Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Quer saber como empreender? Confira nossas 3 dicas!

A quantidade de pessoas que estão abrindo o seu próprio negócio, cresce a cada dia. Seja para se dedicar por poucas horas, mantendo o trabalho formal ou em tempo integral, cada vez mais as pessoas estão interessadas em saber como empreender.

Essa realidade foi retratada em uma pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), apontando que em 2018 o Brasil alcançou a marca de 38% na TTE (Taxa de Empreendedorismo Total). Isso equivale a cerca de 52 milhões de brasileiros que já têm um negócio próprio — um volume que só tende a crescer.

Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar como você pode começar a empreender fazendo o que mais gosta, seja em tempo integral ou por algumas horas diárias para complementar a sua renda. Acompanhe!

Como empreender fazendo o que mais gosta

Muitas pessoas precisam complementar a renda obtida em emprego formal, outras, sonham em substituir o trabalho com carteira assinada pela abertura do próprio negócio, mas não sabem por onde começar. Há também quem foi demitido e quer investir o valor recebido em algo que permita ser o dono de um empreendimento.

Para qualquer uma dessas situações, é importante se preparar. Isso inclui desde mudanças na mentalidade até o planejamento do negócio e das finanças. Esses são os pilares básicos para se iniciar qualquer negócio para obter sucesso e o lucro desejado.

Planejamento

Caso não saiba como iniciar o seu planejamento, comece por uma pesquisa de mercado, já que esse aspecto é essencial para conhecer bem a área na qual deseja atuar. Veja, a seguir, os principais pontos que devem constar em um plano de negócios:

·      após a pesquisa de mercado, confirme se a sua ideia de negócio interessa aos potenciais clientes;

·      verifique quais são os seus concorrentes e o que eles estão fazendo;

·      defina um diferencial competitivo;

·      veja se há fornecedores para atender às suas necessidades e selecione os melhores;

·      solicite opiniões para ter certeza de estar no rumo certo;

·      imagine cenários bons e ruins a fim de se preparar para imprevistos;

·      faça pequenos testes sobre a viabilidade da sua ideia;

·      mensure os resultados e faça os ajustes necessários;

·      analise se a versão final do negócio apresenta condições reais de ser colocada em prática, verificando o local necessário, o tempo e o investimento que irá exigir.

Um dos aspectos mais importantes no plano de negócios é a questão financeira. É preciso analisar quanto pode ser investido e se há uma reserva monetária para ajudar nos gastos mensais enquanto o negócio não gera lucro. A falta de uma reserva financeira e o desequilíbrio entre despesas e gastos, são os principais motivos que levam muitas empresas a fecharem em seu primeiro ano de funcionamento.

Dicas para começar a empreender

O primeiro ponto que deve ser analisado antes de começar qualquer projeto, é pensar na sua felicidade, isto é, como iniciar o negócio da melhor forma para obter lucros e também satisfação pessoal. Veja a seguir algumas dicas importantes para ajudar nesse sentido.

1. Busque capacitação profissional em curso prático

Evite o erro de iniciar um negócio sem orientações técnicas. Nesse sentido, é importante fazer um curso que ensine os primeiros sobre como ser um empreendedor. Essa é a melhor maneira e o caminho mais curto para evitar o fracasso. Em geral, são cursos práticos que orientam as pessoas sobre todos os aspectos que envolvem a abertura de um pequeno negócio e como administrá-lo.

Além disso, é fundamental se especializar na área escolhida. Há diversos cursos de curta duração, como os voltados para as áreas de tecnologia, gastronomia, beleza, corte e costura, entre outros. Essa é a maneira mais correta de se colocar no mercado, pois garante a atualização dos conhecimentos.

2. Identifique o que gosta de fazer

Esse é um aspecto fundamental para abrir qualquer negócio. É preciso escolher algo de que realmente goste, do contrário, o empreendimento pode se tornar apenas mais um trabalho como qualquer outro. Uma forma de ajudar a enxergar oportunidades é analisar o que você consegue fazer melhor do que os outros e como essa habilidade poderia ser aproveitada. O importante é optar por algo que gere prazer.

Esta é a chave para lucrar sem sentir que está trabalhando — o trabalho deve ser um prolongamento da sua própria satisfação pessoal. Assim, caso tenha paixão por costura, pode pensar em abrir uma loja de consertos de roupas, entre muitos outros exemplos.

O importante é perceber que aquilo que você gosta de fazer, faz bem feito e com facilidade, muito provavelmente é o que vai gerar lucro para o seu empreendimento.

3. Crie um networking

O sucesso depende da visibilidade e ninguém chega longe sozinho. Assim, comece a participar de grupos, criando uma rede de contatos com pessoas que tenham o mesmo interesse. As redes sociais, são locais muito bons para compartilhar ideias de negócios e os amigos também podem lhe ajudar.

Fale com o maior número de pessoas possível e esteja disposto a ouvir diferentes opiniões. Além disso, é importante não ter vergonha de pedir ajuda e oferecer parcerias. Nesse sentido, é válido procurar amigos que trabalhem em um segmento parecido com o que você pretende trabalhar ou que tenha serviços e produtos que complementem o seu negócio.

Mercados em alta para empreender

Se você deseja empreender, mas se sente inseguro, é importante saber que há diversos mercados e modelos de negócio que apresentam mais segurança — muitos deles não param de crescer. Veja, a seguir, quais segmentos estão alta!

Alimentação alternativa

Os inúmeros casos de intolerância à lactose e ao glúten tornaram promissores os negócios voltados a produtos livres dessas substâncias. Ligado a esse mercado, há outro segmento — o fitness.

Outra grande tendência, é o mercado de alimentos orgânicos, integrais e veganos. Dessa forma, as lojas de produtos naturais e marcas de alimentos saudáveis, prometem bons resultados.

Consertos e reformas de roupas

Esse é um setor que replica o conceito de brechós — quando não há como comprar um artigo novo, a melhor solução é reformar ou consertar o antigo. Além de ter um apelo de economia, também passa uma ideia de sustentabilidade.

Cosméticos

Esse é um mercado que resiste às mais diversas crises econômicas do país. Dessa forma, mesmo ocorrendo uma redução no consumo, a necessidade de as pessoas se sentirem bonitas, dificilmente ficam anuladas. Além disso, cada vez mais os homens têm se apresentado como clientes fiéis, engrossando o consumo e alavancando o setor com um aumento no faturamento.

Outra forte tendência no setor de cosméticos se refere ao uso de produtos naturais, por serem menos agressivos tanto à pele quanto ao meio ambiente. Para atuar nesse segmento, o empreendedor precisa inovar, oferecendo opções de produtos de beleza com um preço acessível. Embora existam grandes marcas, as opções com ingredientes diferentes e eficazes, ajudam a atrair clientes.

Como vimos, a quantidade de empreendedores cresce a cada dia. Saber como empreender é fundamental para iniciar o próprio negócio, seja para deixar um emprego formal com carteira assinada ou para complementar a renda. Para tanto, é preciso fazer um planejamento e analisar as possibilidades de investimento em mercados que estão em alta.

Gostou das nossas dicas? Então, leia outro post que publicamos em nosso blog e saiba como obter uma renda extra vendendo bolos!