Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Fique por dentro das principais profissões em alta no mercado

Não é segredo para ninguém que estar por dentro das profissões em alta é fundamental para se encontrar profissionalmente, e até mesmo, no âmbito pessoal. Para isso, é necessário estudar as possibilidades, conhecendo as suas características e vantagens, antes de decidir qual rumo seguir em um plano de carreira personalizado.

Seja em um cargo de recolocação no mercado, seja para começar do zero como profissional autônomo, o planejamento será seu melhor amigo nessa jornada. Por isso, tenha calma e pesquise bastante antes de tomar qualquer decisão.

Pensando nisso, preparamos este guia com algumas das profissões em alta. Continue a leitura e descubra a profissão certa para você entre as mais cobiçadas e com demanda no mercado.

Como escolher a profissão certa?

Antes de conhecer algumas das profissões em alta nos últimos anos e com tendência de se manterem no mercado por um bom tempo, você precisa entender a importância da escolha da profissão. Essa decisão não pode ser algo baseado em achismos, por isso, a escolha da profissão certa deve passar, no mínimo, pelas seguintes etapas:

  • busque informações sobre as carreiras e profissões mais próximas do seu perfil;
  • conheça e converse com profissionais de áreas diversificadas;
  • tenha calma na hora de fazer uma escolha, pense bem e pondere pontos positivos e negativos.

Quais são as profissões em alta?

A aposta em segmentos que estão em alta pode ser o caminho mais curto para saber qual profissão seguir de acordo com seu estilo de vida. Vejamos algumas delas!

Desenvolvedor de websites

Você já deve ter notado que, hoje em dia, praticamente todos os tipos de negócios possuem um site. Isso porque, ao precisar de um serviço, automaticamente buscamos uma resposta online. Sendo assim, o mercado para desenvolvedores de websites oferece uma série de possibilidades ao profissional.

Os cursos da área costumam ser bastante abrangentes e capacitam para exercer diversas funções relacionadas ao assunto, como desenvolvimento de capas de revistas, habilidades no photoshop e projetos de designer gráfico.

Inclusive, a atuação como designer gráfico também é muito abordada nas aulas. Ao final da especialização, o participante fica apto a criar trabalhos de comunicação visual para os mais diversos setores com possibilidades de crescimento.

Fotografia digital

Quem é apaixonado por fotos deve saber que o mercado de fotografia digital está em constante expansão. O motivo é que com a ascensão meteórica das redes sociais, o registro de foto ficou ainda mais valorizado no momento de celebrar os momentos especiais. Além disso, existe uma grande fatia de oportunidades disponível no setor de conteúdo visual ligada a propagandas e ao universo corporativo.

O mais importante, em uma situação como essa, é ser completamente independente na hora de fazer as fotos, editar, montar álbuns e oferecer um pacote completo de serviços. Por conta dessa autonomia, existe mais liberdade em relação a valores cobrados, ou seja, a valorização acontece conforme cada profissional agrega qualidade em sua forma de trabalhar.

Gestão de mídias sociais

Como falamos anteriormente, as redes sociais vieram para ficar e estão cada vez mais populares. Diante disso, as empresas buscam constantemente criar um relacionamento de confiança com seu público. Nada melhor do que apresentar uma comunicação adequada nas páginas virtuais, não é mesmo?

A capacitação de gerir as mídias ajuda no desenvolvimento de empresas, melhora o desempenho dos colaboradores e indica o que é necessário fazer no momento de se destacar da concorrência. Por ser uma profissão relativamente nova, muitas pessoas acabam tendo dúvidas sobre as atividades desse especialista. Veja, a seguir, algumas das funções exercidas:

  • criar estratégias de marketing digital;
  • impulsionar conteúdo nas redes sociais;
  • melhorar a imagem nas mídias;
  • ampliar as vendas online;
  • gerar engajamento do público-alvo.

Cuidador de idosos

Os profissionais que cuidam da saúde e do bem-estar do idoso são muito valorizados no mercado de trabalho, principalmente, por conta do do importante papel que desempenham. Além de atuarem diretamente em casa de família, existe também cargos em instituições, casas de repouso e clínicas especializadas em processos de recuperação.

Ao fazer um curso de especialização, fica mais fácil ingressar em uma carreira que prometa ser promissora. Com as inúmeras possibilidades, a qualidade de vida do profissional também ganha um quadro diferenciado, já que pode ser bem mais interessante montar um quadro de horário de acordo com sua rotina, sem sobrecargas.

Além do curso de cuidador, existem também outras especializações relacionadas que podem impulsionar o currículo diante dos contrantes, como o curso de universidade da vida.

Veja, abaixo, as características e funções de um cuidador de idosos:

  • paciência para conversar;
  • otimismo;
  • saber auferir a pressão arterial;
  • ter reação rápida diante de emergências;
  • ter boa noção na administração de medicações;
  • ter conhecimentos básicos em atividades físicas;
  • dar auxílio em banhos adequados.

Maquiagem profissional

Com tantos tutoriais de maquiagem na internet, os maquiadores se tornaram verdadeiras celebridades. Isso porque, mesmo que as redes tenham disponíveis “passo a passo” detalhados, a make profissional acaba sendo mais valorizada. Afinal de contas, as novas tendências surgem com esses profissionais, que enxergam com um olhar diferenciado esse tipo de desenvolvimento.

Entre as principais características do maquiador de sucesso, destacamos:

  • preparar bem a pele;
  • identificar os estilos que podem ressaltar a beleza dos clientes.

Esses dois toques agregam valor ao trabalho oferecido na hora de se destacar da concorrência. Os segredos e técnicas de aplicação dos produtos costumam fazer muita diferença no resultado e aumentam as chances de fidelizar os clientes.

Outra vantagem significativa da profissão é que são muitas as áreas para especialização, em que você pode escolher de acordo com a pretensão de ganhos mensais ou aptidões. Tudo depende, na verdade, de estudar o mercado durante o curso para sair com um plano de carreira bem construído.

Maquiagem artística

Em um universo repleto de cores e pincéis, o profissional que atua nessa área precisa ser bastante criativo e ficar por dentro das tendências. Sabe quando um ator envelhece anos para viver um personagem ou um personagem se transforma em algo assustador para o Dia das Bruxas? Tudo isso é feito com técnicas de maquiagem artística.

Para se destacar, o maquiador deve buscar por aulas em um local qualificado, em que ele poderá tirar todas as dúvidas com um professor considerado referência. Em uma situação como essa, além da parte teórica, também se torna muito importante aprender na prática.

Colocar a mão na massa é indispensável para saber o que deve ser melhorado e quais são as suas facilidades com a maquiagem artística. O especialista pode atuar em várias mercados, sendo possível aumentar os valores cobrados pelo serviço em pouco tempo. Veja os principais pontos de atuação:

  • eventos temáticos;
  • cinema, teatro e TV;
  • shows;
  • editoriais de revista;
  • espetáculos de dança;
  • desfiles de carnaval.

Maquiagem de noivas

Os maquiadores de noivas se destacam no mercado pela responsabilidade de tornar as mulheres felizes em seu grande dia. Os valores desse tipo de trabalho costumam ser mais altos por conta de todo a simbologia do casamento. Sem contar que os produtos escolhidos para esse tipo de make precisam ser de confiança e a prova d’água para manter o visual intacto o máximo de tempo possível.

O próprio traçado do profissional exige mais cuidados com o acabamento e com todo o estilo na composição do visual. Uma sugestão, nesse caso, é se especializar também em cabelos e penteados para oferecer um pacote completo de serviços que coloquem você no topo das preferências dos clientes.

Designer de sobrancelhas

As sobrancelhas sem falhas e completamente preenchidas estão em alta entre as mulheres. O motivo é que: ter esse ponto do rosto bem desenhado é capaz de mudar o visual sem grandes intervenções. Os cursos de formação oferecem aulas práticas para que cada aluno consiga alcançar um potencial mais elevado.

Antes as pessoas costumavam limpar as sobrancelhas em casa sem grandes recursos, mas, agora, há uma busca crescente por especialistas que se destaquem nesse tipo de serviço. Entre as capacitações estão a aplicação de técnicas e manutenção da sobrancelha.

Já em relação as oportunidades de mercado, o profissional pode atuar em diversos espaços e ainda ter uma carreira autônoma focada em se especializar em um nicho que tenha necessidades específicas. Por exemplo: a atuação em cruzeiros marítimos é muito interessante por conta das necessidades dos serviços estéticos que surgem durante o tempo de viagem. Outros locais de atuação:

  • home care;
  • salões de beleza;
  • estúdio de foto e vídeo;
  • spas;
  • clínicas de estética.

Um nicho de atuação fora do comum envolve a busca por cargos estéticos em hospitais para o auxílio da recuperação da autoestima de pessoas em tratamento contra o câncer. Nesse caso, a técnica usada é a henna, feita para cobrir as falhas de maneira mais natural possível.

Alongamento de unhas

O alongamento de unhas feito de materiais de fibra de vidro, gel ou porcelana chegou como uma solução para quem frequenta a manicure com frequência. De fato, com o procedimento, o intervalo entre as manutenções nos salões de beleza são bem maiores e o resultado fica alinhado com as preferências de cada cliente.

O curso se torna uma excelente opção para quem já trabalha na área e deseja acrescentar mais qualificações ao seu pacote de serviços. Com uma visão empreendedora de mercado, esse tipo de prática pode fazer do profissional autônomo um grande visionário por trazer um atendimento personalizado aos seus clientes.

Assim, como consequência, o famoso boca a boca ou o compartilhamento nas redes sociais são excelentes motores de crescimento sem a necessidade de altos investimentos em um primeiro momento.

Saiba, a seguir, o que os alunos aprendem no curso de capacitação de alongamento das unhas:

  • como fazer unhas de gel;
  • como fazer unhas de fibra de vidro;
  • como fazer unhas de porcelana;
  • diferentes técnicas de alongamento de unhas;
  • estudos sobre a evolução do crescimento das unhas.

Por se colocar à disposição dos clientes no atendimento em domicílio, a manicure precisa reajustar os preços conforme os materiais utilizados, o tempo de trabalho e de deslocamento.

Dessa maneira, ao entregar um serviço de qualidade que tenha um efeito visual impressionante, sem deixar a praticidade de lado, você consegue se planejar financeiramente e controlar melhor os investimentos.

Cake Design

Aprender a fazer bolos decorados com os mais variados temas é uma das principais tendências do mercado gastronômico. O mais importante é usar sua criatividade para transformar bolos, tortas, doces e cupcakes em verdadeiras obras de arte capazes de encantar seja em estabelecimentos comerciais, seja em diferentes tipos de festas.

Mesmo que você não seja um confeiteiro profissional, existe a possibilidade de ingressar nesse universo de cake design por meio de um curso de capacitação capaz de modificar sua vida e suas metas de carreira. O segredo para ter sucesso está em:

  • gostar de confeitaria, especialmente na produção de doces e outras iguarias;
  • ter vontade de aprender;
  • ter habilidade com as mãos.

Entre os principais materiais utilizados no curso está a famosa pasta americana, muito comum em bolos de casamentos, por exemplo. Pela possibilidade de atuar em diversas vertentes, os salários variam entre 1 mil e 6 mil reais mensais. O principal diferencial está em usar todas as informações ministradas no curso para começar devagar e ganhar experiência aos poucos para se firmar como um dos maiores nomes do mercado.

Corte e costura

Apesar de parecer simples à primeira vista, aprender sobre corte e costura pode abrir muitas oportunidades para quem deseja ascender na vida profissional. Um curso de especialização na área vai além de realizar reformas em roupas, pois envolve a capacitação para desenvolver novas peças conforme suas influências da moda.

O ponto alto está na facilidade de aprender. Mesmo que você nunca tenha segurado uma agulha, ao acompanhar as aulas é possível aprender as habilidades e sair com ideias criativas para colocar a mão na massa. Além disso, aprender a costurar com o suporte de professores capacitados muda a forma como o profissional enxerga sua carreira e abre um leque de opções.

Assim, você consegue adicionar diferenciais no serviço e focar na construção de um relacionamento de confiança com os clientes que compreendem o valor agregado conforme a qualidade do trabalho. Considere também a possibilidade de atuar em diversos meios ou se especializar em um tipo de categoria, como vestidos de festas, de noivas ou da moda praia.

Cozinha funcional

Comer bem e de maneira saudável é a principal preocupação de muitas pessoas. Por isso, o curso de cozinha funcional representa uma oportunidade moderna para se atualizar sobre as mudanças na área e ter ideias de como conquistar mais clientes.

Para os profissionais que já atuam dentro da gastronomia, a cozinha funcional ajuda a aprimorar os conhecimentos e fazer um cardápio adaptado com a realidade atual do público, com foco em trazer sabores de sucesso. Veja o que é ministrado:

  • cozinhar pratos mais saudáveis e balanceados;
  • culinária integral, sem glúten e light;
  • sinergia alimentar;
  • gastronomia e nutrição;
  • aromaterapia na cozinha.

A preocupação com o bem-estar está diretamente ligada ao que comemos. Dessa maneira, restaurantes especializados em comida saudável abrem uma série de oportunidades para iniciantes que desejam se firmar na área. Pensando nisso, se você deseja começar por algo que apresenta grandes chances de reconhecimento, a culinária funcional pode ser uma aposta e tanto.

Salgadeiro

Quem sabe fazer salgados profissionalmente quase nunca enfrenta dificuldades em tempos de crise. Na prática, essa pode ser a possibilidade de encontrar uma brecha no mercado para trazer uma renda para casa.

Ao se capacitar em um curso especializado, o salgadeiro sai apto a preparar receitas, confeccionar os formatos e criar salgados de finos à tradicionais. Tudo isso, levando sempre em consideração as regras essenciais de higiene na manipulação de produtos comestíveis, com segurança e qualidade na medida certa.

O conteúdo programático da capacitação, que dura aproximadamente 7 meses, é composto por várias fases de preparo e outros pontos que melhoram o desempenho do profissional. Entre eles:

  • preparo de molhos e cremes;
  • segurança contra bactérias e fungos;
  • perigos físicos e químicos;
  • salgados fritos;
  • salgados finos;
  • massa versátil para assados;
  • técnicas para empanar, congelar e fritar.

O universo de atuação do salgadeiro vai desde o trabalho como autônomo, fornecendo salgados para festas ou vendas em pontos físicos, até na atuação como contratado em empresas do ramo gastronômico, como restaurantes, buffet, lanchonetes e hotéis.

Em um ramo como esse, saber calcular bem o custo-benefício faz muita diferença no sucesso do profissional. Caso a escolha seja atuar de maneira autônoma, elaborar estratégias bem alinhadas ajuda a utilizar os ganhos, não só para cobrir as despesas, mas também para investir no aprimoramentos e crescer com foco em experiências positivas.

Eletricista predial e residencial

O trabalho como eletricista é uma excelente opção para ganhar dinheiro e ao mesmo tempo ter bastante autonomia na hora de tomar decisões. Isso porque, ao ter conhecimento técnicos sobre o assunto, o profissional pode escolher a forma de atuar que mais se encaixa em seu plano de carreira e suas necessidades financeiras.

Ao conhecer o valor agregado de entregar um trabalho de qualidade, os preços costumam ser o suficiente para começar a investir em crescimento do negócio.

As principais funções da profissão são:

  • elaborar pequenos projetos;
  • fazer vistorias em instalações;
  • executar instalações;
  • oferecer manutenção corretiva, preventiva e preditiva;
  • elaborar propostas comerciais.

Durante o curso de especialização, os alunos estudam técnicas aplicadas na área de construção civil. Esse setor costuma ter vantagens em relação as outras áreas que envolvem o mesmo tipo de trabalho. Assim, mesmo que de uma maneira reduzida, as oportunidades de serviço costumam continuar surgindo durante os períodos de crise econômica, por exemplo.

Em aproximadamente 11 meses, é possível estudar todo o conteúdo programático, que envolve competências relacionadas a execução de processos elétricos e preocupações tanto administrativas quanto com segurança.

Segurança eletrônica

As novas tecnologias se tornaram uma necessidade recorrente no dia a dia. Dessa maneira, uma das principais tendências é o curso de CFTV (Circuito fechado de TV), que oferece ao profissional a possibilidade de ser a pessoa responsável por aliar segurança com soluções tecnológicas e inteligentes.

Essa profissão gira em torno de configurar câmeras de segurança para o monitoramento à distância por meio de softwares e novas tecnologias. O que alguém que ingressa nesse tipo de curso aprende durante o conteúdo programático? Veja a seguir:

  • noções básicas de NR10;
  • cuidados com eletricidade;
  • instalações elétricas;
  • tipos de cabos recomendados para CFTV;
  • conceitos básicos de CFTV.

Além disso, também se torna muito importante saber fazer um bom marketing pessoal para crescer rapidamente no meio. De fato, por ser uma questão que envolve procedimentos de segurança de localidades, como residências e empresas, torna-se necessário ter credibilidade para alcançar bons resultados e fidelizar os clientes.

Toda a proposta de atuação deve ser bem elaborada com a intenção de aproveitar esse mercado em ascensão. Tenha em mente que um serviço bem realizado gera comentários positivos e isso é um dos melhores métodos de divulgação, sem altos investimentos.

Youtuber

Todo mundo que tem acesso a internet já deparou com o rosto dos profissionais do Youtube em seus canais. Sim, as pessoas que gravam vídeos com milhões de acesso são chamadas de Youtuber e fazem disso uma profissão muito bem remunerada. Hoje em dia, antes de optar por uma compra, por exemplo, o caminho mais fácil é assistir a vídeos de resenhas no canal do Youtube.

Com isso, muitos anunciantes disputam a atenção desses profissionais para embalar suas vendas com a audiência da internet. O curso de imersão nesse tipo de carreira tem sido um dos mais procurados atualmente e faz toda a diferença por possibilitar trabalhar com o que se gosta e, muitas vezes, falando sobre sua área de atuação.

Trabalhar com o que se gosta

Quando você faz o que gosta o dia a dia se torna muito mais prazeroso e as ideias de crescimento surgem de maneira natural. Com isso, ser feliz no trabalho ao mudar de carreira ou realizar boas escolhas, permite que você alcance a realização profissional enquanto gera lucros por conta da administração correta.

Essas e outras milhares de opções de áreas de atuação permitem você alcançar seu sonho, principalmente quando se tem um plano bem estruturado. Por exemplo, se a sua intenção é ser um chef de cozinha especializado, o primeiro passo pode ser começar com um curso de salgadeiro para fazer um capital e subir aos poucos em um negócio escalável.

No futuro, ao ganhar experiência, e conhecer o caminho das pedras até o topo, se torna mais simples empreender em um negócio próprio que tenha toda a sua personalidade envolvida no aumento da produtividade. Além disso, a diferença na qualidade de vida tende a ser muito significativa, por conta do bom relacionamento com os outros profissionais envolvidos.

Quando contar com a ajuda de um curso profissionalizante?

Escolher um bom curso profissionalizante é um verdadeiro divisor de águas na hora de encontrar uma recolocação no mercado de trabalho ou se tornar um microempreendedor de maneira criativa. Assim, aprender uma nova profissão começando do zero traz um universo de possibilidades para que você encontre algo que, além de trazer ganhos financeiros significativos, ainda proporcione prazo de atuar em uma área apaixonante.

Pronto! Agora você já conhece as profissões em alta e todas as possibilidades que elas oferecem no crescimento de sua carreira. Portanto, pense bem sobre suas áreas de interesse para encontrar uma boa opção que vá além dos valores financeiros envolvidos. Dessa maneira, as chances de crescimento são muito maiores pelo prazer de se fazer o que gosta.

Gostou das informações deste artigo? Então conheça nossos cursos em diferentes áreas promissoras e impulsione sua carreira.