplos de empregos que não precisam de faculdade.

1. Vendedor

A profissão de vendedor exige simpatia, jogo de cintura e respostas rápidas para lidar com o público. No entanto, apesar da soma de várias habilidades, na hora de se candidatar a um cargo, não será necessário o diploma de faculdade.

O grande diferencial, nesse caso, para quem ainda não tem experiência ou quer começar em um novo plano de carreira é buscar o máximo de capacitações possível. Uma boa dica é investir em especializações sobre assuntos relacionados ao poder de persuasão.

Afinal, para convencer um cliente da qualidade de um produto, certamente, você precisa ter bons argumentos. Além disso, outro ponto importante está em pensar no crescimento em logo prazo na profissão.

Por isso, aposte em cursos da área administrativa, que englobam várias técnicas indispensáveis para quem deseja se tornar um empreendedor ou ocupar posições que necessitam gerenciar outras pessoas.

2. Fotógrafo

A profissão de fotógrafo oferece um universo de possibilidades e dispensa a necessidade de diploma. Contudo, também existem cursos profissionalizantes — essenciais para se colocar no mercado e conseguir bons trabalhos.

Porém, o mais importante, aqui, é conhecer todas as áreas em que o profissional pode atuar e se capacitar para ter um olhar diferenciado, destacando-se da concorrência. Veja, a seguir, as principais funções para seguir nessa carreira:

  • fotógrafo de órgãos de imprensa;
  • fotógrafo de ensaios de casamento, recém-nascidos ou modelos;
  • fotógrafo de festas.
  • fotógrafo de produtos;
  • fotógrafo de gastronomia.

Lembre-se que, ao mesmo tempo que existem muitas oportunidades, também é preciso saber se posicionar conforme a qualidade do trabalho oferecido. Hoje em dia, com câmeras acessíveis no celular, muita gente acaba cobrando pouco e isso leva os clientes a avaliarem apenas o custo no momento da contratação. Mas, não se engane, esse tipo de decisão envolve também todo o seu conhecimento e a capacidade de registrar momentos de maneira única.

3. Cabeleireiro

Quando se trata de empreender e ganhar dinheiro, as profissões ligadas ao setor de beleza são campeãs. Além de representarem oportunidades para quem deseja começar do zero, dificilmente precisam lidar com a baixa de clientes por conta de crises econômicas.

Pense bem, por mais que as pessoas diminuam a frequência, visitar um salão de belezas sempre acaba sendo necessário antes de uma festa, por exemplo. Com um planejamento detalhado, o crescimento nesse tipo de negócio acontece em pouco tempo. No entanto, a concorrência também costuma ser bastante acirrada e você precisa oferecer diferenciais de qualidade para fidelizar os clientes.

A escolha do curso de capacitação também faz muita diferença nesse caso. Isso porque são atividades práticas e teóricas que compõe os estudos. Dessa maneira, ao colocar a mão na massa e lidar com professores bem preparados, fica mais fácil já sair posicionado da maneira ideal no mercado de trabalho.

4. Maquiador

Com a verdadeira febre dos vídeos de maquiagens na internet, os maquiadores estão mais valorizados do que nunca, não é mesmo? Basta abrir as páginas digitais para ver milhares de técnicas que ajudam a fazer maravilhas com os produtos de maneira prática. Sem contar a possibilidade de escolher entre diversas áreas de atuação para construir uma carreira de sucesso ou até mesmo abrir seu próprio negócio.

O mais importante, em uma situação como essa, é gostar desse meio e ter bastante habilidade com as mãos. A partir disso, a escolha de um curso profissionalizante de qualidade também conta muitos pontos para garantir as primeiras oportunidades diante de tantos outros talentos que existem por aí.

5. Designer de sobrancelhas

Desde que se descobriu que a sobrancelha é essencial para modelar rosto, esse tipo de trabalho passou a ser um serviço indispensável para a maioria das mulheres. O profissional que cuida dessas técnicas não precisa ser formado em estética para começar a atuar.

Basta se empenhar em aprender o trabalho em um curso profissionalizante e procurar por vagas nos locais certos ou montar uma cartela de clientes com horários alternativos. Esse tipo de ideia costuma fazer muito sucesso para quem deseja aumentar a renda por conta própria e um dia abrir seu próprio salão de beleza.

6. Cozinheiro ou confeiteiro

As profissões ligadas à gastronomia estão em alta no mercado e não exigem grande experiência de quem está começando. Muitos profissionais optam por se graduar na faculdade de gastronomia, mas, saiba que existem muitos cursos que são capazes de diminuir o tempo de espera para o ingresso no mercado, assim como para a aquisição de técnicas de destaque.

Além de trabalhar como cozinheiro, a confeitaria se torna uma oportunidade muito vantajosa, já que abre possibilidades em uma área muito procurada pelo público. Então, quanto mais criativos e diferenciados forem os sabores desenvolvidos e as coberturas, melhor será a receptividade do setor.

7. Produtor Digital

Você sabe o que faz um produtor digital? Caso a resposta seja negativa, existe aí uma necessidade urgente de se atualizar sobre as possibilidades do mercado. Afinal, se a sua vocação estiver exatamente nos produtos digitais, será necessário correr para não perder espaço nesse mercado tão procurado.

Um profissão que possibilita o sucesso meteórico de profissionais que têm um olhar apurado. A profissão, na prática, trata de transmitir conhecimentos online de algo. Por causa desse modelo de negócio, muitas pessoas saíram do zero e alcançaram o sucesso.

Pronto! Agora você já conhecem os principais empregos que não precisam de faculdade. De qualquer forma, lembre-se que para se destacar no mercado e conseguir crescer em pouco tempo é preciso se profissionalizar com bons cursos, que garantem o sucesso na área em menos tempo de estudo.

Gostou das informações deste artigo? Então, leia também sobre a profissão de cuidador de idosos e como ingressar no mercado.