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Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 13 minutos.

O mercado da beleza é um dos segmentos que apresentam maior crescimento no Brasil, retratando o perfil do brasileiro quanto à valorização da própria aparência e do bem-estar. Nesse sentido, os cursos de beleza são fundamentais para a capacitação de profissionais que desejam atuar nessa área e aproveitar as oportunidades que o segmento oferece.

A conscientização sobre a importância da formação, atualização e reciclagem dos profissionais da área da beleza está mudando o panorama do setor, tendo em vista que há uma maior percepção sobre a necessidade de investir na carreira para melhorar o currículo e se manter competitivo no mercado.

Neste artigo, vamos comentar sobre os cursos de beleza, as opções de aprendizagem especializada que eles oferecem, tendências do mercado e vantagens em investir na aquisição de conhecimentos nessa área. Continue lendo para saber mais!

Como funcionam os cursos de beleza?

Os cursos de beleza objetivam preparar alunos para atuar no mercado como profissionais especializados em determinados nichos da área da beleza — como autônomos ou empreendedores que buscam capacitação para montagem do próprio negócio.

Em geral, os cursos são segmentados dentro da área da beleza, a fim de proporcionar uma capacitação especializada e aprofundada. As aulas são formadas por teoria e prática, visando uma qualificação adequada para atendimento ao mercado.

Há cursos básicos, dirigidos às pessoas que desejam iniciar na carreira, bem como os avançados, que atendem às necessidades de atualização e ampliação dos conhecimentos, voltados aos profissionais que já atuam na área, como é o caso do curso de micropigmentação, procurado por profissionais que atuam como designer de sobrancelhas.

O que se aprende neles?

Em geral, os cursos de beleza preparam novos profissionais para atuar em salões de beleza e centros de estética, proporcionando um aprendizado que também fornece conhecimentos básicos sobre administração e organização, para a pessoa ter condições de empreender na área.

Além disso, eles também podem abordar temas avançados, para quem já tem o seu próprio negócio e quer aprender como ampliá-lo e se destacar no mercado. Veja, a seguir, os principais aspectos que são ensinados nos diferentes cursos da área.

Cabeleireiro

Nesse curso, o aluno aprende os melhores conceitos sobre como se tornar um cabeleireiro profissional e abrir o seu próprio salão de beleza. Além disso, por meio de aulas práticas, ele adquire os seguintes conhecimentos:

Barbearia

O curso de barbearia ensina como tornar-se um profissional da área, por meio da aquisição de conhecimentos sobre:

Barbearia avançada

Esse curso é dirigido para os profissionais que atuam como barbeiros e querem aprimorar as suas técnicas para acompanhamento das tendências e ganho de competitividade no mercado. As aulas teóricas e práticas preparam o profissional para:

Além disso, o aluno que já é proprietário de uma barbearia aprende estratégias administrativas que o ajudam a ampliar o próprio negócio.

Maquiagem profissional

Esse curso prepara o aluno para ser um maquiador profissional, por meio da aquisição dos seguintes conhecimentos:

Manicure e pedicure

Com base em um conteúdo completo, o aluno adquire conhecimentos sobre a estrutura das unhas das mãos e pés, massagens relaxantes e técnicas de corte e embelezamento de unhas.

O conteúdo do curso é voltado à prática, em módulos de biossegurança, manicure e pedicure e unhas artísticas. Além disso, os alunos aprendem a atender os clientes com ética e profissionalismo. Para tanto, eles adquirem conhecimentos sobre os seguintes aspectos:

Alongamento de cílios

O curso ensina técnicas para formar um profissional apto a fornecer os seguintes serviços à clientela:

Alongamento de unhas

Esse curso especializa o aluno a fazer trabalhos de alongamento de unhas por meio da aprendizagem teórica sobre a evolução das unhas artificiais e aulas práticas de técnicas avançadas de manicure, como:

Depilação profissional

O curso de depilação prepara o aluno para ter o domínio das técnicas de retirada de pelos, postura e ética profissional, a fim de formar um profissional completo e bem preparado para o mercado de trabalho. Com esse curso, o aluno aprende:

Design de sobrancelha

Esse curso ensina os aspectos mais importantes para que o futuro profissional de design de sobrancelhas consiga se destacar no mercado, como:

Micropigmentação

O curso prepara profissionais que já atuam no mercado como designers de sobrancelhas para apresentar um diferencial ao atender à demanda de micropigmentação. Por meio de aulas teóricas e práticas, são desenvolvidos os seguintes conhecimentos:

Quais são as opções de cursos de beleza?

As opções de cursos de beleza são amplas e diversas, atendendo a diferentes necessidades tanto para quem deseja entrar no mercado para a realização de um sonho quanto para os que pretendem mudar de área.

Esses cursos também são excelentes opções para os profissionais que já atuam no setor e sentem necessidade de aprofundar os conhecimentos e expandir sua atuação, conquistando e fidelizando clientes.

Veja, a seguir, as opções de cursos na área da beleza e suas especialidades:

Por que investir nesse tipo de curso?

Os cursos de beleza são essenciais à formação de um bom profissional. Para atuar em um mercado competitivo como o da beleza, a especialização tornou-se uma obrigação para os que desejam se diferenciar.

Nesse sentido, a formação teórica e prática é um importante meio para garantir bons conhecimentos técnicos, ética e segurança no atendimento aos clientes. Além disso, o investimento em cursos de beleza e especializações na área apresentam diversas vantagens, conforme comentamos a seguir.

Promove destaque no mercado

Por ser um setor altamente rentável, o mercado da beleza apresenta muitos concorrentes. Isso faz com que os clientes tenham que optar por determinados profissionais e estabelecimentos.

Para tanto, eles avaliam os principais aspectos de um bom atendimento, como a qualificação e atualização do profissional, bem como a qualidade no atendimento.

Permite que o profissional seja uma referência em sua área de atuação

O profissional que se qualifica continuamente adquire tantos conhecimentos que se torna uma referência na área. Isso aumenta o seu valor profissional no mercado.

Proporciona novos conhecimentos

É importante considerar que o aprendizado nunca deve se limitar a um único curso. O conhecimento deve ser sempre ampliado e aprofundado para saber aplicar novas técnicas e aprender formas de lidar com o público, cada vez mais exigente.

O profissional que não se recicla fica para trás — por isso, é importante investir em diferentes cursos de beleza, já que eles reúnem não só professores, mas também colegas com diversas experiências.

Valoriza o seu trabalho e ajuda a atrair clientes

Quando o profissional se especializa e investe em cursos de beleza, os seus clientes passam a confiar mais no seu trabalho e conseguem perceber a diferença no resultado dos tratamentos.

Isso proporciona um diferencial nos serviços prestados, aumentando muito a probabilidade de os clientes indicarem os seus serviços. Com isso, a imagem profissional fica mais valorizada, atraindo ainda mais clientes.

Permite acompanhar as inovações

As grandes inovações do segmento da beleza, em geral, são trazidas ao mercado por profissionais mais qualificados e privilegiados, que são convidados para ministrar os cursos na área. Assim, para conhecer novas técnicas e métodos, é fundamental investir em cursos específicos.

Melhora o relacionamento do profissional com o mercado

Quando o profissional faz cursos de beleza e especializações na área, ele tem a oportunidade de entrar em contato com professores e alunos de alto nível, que também se preocupam com a qualidade do próprio trabalho.

Muitos professores e alunos têm grande experiência na área, e alguns podem proporcionar contatos profissionais que, de outra forma, seriam quase impossíveis de ser acessados.

Quais as opções no mercado de trabalho?

O mercado da beleza é um dos que sofrem menos impacto com a crise financeira, pois muitas pessoas preferem economizar em outros aspectos para não abrir mão dos cuidados pessoais.

Com isso, a área da beleza continua aquecida e interessante para quem deseja iniciar um pequeno negócio utilizando habilidades adquiridas em cursos profissionalizantes.

Veja, a seguir, as profissões em alta no mercado.

Manicure e pedicure

Para conseguir atingir um público maior e preencher as principais lacunas nesse mercado, uma boa opção é oferecer os serviços em domicílio. Esse é um diferencial que agrada muitas pessoas que não têm tempo de ir ao salão.

Para tanto, é importante investir em conhecimentos na área, a fim de aprender novas técnicas, como alongamento de unhas e trabalhos com matérias em gel e porcelana. Além disso, é preciso oferecer esmaltes de qualidade e em diferentes cores e ter boas ferramentas de trabalho.

Maquiagem

Há várias maneiras de trabalhar com maquiagem, desde atendimento em domicílio até a montagem de um salão de beleza para oferecer o serviço. Proporcionar cursos de automaquiagem também é uma boa estratégia para atrair clientes.

Cabelos

Essa é uma das profissões mais tradicionais do segmento de beleza, que está sempre em alta, afinal, a maioria das pessoas precisa cortar os cabelos, e muitas não ficam sem tingir ou fazer tratamentos.

Depilação

A demanda por depilação tem apresentado um bom crescimento — um dos motivos é que muitos homens também estão procurando esse tipo de serviço. É possível abrir um espaço de depilação, trabalhar em casa ou prestar o serviço em domicílio.

Design de sobrancelha

Esse é um mercado que também ganha cada vez mais adeptos masculinos. Além disso, as novas técnicas introduzidas, como a micropigmentação, preenchimento com lápis e aplicação de henna, são muito procuradas.

Qual a importância do conhecimento?

O conhecimento é a base de qualquer profissão, em qualquer área. No mercado de beleza, ele equivale ao atendimento às necessidades dos clientes e a segurança e profissionalismo nos serviços prestados.

Sem dúvida, a diferenciação no mercado é a capacitação técnica. O profissional deve ter conhecimentos para saber como, quando e por que utilizar determinado produto ou realizar uma técnica específica, a fim de obter os melhores resultados.

Atualmente, com as grandes ofertas em diferentes setores e com consumidores exigentes, os serviços precisam entregar muito além do básico para se fortalecer adequadamente. Por esse motivo, o aluno deve utilizar ao máximo o conteúdo do curso para oferecer as melhores técnicas do segmento em que deseja atuar.

Quais as tendências desse mercado?

O mercado de beleza vive em constante mudança, sendo muito importante saber aproveitar as oportunidades. Para tanto, é essencial se preparar tecnicamente para ter condições de oferecer serviços que apresentem inovações, como novos cortes de cabelo, penteados, tratamentos para a pele, unhas diferenciadas, entre outros.

Além disso, é preciso ficar atento ao comportamento dos concorrentes e observar como administram e fazem o marketing dos estabelecimentos de beleza. Veja, a seguir, as principais tendências na área.

Marcar presença nas redes sociais

A era dos acompanhamentos e compartilhamentos nas redes sociais faz os clientes buscarem na internet os seus salões e profissionais preferidos. Essa é uma tendência que oferece oportunidades para marcar presença na mídia online e se aproximar do público-alvo para atrair e fidelizar clientes.

Os meios que lideram acessos às redes são Instagram, YouTube e WhatsApp, que apresentou um crescimento como plataforma de contato para empresas. Para aproveitá-los ao máximo, os salões e profissionais liberais postam vídeos para divulgar o antes e o depois dos serviços em cabelos, maquiagens, micropigmentação, por exemplo.

Utilização de sistemas de informação

Para uma boa administração do negócio, é importante contar com a automação dos serviços administrativos. Os softwares especializados na área proporcionam agendamento online e diversos controles importantes, como de estoque, financeiro e visitas de clientes.

Além disso, os controles automatizados permitem o cadastro organizado do perfil do cliente, com dados pessoais e informações sobre serviços utilizados. Dessa forma, é possível saber qual foi a cor da tinta utilizada da última vez, tipo de corte de que gostou, profissional preferido, entre outros aspectos que podem ajudar a fidelizar o cliente e organizar e agilizar o atendimento.

Parcerias

Uma das grandes tendências é o investimento em nichos de mercado. Para tanto, é preciso analisar possíveis empresas próximas ao salão e oferecer uma parceria para atender o público das redondezas com algum diferencial, como descontos, atendimento no local, entre outros.

Também é interessante fazer parcerias com condomínios, empresas de festas e grupos de terceira idade. As oportunidades são diversas, bastando ficar atento ao que acontece ao redor e soltar a imaginação, considerando sempre a oferta de serviços com qualidade, a fim de encantar e fidelizar os clientes.

Sustentabilidade

Cada vez mais, as pessoas estão se conscientizando sobre a importância de cuidar do nosso planeta. Essa é uma tendência que pode ser observada no comportamento do consumidor, pois alguns indivíduos já estão preferindo salões ou profissionais liberais que demonstram preocupação com a sustentabilidade.

Para tanto, é importante fazer ações que reduzam o impacto ambiental, como a reciclagem de lixo, utilização de produtos naturais e orgânicos, substituição de lâmpadas incandescentes por modelos econômicos, entre outras atitudes.

Serviços diferenciados

Alguns serviços em cabelos e unhas diferenciam salões e profissionais liberais e garantem uma maior atração de clientes e faturamento. Veja, a seguir, os mais procurados!

Unhas de gel e outros materiais

As unhas de gel são muito procuradas, pois atendem às necessidades da maioria das pessoas que não têm tempo para ir ao salão todas as semanas. Afinal, essa técnica permite que a esmaltação dure cerca de 15 a 20 dias sem apresentar alterações na cor ou na integridade das unhas.

Esse é um serviço diferenciado que também proporciona benefícios para o profissional, já que o valor do serviço é o triplo de uma sessão de manicure tradicional. Outra tendência em manicure é o alongamento de unhas, que pode ser feito em porcelana, gel ou fibra.

Alongamento de cílios

O alongamento de cílios tem sido um dos serviços mais procurados em salões de beleza. As técnicas mais utilizadas para a aplicação dos cílios são fio a fio ou em tufos.

Micropigmentação

Com o avanço do conhecimento e das tecnologias, as técnicas foram ampliadas e renovadas, com diferentes resultados que atendem a necessidades específicas.

Nesse sentido, a micropigmentação de sobrancelha continua em evidência como um serviço essencial para as pessoas que apresentam muitas falhas ou poucos pelos.

Barbearia

Os homens se preocupam cada vez mais com a aparência, e as barbearias estão acompanhando essa tendência, atentas às necessidades estéticas masculinas. Esse segmento tem apresentado um rápido e grande crescimento, com a oferta de serviços e produtos para todos os tipos de público.

A maioria dos estabelecimentos está investindo em serviços diferenciados e ambientes mais sofisticados, com técnicas modernas, profissionais experientes e produtos de qualidade. Algumas contam com espaços de lazer, como bar e sinuca.

Além de simples cortes de cabelo, as barbearias modernas oferecem serviços de manicure, pedicure, tratamentos para pele, design de sobrancelhas e técnicas especiais para cuidar da barba.

Transição capilar

A grande tendência em cabelos é buscar a sua própria essência, deixando-os naturais. Isso significa que as pessoas estão preferindo substituir alisamentos e progressivas por serviços de consultoria para ajudar no retorno à sua forma original.

Essa é uma grande oportunidade para os especialistas em transição capilar, que podem orientar sobre o corte e os produtos mais adequados, além de indicar a melhor forma de arrumar e manter o cabelo durante o período de transição.

Com o curso, posso montar meu salão de beleza?

Não há legislação que exija a formação na área para abrir um salão de beleza. Entretanto, quanto mais conhecimento técnico o profissional apresentar, maior será a probabilidade de obter sucesso no negócio. Esse aspecto é importante, porque a abertura de um salão de beleza depende de um bom planejamento, que envolve aspectos administrativos e técnicos.

Nesse sentido, o empreendedor precisa saber quais produtos comprar, que tipos de profissional devem ser contratados, serviços a serem oferecidos, além de noções de administração e organização. Para tanto, é imprescindível buscar uma capacitação profissional de qualidade.

Qual a importância de buscar cursos de qualidade?

A qualidade de um curso pode fazer muita diferença na vida profissional. Nesse sentido, o Instituto Mix (IM) é uma excelente escola profissionalizante, que tem como missão transformar a vida dos seus alunos por meio de qualificação profissional.

Para tanto, o IM oferece uma grande variedade de cursos na área da beleza, que proporcionam, além dos conhecimentos técnicos, noções de empreendedorismo e ética profissional, objetivando formar profissionais diferenciados e conscientes do seu papel na sociedade.

Como vimos, o mercado da beleza é um segmento em constante mudança e que cresce a cada dia. Para acompanhar essa tendência e aproveitar as suas oportunidades, os cursos de beleza são investimentos fundamentais, pois oferecem capacitação profissional em sintonia com as necessidades do consumidor.

Gostou deste artigo? Para saber mais sobre os cursos de beleza do Instituto Mix, entre em contato conosco!

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